Grafana + InfluxDB - Gráfico de barras do consumo mensal de energia

Sou um novato em todo este ambiente e estou a tentar poupar tempo… Dito isto, estou a colher os dados do meu contador de energia via a porta HAN. Tendo o InfluxDB instalado, os dados lá vão parar sem qualquer problema.

Agora eu quero ter um gráfico, via Grafana, que me mostre o consumo em cada mês ou seja, um gráfico com 12 barras a mostrar o que consumi por mês.

Alguém pode ajudar?

Não é possível agrupar exatamente por mês, podes no entanto definir para agrupar de 30 em 30 dias ou como achares melhor.

Sou mesmo novato… Até consegui ver os dados tal como sugeres. O problema é que quando seleciono “Bar chart” me vem uma resposta “Bar charts requires a string field”.

Onde é que estou errando???

Já agora, para mim o conceito é simples… É pegar a primeira medida do mês no contador a última do mesmo mês. Subtrair e apresentar uma barra. Confesso que estou muito “verde” no Grafana para saber como se faz isto. No query é pedir o “first” e o “last” de uma determinada gama de período. O resultado até vem, mas transpor para uma barra é que está difícil!

Por exemplo:

SELECT first("value") FROM "homeassistant"."autogen"."kWh" WHERE time >= '2021-06-01T00:00:00Z' AND time <= '2021-06-30T00:10:00Z' AND "entity_id"='corrente'``

Isto retorna o que eu quero, ou seja, o primeiro valor de junho. Depois posso fazer o mesmo para o último. Agora, como traduzo o resultado numa barra?

André, consegui obter, num único query, o consumo do mês em função dos valores tirados do contador. O query pega no InfluxDb o último valor do mês e subtrai dele o primeiro valor do mês. Assim tens o número de kW gastos no mês. Veja:

SELECT last("value") - first("value") FROM "homeassistant"."autogen"."kWh" WHERE time >= '2021-07-01T00:00:00Z' AND time <= '2021-07-30T00:10:00Z' AND "entity_id"='fornecido_cheia'

O problema, para mim, é como representar isto no Grafana numa barra.

Por outro lado, pensei em colocar este query dentro do configuration.yaml. Tens alguma sugestão de como podemos fazer isto?

A última saída seria utilizar Flux, mas no Grafana o Flux continua em modo “beta”…

Muda o tipo de gráfico para:

Ou para “Time Series” caso estejas a utilizar a última versão do Grafana, e altera em “Graph Style” para “Bars”.

@amagro, podes me mostrar a configuração do teu query? Segui os passos acima e não vejo as barras. Possivelmente é porque não estou agrupando os dados como devia.

Meu query é o que se segue.
image

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade