Gravar consumos Shelly em base de dados

Olá malta!
Atualmente para controlo dos vários consumos de casa que faço através de alguns Shellys, faço 1x por mês download através da aplicação, equipamento a equipamento, de um ficheiro csv. Posteriormente abro no Excel e consigo tratar a informação à minha maneira.

No entanto, dá bastante trabalho e gostaria de saber se existe alguma Integração do HA que me permita efetuar o registo ao longo do tempo das várias leituras, num ficheiro que possa ser aberto facilmente (externamente ao HA) e de onde possa retirar as leituras de vez em quando e copiá-las para o meu Excelzinho.

Têm algum conselho?

Há uns tempos atrás criei uma integração parecida, já não a uso muito mas ainda está a exportar valores de consumo para um ficheiro CSV.
Não é nada de muito complexo. Declaras uma notificação para ficheiro e depois automatizas a exportação todos os dias às X horas.
Aqui fica o meu como exemplo:

notify:
  - name: energy_costs
    platform: file
    filename: <file path> (por exemplo /share/energycosts/energy_costs.csv)

automation:
  - id: daily_csv_export
    trigger: 
      - platform: time
        at: '23:59:45'
    action:
      - service: notify.energy_costs
        data:
          message: '{{ states(''sensor.date'') }},{{ states(''sensor.smart_plug_consumption_monthly_single'') }}'
    mode: single

Eu criei um utility meter para controlar o consumo desta tomada e estava a exportar o valor diário. Se quiseres adicionar mais é uma questão de acrescentar virgulas e colocar o sensor seguinte.
Provavelmente há formas mais simples de conseguir isto mas esta na altura serviu para o que queria. Espero que ajude.

Caro @jonnym , obrigado pela ajuda! Parece-me fazer todo o sentido. Vou fazer as minhas experiências com base no teu exemplo e quando tiver resultados partilho aqui!

abc

Simples: Como criar uma base de dados leve no HA com histórico e apresentação gráfica

@RodolfoVieira em tempos já tinha visto o este tutorial e inclusive tinha deixado lá uma questão acerca da exportação para Excel. Houve umas respostas, mas que para mim não foram claras ou pelo menos de fácil compreensão para mim…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade