HA varios utilizadores

Como posso partilhar o HA com varios utilizadores mas com configurações diferentes para só utilizarem o eu lhe der acesso.

sim podes, crias paginas com autorizções diferenciadas por utilizador

Mas isso esta a onde? Não consigo encontar.

Quem procura encontra :wink:
… quando editas a pagina (dashboard)

image

depois clicas

image

e ai aparece

image

clicas em visibility … e voilá

2 Curtiram

Obrigado. Não é fácil chegar ai.

Mas eu queria ir um pouco mais longe.
Queria que os utilizadores só tivessem acesso ao Lovelace.
Não tinham acesso a Mapa, nem nada do que está do lado esquerdo.
Só teriam acesso aos separadores do Lovelace que eu desse acesso.
É possível?

É possível mas o HA não o permite fazer facilmente pois é necessário andar a mexer em código. Antigamente existia um componente chamado Custom Header que permitia fazer isso sem mexer em código mas foi descontinuado e não conheço substituto.

@j_assuncao existe um no hacs que é o https://github.com/maykar/kiosk-mode que faz exactamente o que ele quer. Pode esconder o separador do lado esq ou lado superior.
Usei no projecto ELA

Eu no meu caso usei o seguinte:

  • Criei um novo dashboard, em Configurações - Paineis Lovelace - (Carregar no botão + , em baixo do lado direito), chamado administrar.
  • Copiei todo o conteudo do dashboard visão geral e copiei para o novo dashboard, criado no ponto anterior.
  • Carreguei em cima do dasboard administrar e activei a opção “Administrador apenas” e retirei a opção mostrar na barra lateral.
  • Eleminei do dashboard “Visão geral” tudo aquilo que não queria que os utilizadores tivessem acesso.
  • Depois criei utilizadores, e não activei a opção administrador.

Portanto quando um qualquer utilizador entra no sistema apenas vê o que está no dasboard visão geral. Incluindo o administrador, contudo o administrador tem acesso as configurações. Para simplificar a administração:

  • depois de fazer login vai a: configurações - Paineis lovelace - carrega em cima do dashboard administrar
  • clica em cima de " Definir este dispositivo como padrão", assim e enquanto não fizer sair, ou seja enquanto a sua sessão está activa, o botão visão geral abre o dashboard de administração. Quantos aos restantes utilizadores deixam de ter acesso a muitas opções no menu lateral. Ficando apenas “Visão Geral”, “Mapa”, “Log Eventos”, “Historico” e “Navegador multimédia”.

@Alberto_Santos
Agradecendo e complementando.
Tal como diz na Visibility: “Select which users should see this view in the navigation”.
Ou seja, é o que o user VÊ, não restringe ACESSO. Se o user escrever o URL direto, consegue aceder às outras vistas desse dashboard. E eu não quero isso.
Portanto optei por criar um novo dashboard só para administração. E mesmo que as vistas desses dashboard estejam disponíveis para todos os users, como o dashboard é só para admins, os users não conseguem ver nada.
O Overview/Visão Geral fica com o que os users vão mexer e o outro dashboard para eu administrar.
Assim garanto que não mexem onde não quero :smiley:

A seguir vou “tratar” do kiosk-mode…

@RodolfoVieira
Instalei e faz o que eu quero, mas…
O único senão é que permite ao user usar também o “?disable_km”, o que lhe permite ver o Histórico, por exemplo, e aí já tem acesso a uma série de informação que eu posso querer que não tenha.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade