Grafana visualizar do retorno a rede em negativo

Ola a todos.

Tenho um Shelly EM a fazer a medição da energia de minha casa, consumo EDP, produção solar e retorno a rede. Com o grafana tenho um gráfico que mostra os três consumos.
A minha pergunta é a seguinte:
Há alguma maneira de por no grafico o valor do retorno a rede em negativo?

desde já um grande obrigado a esta grande comunidade que tanto me tem ajudado.
]

O sensor do retorno assume valores negativos, ou apenas positivos no HA?

O sensor do retorno é o mesmo que o do consumo (Shelly EM), ele deve ser negativo, só que o Shelly deve o convertir em positivo (retorno), penso eu porque ele lê a potencia (W) positiva para consumo e negativo para retorno.

Capturar

Como é que estás a obter o valor em wh? Diretamente do Shelly, ou tens algum cálculo no HA?

Edit: como tens os dados do Shelly no HA? Por mqtt, rest, coap?
Podes colocar aqui a configuração sff.

Tenho o Shelly com integração direta, o shelly manda os valores diretamente.
Não tenho nada no config relacionado com os Shelly, é tudo direto.

Capturar1

Capturar2

Não tenho o Shelly EM configurado pela integração oficial. O meu está por mqtt.
No entanto já o configurei apenas para testar.

O teu problema é o retorno, que a integração dá como valor positivo, certo?

Como tens instaladas as pinças dos Shelly, uma no geral (fase do contador, e a outra na fase que vem do inversor)?

Ainda hoje partilhei a minha configuração no tópico dos excedentes solares (Excedente solar - #80 por lopitos). Podes verificar que para ter os valores negativos (injeção) temos que ter um sensor template

O meu “problema” é só uma que de visualizar melhor os consumo no grafana, porque de resto tá tudo a funcionar corretamente.
Eu estou nos inicio do HA e gosto de aprender para melhorar o que puder, tenho aprendido muito no forum e espero que possa ajudar no futuro.

Obrigado

Isso é uma questão meramente visual que se resolve no Grafana. Não é necessário nem seria correcto alterar os valores dos sensores.

Boa tarde a todos, em especial ao Luis.

Em primeiro lugar não consegui aceder ao link, dá-me erro 503 Service Unavailable.
Mas não faz mal porque o Luis, mais uma vez, me mostrou o caminho certo e consegui aquilo que eu queria. Basta acrescentar o comando " math (* - 1)", no meu casso “-10” para dar o valor certo, ainda não descobri porquê, mas não interessa por enquanto.

Mais uma vez Obrigado ao Luis.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade