HA em Proxmox e uso excessivo de RAM

Bom dia.
Tenho o HA supervised instalado em VM em proxmox, num HP 800 G2 MINI PC I5 6500T 2.5 GHz | 16GB DDR4 | 512 SSD. Tenho 4 CPU cores alocados ao HA, bem como 8Gb de RAM e 64Gb de disco.
O problema é que de 3 em 3 dias tenho que andar a reiniciar a VM do HA, porque de repente o HA começa a responder mais lentamente a automações, porque começa a usar perto dos 8Gb de RAM. Antes tinha isto a funcionar numa box android com 4Gb de Ram e a coisa até andava bem, até a memória da box morrer.
Tenho a dizer que tenho nodered, z2m, mariadb, mosquitto broker e frigate (com apenas uma câmara) a funcionar fora do HA (em containers na mesma máquina).
Preciso de perceber o que me anda a “comer” tanta RAM. Pede-se ajuda!
Obrigado

Descobre no supervisor.

Ou portainer.

Usa o HA OS

Enganei-me quando disse supervised. Eu uso o HA OS em VM em proxmox, logo nada de portainer.

Ativa as entidades na integração Supervisor

Screenshot_20220822-220504_Home Assistant

A versão que tens não permite ter addons?

Permite sim, porquê?

Se permite instalar addons então instala o addon do Portainer…

Terás de pesquisar um repositório que tenha o Portainer porque os “oficiais” não têm.

E o que faço com o portainer? Eu uso o portainer em docker compose, mas não estou a ver a utilidade no HA nesta questão…

Com o portainer consegues saber exactamente qual dos containers te está a consumir memória e ver os logs de cada um em tempo real.

ssh “root”

docker stats

Mas eu no próximo consigo saber qual dos containers está a consumir RAM, o problema é que a VM do hassio, ao fim de 3 dias de estar ligada, está a consumir 90% dos 8gb de RAM que lhe tenho atribuída! Tendo em conta que tanto mariadb como influxdb, grafana, nodered, frigate e deepstack estão em containers fora da VM do hassio, esses não estão a consumir RAM da VM.
Os addons que tenho no HA são duckdns, file editor, samba share, studio code editor, e terminal & ssh. Nenhum deles consome grande coisa de RAM.
No entanto, no proxmox, chega-me a dizer que essa VM está a consumir 90% da RAM e o próprio sistema fica lento.
Entretanto estou de férias, o HA tem corrido muito menos automações e a RAM está em valores mais normais, 3 a 3,5gb de RAM utilizados.

Faz backup do HA

E cria a VM do zero e depois restore

Não quero parecer chico-esperto, até porque nem uso virtualização, mas o que vou dizer tem a ver com algo que vi acontecer num conhecido meu que mudou o HA de Raspberry pra Proxmox.
Ele tinha instalado o Frigate no HA e passou-o para uma VM.
E teve de mudar a integração do Frigate.
A minha questão é se por acaso não terás ainda a integração do Frigate para o HA instalada.

O HA “come” toda a memória que lhe deres, o que não quer dizer que a esteja a utilizar fica apenas “reservada”.

Não sei se sabes mas o HA, seja em VM ou não, não é apenas o HA. É todo um conjunto de containers que trabalham em conjunto. Estou a olhar agora para o meu Portainer e vejo sete containers que fazem parte desse conjunto: homeassistant, multicast, dns, audio, supervisor, etc.

Qualquer um deles pode estar com um problema e o Portainer é a melhor maneira de saber qual deles é.

Pois, mas só encontro 2 repositórios, um deles descontinuado (community addons) e outro adiciono o repositório mas não aparece o addon portainer https://github.com/MikeJMcGuire/HASSAddons
Não encontro mais repositórios com este addon. Ajuda?

Resolvido, faltava refresh…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade