Expandir a rede Zigbee para a cave do prédio

Olá a todos,

Tenho uma rede Zigbee em casa que tem vindo a crescer (sensores, interruptores, estores) e gostava de conseguir expandir para a cave do prédio. O objectivo seria automatizar o portão e colocar uns sensores.
Nem sequer me dei ao trabalho de verificar se tinha sinal lá em baixo, porque são 3 andares e bastante betão pelo meio.
Tenho um pequeno arrumo que tem ligação elétrica ao meu quadro, portanto estava a pensar qual seria a melhor maneira de extender a minha rede Zigbee para a cave:
-Colocar repetidores não me parece viável. Não tenho onde os ligar nas zonas comuns, portanto teria que arranjar uma solução menos ortodoxa
-Poderia colocar um novo Router um pouco mais potente. Alguma sugestão de equipamento?
-Utilizar Powerline para criar uma rede (wifi) no arrumo. Com esta abordagem ou colocava uma nova gateway zigbee no arrumo, ou então os dispositivos nessa zona seriam wifi em vez de zigbee.
-Existe mais alguma solução que eu não esteja a contemplar?

Obrigado desde já.

Normalmente cada interrupor e estore funciona como um repetidor, provávelmente já tens sinal na cave, se eu fosse a ti testava primeiro.

Vai ser complicado, mas se conseguir ter Wi-Fi na cave, pode por um RPi com outro HA e integrar o remote HÁ. Assim todas as entidades do remote HA serão mapeadas no HÁ princípal

Primeiro que tudo, testar! Até pode ser que lá chegue algo. Eu tenho poucos dispositivos, mas tenho uma tomada do Lidl que tem um alcance enorme, comparando com todos os restantes. Atravessa varias divisões, 10 metros exteriores e ainda liga lá o controlador da rega! Duas dessas com sorte chegavam à cave.

Por outro lado:
Tem algum caleirão perto de uma janela? Também podia ponderar furar o caleirão e colocar lá para dentro, num ponto intermédio uma antena, ligada a um sonoff com firmware de router…

Com um bocado de sorte a tubagem que desce à sua fração na cave tem espaço suficiente para lá meter um cabo ethernet e um AP baratinho na ponta.
Não tem mal misturar zigbee com wifi, especialmente quando estamos a lidar com HA.
Powerline seria uma opção mais prática, eventualmente mais dispendiosa.

Repetidores, routers com mega antenas, na minha opinião não é a melhor forma de atravessar betão. Pense nos seus vizinhos e na interferencia que seria se todos se lembrassem de fazer o mesmo.

Agradeço todas as respostas e todas as dicas. A mais interessante talvez seja de passar um cabo ethernet na tubagem. Permite ligar um AP ou até posso ligar direto a um Raspberry PI.

O primeiro passo que vou fazer será substituir o meu velhinho coordenador cc2531 por um Sonoff dongle plus (cc2652), porque tenho tido problemas mesmo dentro de casa.
Duvido que esse passo ajude com a cobertura na garagem, mas não vale a pena estar a testar antes de fazer essa substituição.

Agradeço mais uma vez as dicas.

Bom dia!

Tive um cenário parecido e como tinha um cabo eléctrico do meu quadro directamente para o lugar de garagem usei powerline.
Tipicamente a largura de banda necessária é tão pouca que não justifica passar cabos.
Digo isto porque o cabo nem sempre vai direitinho até lá abaixo, e se juntarmos curvas já complica bastante a passagem de cabos num tubo já populado.

E para simplificar, usar devices wifi seria o ideal. Senão tens sempre a opção de ter outro zigbee2mqtt a correr como repetidor mas nunca fiz esse setup.

Boa sorte
Abraço

1 Curtiu

Boas, vi este post no email com o resumo da semana e ainda não tinha tido tempo de vir aqui deixar a minha opinião visto que tive um problema muito parecido. Entretanto o Ricardo Silveira já deixou praticamente tudo o que eu ia dizer :smiley:

Estou num 4º andar, rede electrica partilhada entre a casa e a garagem/cave e o Powerline funciona direitinho, consigo uma média de 150Mb/s.
Na garagem tenho depois um velhinho Raspberry Pi 2 que tinha para aí perdido, instalei zigbee2mqtt e tenho uma rede zigbee só da garagem (e depois outra na casa principal). Tens só que escolher um tópico diferente para o mqtt.

Sensor aqara na porta da garagem, interruptor de luz aqara e shelly no motor da garagem, tudo integrado para o home assistant. Está assim há cerca de 4 anos, funciona na perfeição.
O Powerline ainda tem rede suficiente para deixar passar a feed de uma camara IP que tenho lá


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade