HA - Automation: Not home to Home after sunset

Boa Tarde,

Agora que tenho o HA a começar a estar arrumadinho. Já tenho o device_tracker a funcionar e as zonas criadas. Gostaria de criar uma automação, para ao chegar a casa, uma luz exterior ligar, após o pôr do sol.

Eu e o código não nos damos muito bem. :slight_smile: Por isso tentei criar a automação, no ambiente gráfico do HA. Partilho aqui o código, para ver se vocês acham que pode funcionar assim.

- id: '1579207724384'
  alias: TURN EXT LIGHT ON WHEN DANIEL ARRIVES
  description: ''
  trigger:
  - entity_id: device_tracker.my_phone
    from: not_home
    platform: state
    to: home
  condition:
  - after: sunset
    condition: sun
  action:
  - data: {}
    entity_id: switch.shelly_pm1
    service: switch.turn_on

Aparentemente deverá funcionar, mas visto que tu e código não se dão muito bem, poderás tentar fazer o mesmo em uma ambiente visual, exprimenta Node Red.

1 Curtiu

EDIT:
Esta automação funcionou ontem, quando o meu telemóvel percebeu que estava na zona “home”.

Mas ainda demora um pouco devido à precisão e velocidade em que a localização é atualizada.

Eu para já tenho como device_tracker a HA app para android e o GPS Logger ao mesmo tempo, mas ainda assim, demora um pouco a perceber onde está.

Outra questão é a seguinte:
Relacionado com isto tenho outra Automação que desliga a mesma luz 5 minutos depois de estar ligada e funciona.
Mas é possivel em vez de ter duas automações, acrescentar a esta, a opção de algo como:
after: 5 min - turn off?


Sim. Está na lista de coisas ainda por fazer no meu HA. Quase la. :slight_smile:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade