Gerir Mi Gateway directamente a partir do HA

@Maddoctor,

Depois de me teres dito que era possível isolar a Mi Gateway da Internet e adicionar-lhe dispositivos directamente a partir do HA encontrei os seguintes serviços:

  • xiaomi_aqara.add_device
  • xiaomi_aqara.remove_device

Mas continuo com as seguintes dúvidas:

  • Como posso obter a lista de dispositivos actualmente ligados à Mi Gateway sem usar a app do telefone? Não encontro nenhum serviço no HA que o permita.

  • Para mudar a Gateway para outra subnet ainda preciso da Mi Home app e penso que durante esse processo ela terá de ter acesso à Internet, certo?

  • Como tens feito os firmware upgrades? Presumo que se tenha de usar a app e que durante esse processo a Gateway precise de ter acesso à Internet, certo?

A Mi Home app incomoda-me porque requer login num servidor exterior à minha casa e adicionalmente tem a estranha questão de obrigar a escolher um servidor (China, Europa, etc.).

Obrigado,
Nuno

Não sei se o @Maddoctor tem uma solução melhor mas se fores aos Dev Tools do HA (ícone <> do menu lateral esquerdo) e pesquisares por xiaomi_aqara nas entidades vão aparecer todos os dispositivos ligados.

1 Curtiu

Onde o @j_assuncao disse, escreve 158d e aparecem todos os devices xiaomi ligados ao gateway, a menos que tenhas personalizado no HA o nome… Se estiverem ligados ao cc, claro que não!
Para actualizar o firmware precisas da app, mas, em 1 ano e tal, ainda não precisei…
Para mudar a subnet não deves precisar de ligar à net nem da app… So precisas da primeira vez para encontrar a key…

1 Curtiu

Olá @j_assuncao, obrigado. No entanto não me parece que resulte. Quando pesquiso aí por xiaomi_aqara não me aparece nada. Por exemplo, o sensor da porta está ligado à gateway mas chama-se binary_sensor.porta_rua e como tal não é encontrado.

@Maddoctor, pesquisei por 158d e de facto apareceu-me um mas é o único que ainda não renomeei :slight_smile:. Sempre presumi que aqueles nomes técnicos eram para ser renomeados para algo humanamente inteligível. Mantiveste-os? E como consegues saber o que é o quê ao olhar para as automações e afins?

Mas de facto não sei onde encontrar os nomes originais…

Qua do “montei” o meu sistema ainda não havia essas modernices de mudar o id no UI! :wink:
Apenas se mudavam atributos pelo customize.yaml…
Por isso mantive tudo como estava…
Devias ter mantido mi ou xiaomi ou aqara algures no nome…
Deves conseguir saber a correspondência indo ao ficheiro .storage/core.entity_registry

1 Curtiu

Ah! Uau! Obrigado. Resolvido:

cat .storage/core.entity_registry | grep 158d :wink:

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade