Gravar base de dados e log numa pen

Boas pessoal,
Tenho uma raspberry 3b com hassio num cartão SD, existe a possibilidade de gravar a base de dados e log numa pen na mesma raspberry de forma a poupar a cartão?
Já pesquisei no forum mas não encontrei nada neste sentido.
Obrigado

Viva,

Existe sim. Um exemplo bem detalhado:

Atenção que dependendo da tecnologia a PEN USB não deve ser melhor que o cartão SD, porque também tem um número relativamente limitado de operações escrita/leitura.

No entanto o cenário de escrever numa PEN apenas a componente de BD e LOG e salvaguardar o backup para outro local parece-me uma boa ideia, porque caso a PEN se estrague consegue-se repor em poucos minutos.

O objectivo é salvaguardar o cartão uma vez que é onde está a correr o sistema, a pen quando estiver danificada é só trocar mesmo que perca a base de dados não é assim tão importante.
Em breve estou a pensar em colocar o hassio a arrancar a partir de um disco ssd, neste caso tenho k ter o mesmo cuidado ou não haverá problema em guardar a base de dados no mesmo disco?
Obrigado

Com disco SSD ficaria resolvido e não há necessidade de ter outro tipo de armazenamento.

Como o @mfrodrigues disse o ssd serve de solução. A colocares um, deixas de necessitar do cartão e podes utilizar para todo o HA.

SSD é a melhor opção. E se não for pela velocidade, ainda ficas melhor servido com um hdd.

Tem em conta que os SSDs são como os cartões de memória, o barato tende a sair caro. E segundo a minha experiência, foge dos Kingston ssdnow. Tenho ali 3 que nem para pisa papéis (devido ao pouco peso)

1 Curtiu

A ideia do ssd tambem era aumentar a velocidade vou exprimentar com um dos melhores do aliexpress (goldenfir) :rofl:/
Vou ficar um sd de backup caso avarie o ssd.
Tambem vou arranjar uma ups usb para a raspberry porque um dos problemas é ficar bastantes vezes sem energia e acaba por corromper a base de dados, tenho que instalar tudo de novo.

Concordo com o @tmarquespt. Na prática uma pen usb e disco ssd fazem o mesmo armazenamento mas a vantagem é que num bom ssd a memoria tem mais qualidade e tem um controlador bom que salvaguarda a memoria com wear leveling, por exemplo.

Um disco ssd barato há de ser pior que uma pen usb boa :slight_smile:

Com um bom SSD não terás qq problema… tenho um bom no computador de trabalho com 2 anos de uso e carga intensa e nunca tive problemas.

Para UPS podes considerar um powerbank por exemplo… fica barato e resolve porque só precisas de tempo para shutdown. só que se tiveres disco externo não sei que potência precisas. Acho que já se falou do tema do powerbank aqui. Li também que tem de ser um que permita carregar e alimentar ao mesmo tempo, e mesmo assim vi relatos dubios da durabilidade, mas acho que não custa nada investigares.

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade