Garagem - Cover State

Boas,

Tenho um sonoff sv com um reed switch a controlar o portão da garagem. Mas estou com um pequeno problema… Sempre que a luz vai a baixo ou algo do género, ele perde o estado do cover. No Home Assistant aparece: “cover.garage unknown” nos states… Tenho que abrir ou fechar o portão para que o estado passe para “open” ou “closed”. O que eu queria era que sempre que a luz fosse a baixo, quando voltasse, ele metesse o estado como “closed”. Aparece-me erros no log por causa disso… Alguém me dá uma ajudinha?

Obrigado

Assumindo que estás a usar isso através de MQTT, tens de publicar o tópico de abertura e fecho com retain para quando volta a electricidade o HA saiba o estado do portão.

@j_assuncao, como faço isso? Estou a usar através de MQTT. O que preciso de fazer?

Qual é o firmware que estás a utilizar?

@j_assuncao estou a usar o tasmota… o que faço?

@joaocosme eu não estou muito por dentro dos covers mas segundo o que me enviaste por MP

cover:
  - platform: mqtt
    name: "insidegarage"
    #POWER2 cooresponde ao switchX no ip do sonoff(neste caso, switch2 = POWER2)
    state_topic: "cmnd/2/POWER2"
    command_topic: "cmnd/sonoff8/POWER"
    availability_topic: "tele/sonoff8/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    payload_open: "ON"
    payload_close: "ON"
    payload_stop: "ON"
    state_open: "OFF"
    state_closed: "ON"
    optimistic: false
    retain: false

  - platform: mqtt
    name: "outsidegarage"
    #POWER2 cooresponde ao switchX no ip do sonoff(neste caso, switch1 = POWER1)
    state_topic: "cmnd/2/POWER1"
    command_topic: "cmnd/sonoff11/OFF"
    availability_topic: "tele/sonoff11/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    payload_open: "ON"
    payload_close: "ON"
    payload_stop: "ON"
    state_open: "OFF"
    state_closed: "ON"
    optimistic: false
    retain: false

e segundo o que eles dizem aqui:

Considerations
If you are using the state of a platform that takes extra time to load, the Template Cover may get an unknown state during startup. This results in error messages in your log file until that platform has completed loading. If you use is_state() function in your template, you can avoid this situation. For example, you would replace {{ states.switch.source.state == 'on' }} with this equivalent that returns true/false and never gives an unknown result: {{ is_state('switch.source', 'on') }}

Talvez depois o @j_assuncao quando estiver em um pc te consiga ajudar, ele tá mais dentro do assunto de configuração que eu.

@RodolfoVieira okok… fico à espera

@RodolfoVieira Parece-me que primeiro se devia confirmar se o Tasmota está configurado para fazer retain dos tópicos.

E com essa configuração está tudo a funcionar?

sim está tudo a funcionar, eu ajudei-o na configuração… a unica situação que aqui se trata é que ao iniciar o HA depois de uma falta de energia ele mostra o valor do cover sempre unknown, estive a pensar em aldrabar e criar um event start com ele a mandar uma action para forçar por exemplo a por a cover closed.

 trigger:
    platform: event
    event_type: homeassistant_start
 action:
    service: cover.stop_cover
	entity_id: cover.outsidegarage
	
	
 trigger:
    platform: event
    event_type: homeassistant_start
 action:
    service: cover.stop_cover
	entity_id: cover.insidegarage

Não da na mesma… @j_assuncao consegues me ajudar?

Confirma se os tópicos do Tasmota estão com retain

Tenho aqui o mesmo problema.

Vou aproveitar este tópico para colocar uma pergunta/sugestão sobre algo parecido.

Vivo num apartamento com o portão a ser usado por todos como tal estou muito limitado no que toca a pode-lo “incorporar” no HA.

andei a pesquisar e encontrei o Sonoff Bridge RF e aqui surge a dúvida se é possível copiar a frequência para o Sonoff para depois com base na localização abra e feche o portão.

A não ser possível que sugestão aconselham visto conforme indiquei acima não poder mexer no motor.

@j_assuncao refere a powerretain = 1? Se sim, está correto

Sim era isso mesmo. Devia funcionar assim…

@blopes, não te importas de abrir outro tópico para não se misturarem os assuntos? Obrigado

1 Curtiu

@j_assuncao nao da… :confused: O Rodolfo ontem ajudou me mas nao conseguimos… Nao percebo…

Quando te referes a faltar a luz, referente a quê? A faltar a luz ao portão da garagem? Ou faltar mesmo a energia?

Refiro a energia… Porque se for so ao portao, o ha guarda o ultimo state dele… E fica vem. E msm se a luz for abaixo ou ent se reiniciar o ha…

E já pensaste em utilizar outro firmware, como o Espurna por exemplo, para ver se o problema é do Sonoff ou do HA?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade