HA não inicia - Erro "Secret mac_xiaomi_gateway not defined

Boa noite,
Desde hoje de manha que o meu HA não inicia.
Continuo a conseguir aceder aos ficheiros do cartão pelo samba.
Ao consultar o ficheiro de log, tenho a seguinte mensagem:
“2019-10-20 19:05:18 ERROR (MainThread) [homeassistant.bootstrap] Error loading /config/configuration.yaml: Secret mac_xiaomi_gateway not defined”
Não alterei nada na configuração do gateway no configuration.yaml. Os dados da configuração apontam para um ficheiro secrets que também não foi alterado.
Ontem ao validar a configuração começou a aparecer este erro mas tudo funcionava. Hoje depois de um corte de energia deixou de iniciar.
Alguém sabe o que possa ser e como resolver?
Obrigado.

O erro não era e não seria impeditivo do arranque, conforme fazes prova. Contudo, a falha de energia e corrupção de algum ficheiro, eventualmente, será o motivo mais óbvio.
Caso não seja imperativo manter a bd, poderás por começar por eliminar esse ficheiro e tentar fazer um reboot “limpo” (por linha de comandos).

@Luis_Andrade, eliminei o ficheiro da bd e fiz o reboot. Mantém-se tudo igual, isto é, depois de iniciar fica preso na mensagem “Unable to connect to Home Assistant. Retry”.
A única coisa que altera é a hora do erro no ficheiro log, que fica com a hora em que o sistema iniciou.
Ontem quando começou a aparecer este erro ao validar a configuração, não foi possível fazer mais o restart. O botão de restart não respondia. Acabou por ser feito hoje com a falha de energia.
Tenho backups “snapshots” totais dos últimos dias no meu google drive (feitos de acordo com este tutorial: :cpha_discord_icon_yes: Hassio -> Google Drive Backup (sem ficar sem espaço)). Não sei como se faz a recuperação desses backups, nem se a reposição dos mesmos poderia resolver.

Não dizes em que máquina estás a correr o HA mas se eu fosse pessoa de adivinhar diria que está a correr num Rpi. Se for esse o caso, faz uma nova instalação noutro cartão SD porque esse possivelmente está avariado.

Teve mesmo de ser esta a solução. Novo SD, nova instalação.
Obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade