Estou a tentar criar uma estuda automatizada no meu quintal.
Inicialmente quis fazer uns testes que considerei Fase 1 e configurar localmente HA. Penso que o resultado foi positivo e os pontos negativos são os seguintes:
- MS01 da Sonoff não é compativel HA e vou comprar o ds18b20 como alternativa.
- Qualquer coisa é uma nova tomada, parece que no fim do projeto preciso de uma central elétrica e é algo que queria evitar. » Solução?
- Ao tentar flashar o meu 1º sonoff com tasmota, deu KO, foi mesmo erro meu, acontece.
- 2x que levei 220v nos dedos !
Fase 2: Verifiquei que ir comprando é chato, não só pelo tempo de espera, mas prefiro planear tudo agora para a Fase 2.
Gostaria que alguém me podia confirmar o que quero comprar irá resultar para aquilo que procuro ou que até melhore o custo de tudo.
Fase 3: Será iniciada quando concluir a Fase 2, neste momento apenas são ideias.
------------------------------------------------- fase 1:
» rega automática ao atingir x% de humidade no solo
1 - sonoff th16
1 - sonoff ds18b20 Sonoff (Pensei no MS01, mas não é compativel com HA por agora)
1 - válvula solenoide 12v
1 - transformador 12v
espressores
» ligar ventilação ao atingir x temperatura ambiente (extrair calor)
2 - ventoinha/fan 12v
1 - sonoff si7021 (sensor temperatura)
1 - transformador 12v
1 - sonoff sv
------------------------------------------------- fase 2:
» telhado móvel (abrir/fechar) ao atingir x temperatura ambiente OU x velocidade do vento , falta algo?
- shelly 2.5
- controlador linear c/motor
- shelly 1
- sensor velocidade do vento (estação meteorológica?)
opção 1: Sensor exterior 30 m/s, estação meteorológica, medidor de velocidade do vento, rs485 4 20ma 0 5v 0 10v, pulso e transmissor de velocidade|Sensores| - AliExpress
» iluminação:
- lampada: por acaso já tenho casquilho sonoff E27, mas ainda assim aconselham algo?
» misturadora para fertilização:
-
3 reservatórios (garrafões/baldes…)
-
doseador (válvulas solenoide?)
-
agitador/sem fim
opção 1: Bringsmart motor sem fim para engrenagem, motor elétrico de 6v, 12v, 24v com bloqueio automático, mini caixa de redução, baixa velocidade|speed electric motors|dc worm gear motorgear motor 6v - AliExpress -
pás
» vigilância: preço qualidade, 360º, aconselham algo?
» home assistant
servidor: raspberry pi 4 ou box android?, aconselham algo?
criar automaçãoes/cenas de todos os pontos
------------------------------------------------- fase 3:
» aplicação android lite: simplificar front end com o utilizador.
» monorail: criar ‘linha’ de movimentação de objetos
» camera vigilância:
» painel solar: armanezar energia para utilizar na estufa.
mais sugestões para fase 3?