Garagem para Robot Aspirador

Boas , deixo aqui o link do meu projeto da minha garagem .

Quem tiver impressora 3D, adicionei peças, e agora também está no repositório fotos do passo a passo, de como executar o projeto.

Qualquer duvida que tenham estou por ai , podem perguntar do grupo do telegram “Domotica Portugal” ou no discord no grupo CPHA.

Abraço

8 Curtiram

Ando a imenso tempo para fazer isto :slight_smile: a ver se é desta…

2 Curtiram

Seria bom se poderes actualizar o link dos servo motores.

Obrigado

Boas, obrigado pelo aviso . Já se encontra atualizado .
Cumprimentos

ESPetacular!!!

Tinha-me este projeto passado ao lado… Sofro do mesmo mal, quando adquiri o Aspirador andei as voltas pela casa à procura de um pedaço de parede livre e com energia por perto e acabou por ficar mal localizado, num canto da sala.

Só uma questão, funciona bem estando estacionado entre duas paredes?
Eu tenho um Viomi SE e segundo o manual necessita um espaço livre nas laterais.

1 Curtiu

O meu Roborock s6 faz mapa das divisões mas se for levantado do chão quando anda na limpeza esquece a localização da dock de carregamento.
Como as docks de carregamento emitem uma espécie de sinal para o robot confirmar a dock, quanto mais esta estiver isolada por paredes ou outros obstáculos menor sera o ângulo desse sinal e mais difícil será o robot captar esse sinal.
Como a tecnologia de navegação varia entre marcas e modelos o melhor sera sempre testar.

1 Curtiu

Desculpa a demora a responder…Sim , funciona muito bem entre as parede que tem ± 45 cm . Neste projeto foi instalado um Dreame D9 . Quanto ao Viomi fazes um simples teste com alguns obstáculos e já ficas a saber :wink:

1 Curtiu

Olá @Filipe-PT foi por este video que te inspiraste?

Sim, desse e de outros . inclusive falei com ele, mas esses esta por mqtt e eu não queria . Por isso estar feito a minha maneira em nodered.

1 Curtiu

Como se pode reduzir a velocidade de funcionamento dos servos-motores ?
Será este parametro: transition_length: 1s
Quanto maior o numero, mais lento é…

Outro problema que surgiu,
O robot ficou off-line;
O que fazer para abrir a garagem?

Bom dia!!!

Finalmente estou decidido a contruir isto. No entanto apareceu uma dúvida. Como aplicaste os servos à porta móvel. Podes mostrar fotos?

imagem

Boas.
Cria no card um botao para abrir e fechar a porta . Tenho assim …indicação de aberto ou fechado , outro para abrir e fechar ( pressione ) e outra para a luz ( ligar e desligar - luz de cor branca )

1 Curtiu

Boas
Podes colar com cola e veda , ou equivalente a isso. vai depender muito de como metes os servos .

Boas. Desculpa a demora.
É o tempo necessário para fazer o movimento completo (-1.0 a 1.0). Isso limitará efetivamente a velocidade do servo, quanto maior o valor, mais lento o servo se moverá. Isso pode retardar o servo para evitar ruídos altos ou apenas fazer o movimento não brusco.

1 Curtiu

tive de ler este topico todo pela piada do conteudo e comentar para nada contribuir para este projeto pelo contrario. sabem como resolvi o meu? tenho um armario de sala de jantar com pes de 10cms e está la debaixo. os pes vende-se no ikea ou qualquer drogaria. digam-me laque não é o melhor projeto :rofl:

Também fiz algo do gênero mas só usei Arduino. O sistema é completamente independente e não está dependente de qualquer rede.

Link do vídeo:

Link do projeto:

1 Curtiu

Gostei da abordagem! Nem tudo precisa de ser conectado para ser funcional!!!

Basicamente (se eu percebi bem), o detetor lazer fica bem junto à base de estacionamento do aspirador. Quando ele está livre, abre a porta, quando está na base, volta a fechar a porta.

Mas, abrindo a porta para dentro, dará tempo suficiente para a mesma abrir noutros modelos? Nem sei bem como poderei testar isso, para a minha Viomi.

A maioria dos projetos que tenho visto usam sempre dois motores servo. Depois desta implementação, considera que um é suficientes ou se fosse agora teria usado dois?

Obrigado pela partilha .
Tá fixe

Quando fiz este projeto, uma das condições era abrir a porta para dentro porque abrindo para fora proporciona uma maior chance de alguém tropeçar na porta quando o robô está a aspirar e visualmente fica melhor. Quanto a velocidade que a porta abre, o servo é bastante rápido a abrir mas para o teu caso só depois de testares é que tens a certeza que funciona. Eu quando fiz este projeto, primeiro testei o sistema antes de instalar debaixo do armário e inicialmente o robô batia na porta antes de ela abrir na totalidade mas como tinha ainda uns centimetros de sobra na distância entra a parede e o rodapé dos armários deu para dar a volta. Isto requer alguma tentativa erro até chegar a posição final. Claro que abrindo a porta para fora torna tudo mais facil. Em relação aos servos, 1 servo chega bem. O MG 995 tem força suficiente para abrir a porta sem problemas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade