Olá @jgracio,
Eu tenho acesso apenas por VPN e as notificações por iOS funcionam lindamente. Isto porque são ligações feitas do interior para o exterior. E só no sentido contrário é que o tráfego está bloqueado.
Eu também comecei por fazer a instalação mais simples (e que dá menos controlo sobre o OS como o @Luis_Andrade explicou). Considero no futuro evoluir para a mais flexível e poderosa (sobre Debian ou Ubuntu) mas para já vou deixar assim porque está a funcionar bem e tenho muitas outras coisas para configurar no NUC (NextCloud, Plex Server, Mail, etc.). Quando sentir alguma limitação, evoluo para outra solução.
Quanto aos serviços adicionais, para já também estão instalados como addons, a não ser que sejam totalmente independentes do HA, como é o caso do Unifi Controller que instalei num container LXC. Se um dia vier a querer usar o Influx+Grafana para algo mais do que o HA também os autonomizarei.
Não te preocupes demasiado porque, com o proxmox, nada tem de ser para sempre. Quando algo estiver mal, muda-se
Abraço,
Nuno