Flashar e configurar o Sonoff Bridge

Sim.
Eu uso o VIM para editar e em cada novo topico com os 2 pontos ( : ) a seguir ele automaticamente indenta a linha… E tem funcionado… Mas posso alterar com espaços…

Eu vou à configuração -> Geral - Configuration validation e ele dá que está tudo certo…

Existe algum lado onde possa ver se chega alguma coisa ao HA ? algum log ou algo parecido ?

O YAML não pode ser identado com tabulações, tens de usar apenas espaços.

Já descobri um erro, mas ainda não dá nada… :frowning:

No trigger, o topic é o da bridge e não da lampada, certo ?

O nome do sonoff basic (onde está ligada a lampada) é sonoff_lamp e o nome da bridge é sonoffBridge.

O switch - depois no action - é switch.sonoff_lamp ou outro qualquer ?

O codigo da automacao deverá ser colocado no configuration.yaml ou automations.yaml ?

O código tem de ser colocado no yaml Automations. Caso não uses os packages.

yuppppi ! Já funciona ! :smiley: :smiley:

Muito muito agradecido. É que no tutorial diz que é para colocar no configurations.yaml e não no automations… Daí a confusão.

Agora só falta descobrir como desligar ao final de x minutos quando não for detectada nenhuma presença ! :smiley:

Muito muito obrigado

Isso que queres “descobrir” já foi respondido diversas vezes aqui no fórum. Basta procurar e até tem exemplos!

Olá pessoa, estou tendo uma dificuldade com sensores de porta, são RF e estão funcionando com o sonoff bridge com tasmota, porém ao reiniciar o home assistant o status dos sensores retornam como “off”, mesmo que as portas e janelas estejam abertas

binary_sensor:
  - platform: mqtt
    name: "Sacada da Sala"
    payload_on: "18740A" 
    payload_off: "18740E"
    device_class: door
    state_topic: "tele/sonoffbridge/RESULT"
    value_template: '{{ value_json.RfReceived.Data}}' 

Tentei colocar um retain: true no código acima porém o check do hassio retorna que o retain não é suportado.

Tentei utilizar uma automação com mqtt.publish, porém não consegui fazer funcionar.

- alias: Porta da sacada retain status
  initial_state: on
  trigger:
    - platform: mqtt
      topic: "tele/sonoffbridge/RESULT"
  condition:
    - condition: template
      value_template: "{{ trigger.payload_json.RfReceived.Data in ('18740A','18740E') }}"
  action:
    - service: mqtt.publish
      data_template:
        topic: "tele/sonoffbridge/RESULT"
        payload: "{%- if trigger.payload_json.RfReceived.Data == '18740A' -%}ON{%- else -%}OFF{%- endif -%}"
        retain: True

Consegui resolver o problema utilizando Rule direto no sonoff bridge, no console do sonoffbridge coloquei os seguintes comandos:

rule1 on rfreceived#Data=5CC50A do publish2 RFBridge/sensor1 Open endon on rfreceived#Data=5CC50E do publish2 RFBridge/sensor1 Close endon on rfreceived#Data=5D8A0A do publish2 RFBridge/sensor2 Open endon on rfreceived#Data=5D8A0E do publish2 RFBridge/sensor2 Close endon on rfreceived#Data=D8050A do publish2 RFBridge/sensor3 Open endon on rfreceived#Data=D8050E do publish2 RFBridge/sensor3 Close endon

É possível adicionar regras para reter o status do sensor direto no sonoff bridge, no exemplo acima, tem 3 sensores em uma rule, pode ser utilizado a rule1, rule2 ou rule3, cada uma pode armazenar várias funções desde que caibam em 511 caracteres.
O campo com 5CC50A é o sinal do seu sensor, normalmente final A é aberto e final E é para fechado. O RFBridge/sensor1 é o topico onde será armazenado o status, será usado no seu configuration.yaml

Logo após você precisa ativar a rule, através do console:
rule1 1

Dentro do configuration.yaml ficará da seguinte forma:

binary_sensor:
  - platform: mqtt
    name: "Porta Laboratório"
    state_topic: "RFBridge/sensor1"
    availability_topic: "tele/RFBridge1/LWT"
    qos: 1
    payload_on: "Open"
    payload_off: "Close"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    device_class: door

Lembrando que o payload_available varia de acordo com a versão do seu tasmota, se estiver utilizando firmware english é online/offline, caso esteja utilizando firmware PTBR fica Conectado/Desconectado, da seguinte forma:

binary_sensor:
  - platform: mqtt
    name: "Porta Laboratório"
    state_topic: "RFBridge/sensor1"
    availability_topic: "tele/RFBridge1/LWT"
    qos: 1
    payload_on: "Open"
    payload_off: "Close"
    payload_available: "Conectado"
    payload_not_available: "Desconectado"
    device_class: door

Eu acabei não conseguindo da primeira vez por não lembrar desse detalhe, sempre bom deixar desta que para ninguém esquecer disso como eu fiz kkkkkkk

Aqui tem um vídeo que pode ser útil a respeito da utilização do Rule

1 Curtiu

Boa partilha @GuiBenetti obrigado.

Boa noite, preciso da vossa ajuda.

Estou a tentar flashar o rf bridge com tasmota, segui todos os passos do tutorial e consegui carregar o tasmota-pt.bin

Agora quando abro o terminal depois de configurar a porta não tenho qualquer resposta quando envio o backlog do rf bridge.

Tentei também o comando ipaddress1 para tentar saber o ip e nada o terminal não responde.

Já carreguei o tasmota-pt.bin algumas vezes com a opção erase flash e não consigo passar para o passo seguinte do terminal.

Que estarei a fazer de errado?

Cumprimentos

Ao flashares o sonoff bridge, aparece te alguma rede com o nome tasmota nas tuas redes wifi?
Se sim liga-te a ela, e depois acede ao ip 192.168.4.1, e configura tudo pelo portal do tasmota.

Não aparece nenhuma rede.
Usei este tuturial.

E quando faço upload do firmware pelo NodeMCU-PyFlasher-3.0-x64 com sucesso.

Vou para o termite e depois de conetado não responde aos meus comandos de backlog.

Já tentei com o botão do rf bridge em off ou on, ou a pressionar o botão ou sem pressionar.

Devo estar a fazer alguma coisa de errado.

E em que modo estás a fazer o flash, DIO, DOUT, QIO?

Estou a usar no modo DOU

Experimenta então flashar em DIO e vê se o comportamento é o mesmo.

Boa Tarde,

Em que lojas nacionais, se é que foi o caso, compraram o Conversor cp2102 ttl e o Jumper Wires Macho Femea para flashar o Sonoff RF Bridge?

Obrigado

Podes comprar na mauser.pt

Se quiseres barato e não tiveres urgencia na entrega ( 20minimo, 30, 60, 90 dias ou até não chegar) , tens “montes” lojas chinesas, tenho usado a plataforma Aliexpress sem problema nenhum, qd não chega ou não trabalha (ou até nem soubemos por a trabalhar e dizemos que está avariado :slight_smile: ) , devolvem massa.
Lojas nacionais tb há muitas, mauser, aquario, castro electronica , electrofun, mixtronica, boxelectronica, ptrobotics "and so ‘oni’ , and so ‘oni’ " o google é amigo :wink:
Como ás vezes gosto de ir ver ao vivo as peças, as que tenho mais perto na zona do Porto é Aquario e Mouser a mouser tem a vantagem de ter parque para clientes.

Muito obrigado pelas dicas. A nível nacional não tinha visto nada, mas nas lojas tipo aliexpress sim. Obrigado pelas indicações


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade