HA em Proxmox- resolver alerta de Instalação não Suportada

Após a atualização do Supervisor para a versão supervisor-2021.09.4, começaram a surgir em algumas instalações Debian as mensagens de “Está a executar uma instalação não suportada”.

Aparentemente deve-se ao fato de de passar a ser necessário ter instalado o OS Agent assim como o Debian 11 (Bullseye).

Para resolver esta situação em instalações já existentes é necessário:

1º - Atualizar a versão do Debian - podes seguir estes passos , caso ainda não o tenhas feito.
2º - Confirmar com o comando:
cat /etc/docker/daemon.json
se o ficheiro contém o seguinte:

{
“log-driver”: “journald”,
“storage-driver”: “overlay2”
}

Depois disso, é necessário instalar o OS Agent:

3º - Ligas-te por SSH atraves do Putty por exemplo, ao IP da máquina Virtual onde está o HA e executas os seguintes comandos (com permissões root):

apt update && apt upgrade -y && apt autoremove -y
apt-get install -y udisks2
apt --fix-broken install

Navegas para aqui, e verificas qual a última versão disponível, bem como a arquitetura da tua instalação.
4º - Executas estes comandos - para a instalação da versão 1.2.0 e para a arquitetura linux_x86_64 (terás de substituir conforme o caso):

wget https://github.com/home-assistant/os-agent/releases/download/1.2.0/os-agent_1.2.0_linux_x86_64.deb
dpkg -i os-agent_1.2.0_linux_x86_64.deb
reboot

Desta forma, o aviso desaparece.

Todos estes passos foram resultado da ajuda do pessoal do Grupo do Discord CPHA.pt nomeadamente o @Encarnacao, @j_assuncao, @sthopeless e algum copy-paste da minha parte.
Espero que seja útil a alguém

5 Curtiram

Estive a seguir os passos para actualizar o debian, mas quando chego ao comando “apt full-upgrade”
aparece esta informação

W: (pve-apt-hook) !! WARNING !!
W: (pve-apt-hook) You are attempting to remove the meta-package 'proxmox-ve'!
W: (pve-apt-hook) 
W: (pve-apt-hook) If you really want to permanently remove 'proxmox-ve' from your system, run the following command
W: (pve-apt-hook)       touch '/please-remove-proxmox-ve'
W: (pve-apt-hook) run apt purge proxmox-ve to remove the meta-package
W: (pve-apt-hook) and repeat your apt invocation.
W: (pve-apt-hook) 
W: (pve-apt-hook) If you are unsure why 'proxmox-ve' would be removed, please verify
W: (pve-apt-hook)       - your APT repository settings
W: (pve-apt-hook)       - that you are using 'apt full-upgrade' to upgrade your system
E: Sub-process /usr/share/proxmox-ve/pve-apt-hook returned an error code (1)
E: Failure running script /usr/share/proxmox-ve/pve-apt-hook

Com esta mensagem não consigo continuar actualização. Que passos devo dar?
Obrigado

Isso parece mais uma questão de proxmox. Eu assim de repente não estou a ver o porquê disso aparecer, mas só para despistar algumas coisas, qual a versão de proxmox que tens instalado? E estas a aceder ao IP da VM onde está o Home Assistant e não ao IP do proxmox certo?

Sérgio Sá, muito obrigado pelo teu tutorial.

Segui o teu tutorial à risca, no entanto, quando coria o comando “dpkg” surgiam-me os seguintes erros:

*dpkg: aviso: 'ldconfig' não foi encontrado em PATH ou não é executável*
*dpkg: aviso: 'start-stop-daemon' não foi encontrado em PATH ou não é executável*
*dpkg: erro: 2 programas esperados não foram encontrados em PATH ou não são executáveis*
*Nota: a PATH do root normalmente deve conter /usr/local/sbin, /usr/sbin e /sbin*

A solução passou por correr o seguinte comando:
PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin dpkg -i os-agent_1.2.0_linux_x86_64.deb

Funcionou :slight_smile:

2 Curtiram

Estes comandos e os que se seguem podem ser dados diretamente no Shell do proxmox?

Editado: Quando eu digo Shell do proxmox quero-me referir à linha de comandos do Debian da VM onde corre o HA.

Acabei por fazer pela linha de comandos da VM e já está o Debian atualizado para a versão 11 e o OS-Agent instalado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade