Falha HA após falha de energia

Olá a todos, tenho HA instalado num Raspberry 3B+ com SD 16Gb Class 10 e tudo estava bem até falhar a energia… Quando reiniciou o Raspeberry, nunca mais tive acesso ao HA atravez do endereço http://hassio.local:8123 como costume. Atravez da rede éra possivel aceder as pastas do SD por SAMBA o que dizia que continuava a funcionar menos o HA.
Tornei a descarregar a imagem para o SD e comecei tudo de novo, depois de ter acesso ao HA via http, de proposito desliguei a alimentação do Raspberry para testar, tornando a ficar sem acesso novamente.
A pregunta é : o HA nao sobrevive a uma falha de corrente ? Há formas de evitar ?
Obrigado

O pi e os sd não gostam de cortes de corrente.

Forma de evitar depende da origem. Talvez uma ups?

Há quem consiga recuperar apagando o ficheiro da db, mas depende do problema em específico. O que tens nos logs?

obrigado pela resposta tmarquespt, pois nao sei o que tenho nos logs porque entretanto estive a experimentar outras soluções tipo openhab, versão openhabian, ja a tenho a funcionar mas parece bastante mais complicada de gerir. Decididamente vou voltar para Home Assistant

A única coisa que te posso aconselhar é a adicionar uma camada por baixo do hassio. Procura aí no fórum por ‘raspassio’

O pi, embora seja uma boa forma de começar, está longe de ser o ideal. Já existem outras opções, nomeadamente boxes android, mais rápidas e com mais ram que o PI (e até mais baratas) em que podes correr o sistema diretamente do emmc da box. Procura por Android aqui no fórum que deve aparecer.

Outra opção que tens é colocar um SSD no pi.

1 Curtiu

Para além do que foi dito pelo @tmarquespt, podes na mesma manter o sistema em um cartão, desde que o mesmo seja BOM. Eu tive quase 2 anos o meu sistema em um pi com um cartao sandisk de 16 gigas… com muitos restarts e com log em Debug, e muitas paragens à bruta… faltas de corrente… e zero problemas.

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade