HA Alarm Control Panel no Google Assistente

Boas,

tenho andado a tentar configurar o sistema de alarme que montei no HA (com alguns sensores de porta/janela e de movimento) com o Google Assistente.

Motivo principal, muitas vezes saio de casa e esqueço de ligar o alarme. Criei uma notificação para me avisar passado 20 minutos de ninguem estar em casa e o alarme não estar ativo.
Mas acontece bastante estar a conduzir quando recebo a notificação, e não quero estar a abrir a app enquanto conduzo.
Então lembrei-me que como o carro tem Android Auto, consigo controlar o HA pelo Google Assistant no carro.

Entraves:

  • não queria poder desativar o alarme pelo Google Assistant, só mesmo ativar
  • a integração do Alarme do HA com o Google Assistant em PT não funciona muito bem (após vários testes, consegui apenas desativar o alarme e nunca ativar. Exatamente o contrário do que queria)

Após alguma pesquisa, encontrei um solução.
Utilizando o Lock Template.

O que sincronizo com o Google Assistant é uma “fechadura” e não um alarme.
Ainda assim há algumas limitações, como por exemplo:

  • temos de dizer “Ok Google, trancar Alarme” (‘Alarme’ é o nome que dei ao lock template) ou
  • “Ok Google, trancar ‘divisão’” (onde ‘divisão’ será a divisão definida na app Google Home), no meu caso tenho uma divisão chamada “Casa” onde coloco os devices que não têm um divisão certa (ex: sensor temperatura média de casa)

Com o Lock Template consigo definir a ação de ‘lock’ para ativar o alarme e a ação de ‘unlock’ regista uma notificação de tentativa de desativar o Alarme, mas não desativa.

Deixo o código utilizado, poderá ser útil.

lock:
  - platform: template
    name: Alarme
    value_template: '{{ states("alarm_control_panel.ha_alarm") == "armed_away" or states("alarm_control_panel.ha_alarm") == "armed_home"}}'
    lock:
      service: alarm_control_panel.alarm_arm_away
      data:
        entity_id: alarm_control_panel.ha_alarm
        code: !secret alarm_code # apenas necessário se o alarme requisitar código para armar
    unlock:
      service: persistent_notification.create
      data:
        message: "Tentativa de desativar o alarme por Lock Template"
        title: Warning

Deixo também a opção de desativar o alarme por Lock Template

lock:
  - platform: template
    name: Alarme
    value_template: '{{ states("alarm_control_panel.ha_alarm") == "armed_away" or states("alarm_control_panel.ha_alarm") == "armed_home"}}'
    lock:
      service: alarm_control_panel.alarm_arm_away
      data:
        entity_id: alarm_control_panel.ha_alarm
        code: !secret alarm_code
    unlock:
      service: alarm_control_panel.alarm_disarm
      data:
        entity_id: alarm_control_panel.ha_alarm
        code: !secret alarm_code

Espero que gostem

3 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade