Viva!
Há cerca de 1,5 mês entrei neste mundo e mergulhei de cabeça! Umas das áreas que quero implementar é a contagem de energia que passa por casa.
Para isso já encomendei um sonoff basic + pzem, que assim que chegar vou seguir o tutorial aqui do forum para colocar a medir a entrada geral; e também uma carrada de tomadas Blitzwolf (SHP5 e SHP2) que planeio flashar assim que chegarem (e assim que chegar o conversor usb serie para isso).
Entretanto como queria começar já a medir alguma coisa, comprei duas Shelly Plug S, que têm esta capacidade (mais tarde devo também flashar com tasmota, mas como já têm MQTT ficam em ultimo da lista)
O problema começa aqui: Apesar de suportar MQTT, de cada vez que as shellies fazem restart o contador de energia vai a zero. Apercebendo-me disto fui para o support group do facebook pedir alguma sugestão mas o que me foi dito foi algo deste género “reboots acontecem, é melhor mas é guardares isso do lado do HA”.
Aceitei o desafio o montei um flow para fazer isso mesmo, que basicamente o que faz é guardar o ultima contagem total sempre que detecta um 0 no respetivo sensor, e somar tudo o que chega depois a esse mesmo valor, guardando tudo num sensor diferente que criei para servir de totalizador.
O que eu agora gostava de fazer mas não estou a conseguir, é tentar separar esta energia por dias, exemplo:
- Energia Hoje
- Energia Ontem
- Energia esta semana
- Energia este mês
depois de chegar à formula para fazer um destes será fácil chegar aos restantes, mas não está fácil. Alguém tem alguma sugestão?
Obg