HA sem internet não arranca

Viva,

Queria colocar um HA a correr numa rede local sem acesso à internet, num entanto o HA encrava sempre no arranque e não passa de determinado ponto. O interface web não fica disponível.

(Estou a usar o hass.io e tenho as versões mais recentes instaladas - sistema e HA).

Pela pesquisa que fiz, parece ser por falta de ligação a um servidor de NTP.
Assim sendo, configurei um servidor NTP localmente. Consigo ver os pedidos do HA a chegarem ao servidor mas mesmo assim não resolveu.

Alguém tem alguma sugestão do que poderá ser ou como poderei fazer debugging a este problema?

Como vão caindo pedidos no servidor de NTP, fico com a ideia que o HA não está a aceitar a resposta enviada pelo servidor (já confirmei com outro cliente e funciona bem) mas não tenho a certeza.

Se fizer o boot com ligação à internet o HA arranca sem qualquer problema.

Já tentei reinstalar várias vezes, com e sem add-ons instalados.

Agradeço desde já qualquer ajuda que consigam dar.

Boas… Tens ip fixo configurado na placa de rede?

Tenho IP fixo definido via DHCP, tanto para a máquina com servidor de NTP como para a máquina com o HA. Assim sendo, “as placas em si estão com DHCP ativo”.

Eu tentava colocar ip fixo na máquina

Os IPs atribuídos via DHCP parecem estar a funcionar bem tanto no acesso a uma máquina como a outra. Algum motivo específico?

Costuma haver comportamento errático da parte do HA qdo não tem IP estático definido nas suas próprias configs?

Obrigado

Que eu saiba não… Mas já me aconteceu em máquinas em Linux, no arranque ficam bastante tempo a espera de ip… Pode ir até 5 ou 6 minutos de espera… Consegues Mostar o ponto em que a máquina encrava?

Consigo pingar a máquina alguns segundos depois de arrancar, portanto suponho que aí não haja problema.

Não sei se consigo mostrar grande coisa… A consola fica na zona de login e vão aparecendo as msgs relativas às ausência de ligação WiFi.

Ao fazer login aparece o aviso a dizer
“Home assistant cli not running! Jump into emergency console”, algo que ainda não consegui fazer.

Aqui ficam os logs:

image

Isso é um raspberry certo?
Ligado a um monitor não te aparecem mais logs?

Certo.
Aparecem os logs do arranque mas depois desaparecem e fica como se vê na primeira imagem.

Entretanto ativei o SSH (conforme indicado aqui https://developers.home-assistant.io/docs/operating-system/debugging/ ) e os restantes comandos foram executados por aí.

pelo pouco que percebo da arquitetura do HA, dá-me ideia que haverá um problema qualquer e o container do HA nem sequer é lançado.

Tb acredito que sim…dado que a existe aí nos logs uma porta 4357 >80 :roll_eyes:

Supostamente deveria ser algo como 8123. Que é a porta do HA.

Talvez tenhas que fazer uma nova instalação…

Bastou ligar à net para voltar ao estado normal…

Se o colocar novamente offline, basta reiniciar uma ou duas vezes para voltar ao mesmo.

Não sei se será só algo relacionado com o NTP ou se haverá mais qq coisa que ele tenta ir buscar online, não consegue e leva a que não arranque

Qual é o resultado do comando docker ps (com net e sem net)?

(já deu entretanto para descobrir a palavra mágica “login” para mudar para a consola do sistema host :smiley: )

Com net e com tudo a funcionar bem:

Sem net :

A maioria dos containers não arranca.

Alguma informação ele estará a tentar ir buscar à net…

entretanto arranquei com o container “homeassistant” com um “$docker start ID” e o interface web ficou logo disponível…

estou a tentar ver se descobro onde/como consigo consultar logs para ver o que se passa para isto não arrancar.

com $docker logs -f ID
consigo ver logs do container mas apenas após este novo reinicio. tem alguns erros mas parece-me que poderá ser pelos outros não estarem a correr

Entretanto tentei arrancar com os outros containers e recebo a msg de erro que se vê no printscreen.
(Os meus conhecimentos de docker são mínimos) Será que o docker necessita de receber alguma coisa do registry online para arrancar com os containers?!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade