HA "morre" todos os dias

Fiz uma nova tentativa e é desesperante. Nova instalação, cartão SD de 64GB Samsung Gold cat10
Passadas umas horas, falhou de novo. Voltou à vida 5h depois, mas não consigo encontrar liga que ajudem.

@Carlos_Castro vou voltar a perguntar te que addons estás a usar?

HA sem nada conectado, instalação de raiz e limpa, isso acontece?

Integrations:
LocalTuya
Gree
Homekit
sonoff

Addons:
MariaDB para a BD
Influx
grafana (ainda sem nada)
SSH Terminal
FTP

E foi instalação com base em imagem (penso que com docker agora).

E desligares/desconectares tudo e ver o comportamento?

Boa noite,
Aconteceu-me o mesmo. Tiha um rpi3 com SD. Troquei o SD por SSD, mas continuava a acontecer. Fui desligando coisas para ver de onde era, mas nunca cheguei a uma conclusão. Entretanto no meu portatil partiram-se as dobradiças. Instalei-lhe o promox + HA. Está ok há uma semana.

O RPi é uma máquina demasiado “fraca” para um sistema que não pode nem deve falhar e que funciona 24/7. Se for para ter um sistema a sério, o Rpi nem deveria aparecer na lista do hardware recomendado e existem vários motivos para isso:

  1. O HA está constantemente a evoluir e essa evolução nota-se no aumento do consumo de recursos na máquina onde está instalado,

  2. A grande maioria das instalações são do HA Supervised (AKA Hassio) pela facilidade de correr addons e cada addon a mais traduz-se num aumento dos recursos consumidos,

  3. Quando existe falta de recursos a nível de memória é impossível fazer um upgrade num Rpi sendo a unica solução a compra de um novo,

  4. O HA quando mal configurado (no que diz respeito ao recorder:) literalmente queima cartões SD com tantos ciclos de leitura/escrita,

  5. A única maneira de resolver o ponto acima é usando um disco SSD externo, o que é mais uma despesa.

Quando somarem o valor gasto no Rpi + fonte de alimentação + caixa + disco SSD + adaptador USB para SSD vão ver que acabaram por gastar o valor de um NUC de entrada de gama em segunda mão que tem muito maior capacidade de processamento e tem possibilidade de upgrade de memória e disco. Isto sem contar com as dores de cabeça e horas perdidas a despistar problemas e de outros pormenores técnicos que fazem do Rpi uma péssima opção, como o facto do BUS interno ser partilhado entre as portas USB e de rede (o que faz com que cameras e video em geral no Rpi sejam para esquecer).

1 Curtiu

Hoje pensei ter resolvido desligando o influx, mas foi apenas sorte, ao final de 12h lá veio o crash, e parece-me ter a ver efectivamente com capacidade já que lhe acedi, fiz umas análises de sensores e pimba, morreu.

@j_assuncao que nuc recomendas? Para mim o equipamento tem que ser rentabilizavel, não no sentido simplesmente económico, porque aí nunca será, mas pelo menos a meio termo, o gasto tem que ser dissolvido com pequenas poupanças, seja ao nível de redução de consumos eléctricos, seja de melhorias que reduzem esforço físico e mental.

Muitos têm um HA e gastam algumas centenas só porque sim, mas no final é mais um brinquedo, não é essa a minha intenção.
Algo que tenho que comprar em breve é um mini PC, para usar como pc doméstico pessoal. O que penso é se seria possível ter o HA a correr nele e ao mesmo tempo usá-lo para coisas simples (consultas, filmes, etc).

Esse é o maior erro que se pode cometer. O equipamento ou funciona como computador pessoal ou como servidor, misturar as duas coisas é um erro enorme mas esta é apenas a minha opinião pessoal.

Quanto ao equipamento, não posso ser eu a dizer-te o que deves comprar porque não sei as tuas necessidades actuais ou futuras nem os teus conhecimentos. Se queres algo barato e suficientemente bom para o HA procura NUCs com processadores N4000 ou N5000.

Existem outras soluções além dos NUC para correr o HA mas que são mais difíceis de implementar, como por exemplo as boxes Android.

@Carlos_Castro sei que este tema veio no desenrolar da conversa mas por favor, caso queiras desenrolar mais conversa para esse tema visita este tópico.

Apenas para fazer close do tema. Depois de migrar para RPI4 ficou vivinho. 9 meses sem qualquer problema.

1 Curtiu

@Carlos_Castro não querendo desanimar, tenho um RPi4 e já vou para a 4ª reinstalação. Desesperante.
Como referido neste tópico, vou procurar outras alternativas (NUC?).

Se entranto - e estando nós em 2022 - alguém tiver alguma sugestão mais atual, será muito bem vinda!

Tenho um RPI4, com um SSD ligado com um adaptador usb3 baratuxo a funcionar sem problemas desde Agosto de 2019.

No início tive um Micro SD, da Samsung que morreu rapidamente. Coloquei outro micro SD que por cá tinha sem marca para desenrascar até comprar o SSD, o adaptador já tinha e funcionou bastando activar o quirks mode.

Um factor que pode causar falhas no RPI4, é o aquecimento. Ele aquece bastante e por isso tenho uma caixa com uma ventoinha pequena, comprada por menos de 5€ no Alliexpress, e é o suficiente para manter uma temperatura mais saudável para o bicho!

imagem

Por acaso pensei que fosse do aquecimento, mas instalei uma ventoinha há 1 semana, quando reinstalei o hassio e agora voltei a deixar de ter ligação.

Já agora, de onde tiraste esse print? Vou reinstalar novamente enquanto não me decido por outro equipamento e assim já verifico as temperaturas. Contudo, claramente as temperaturas baixaram após instalação da ventoinha, pelo menos ao toque.

O print é do Home Assistant, o código é o seguinte:

Lovelace:

entities:
  - entity: sensor.cpu_temperature
  - entity: sensor.gpu_temperature
  - entity: sensor.processor_use
  - entity: sensor.last_boot
  - entity: sensor.load_15m
  - entity: sensor.load_1m
  - entity: sensor.load_5m
  - entity: sensor.memory_free
  - entity: sensor.memory_use
  - entity: sensor.memory_use_percent
  - entity: sensor.network_in_eth0
  - entity: sensor.network_out_eth0
  - entity: sensor.disk_free
  - entity: sensor.disk_use
  - entity: sensor.disk_use_percent
type: entities

configuration.yaml

sensor:
  - platform: systemmonitor
    resources:
      - type: processor_use
      - type: load_1m
      - type: load_5m
      - type: load_15m
      - type: memory_free
      - type: memory_use
      - type: memory_use_percent
      - type: disk_free
        arg: /
      - type: disk_use
        arg: /
      - type: disk_use_percent
        arg: /
      - type: last_boot
      - type: network_in
        arg: eth0
      - type: network_out
        arg: eth0
  - platform: command_line
    name: CPU Temperature
    command: "cat /sys/class/thermal/thermal_zone0/temp"
    unit_of_measurement: "°C"
    value_template: '{{ value | multiply(0.001) | round(1) }}'
  - platform: command_line
    name: GPU Temperature
    command: "/opt/vc/bin/vcgencmd measure_temp"
    unit_of_measurement: "°C"
    value_template: '{{ value | replace("temp=", "") | replace("''C", "") }}'

1 Curtiu

Não queria de deixar um feedback (@Peixeiro )

1 Curtiu

E ainda continua a ir a baixo?

Reinstalei tudo num novo cartão.
Para já está OK. Mas já estou a pensar num NUC porque já é a 3ª vez que tenho de fazer isto…
Honestamente, não me parece que seja por aquecimentos, etc, porque tenho este RPi com ventoinha desde o início…parece-me mais dos problemas já relatados aqui no fórum de não ser o equipamento mais capaz e da utilização de cartões SD que também não será a melhor solução.

abc e obg

Provavelmente será do cartão MicroSD. No inicio também tive problemas, mas desde que meti o SSD nunca mais falhou.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade