Falhas de registo de dados no InfluxDB

Eu atualmente estou a publicar via MQTT os dados do meu contador a utilizar o tasmota para ler os dados. Quero utilizar o Node Red para publicar automaticamente as minhas leituras ao operador para evitar estimativas.

Quando faço um query no InfluxDB para pegar o “last value”, o horário dos mesmos estão totalmente disparatados, como se o InfluxDB não estivesse gravando todos os registos ou se o “post” ao MQTT não acontecesse no mesmo momento. Meu query ao InfluxDB é:

SELECT last("value") AS "fPonta", time FROM "homeassistant"."autogen"."kWh" WHERE time <= now() AND "entity_id"='consumido_ponta'

A diferença em “time” chega a ser de mais de 12 horas entre o "consumido_ponta/consumido_cheia/consumido_vazio, quando na verdade é feito por um único “post” do tasmota no MQTT do HA.

Alguma dica onde posso estar “pecando”?

Respondendo à minha própria pergunta… Fui verificar no InfluxDB e “parece-me” que ele guarda apenas a última medida alterada, ou seja, se o valor medido não se alterar ele não inclui uma nova entrada na base de dados. Se for assim (e espero que seja), só há novos registos na base de dados quando o valor se altera. Por exemplo, colhes a importação às 10:00 horas e houve um incremento no valor; até às 15 horas não há qualquer alteração do valor; o InfluxDB só guarda a leitura das 10:00 horas e despreza as outras leituras todas pois não houve alteração do valor em si.

Usa mais decimais nos kwh

Perfeito! Coisas tão simples mas que um gajo sem prática nisto levaria meses para resolver…
Aumentei para 2 casas decimais. Mesmo que não faça muitos updates, sei que também não é relevante, pois a medida entregue é a correta.

Obrigado!

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade