Estufa automatizada c/ home assistant

Estou a tentar criar uma estuda automatizada no meu quintal.

Inicialmente quis fazer uns testes que considerei Fase 1 e configurar localmente HA. Penso que o resultado foi positivo e os pontos negativos são os seguintes:

  • MS01 da Sonoff não é compativel HA e vou comprar o ds18b20 como alternativa.
  • Qualquer coisa é uma nova tomada, parece que no fim do projeto preciso de uma central elétrica e é algo que queria evitar. » Solução?
  • Ao tentar flashar o meu 1º sonoff com tasmota, deu KO, foi mesmo erro meu, acontece.
  • 2x que levei 220v nos dedos ! :stuck_out_tongue:

Fase 2: Verifiquei que ir comprando é chato, não só pelo tempo de espera, mas prefiro planear tudo agora para a Fase 2.
Gostaria que alguém me podia confirmar o que quero comprar irá resultar para aquilo que procuro ou que até melhore o custo de tudo.

Fase 3: Será iniciada quando concluir a Fase 2, neste momento apenas são ideias.

------------------------------------------------- fase 1:

» rega automática ao atingir x% de humidade no solo
1 - sonoff th16
1 - sonoff ds18b20 Sonoff (Pensei no MS01, mas não é compativel com HA por agora)
1 - válvula solenoide 12v
1 - transformador 12v

espressores

» ligar ventilação ao atingir x temperatura ambiente (extrair calor)
2 - ventoinha/fan 12v
1 - sonoff si7021 (sensor temperatura)
1 - transformador 12v
1 - sonoff sv

------------------------------------------------- fase 2:

» telhado móvel (abrir/fechar) ao atingir x temperatura ambiente OU x velocidade do vento , falta algo?

» iluminação:

  • lampada: por acaso já tenho casquilho sonoff E27, mas ainda assim aconselham algo?

» misturadora para fertilização:

» vigilância: preço qualidade, 360º, aconselham algo?

» home assistant

servidor: raspberry pi 4 ou box android?, aconselham algo?

criar automaçãoes/cenas de todos os pontos

------------------------------------------------- fase 3:

» aplicação android lite: simplificar front end com o utilizador.

» monorail: criar ‘linha’ de movimentação de objetos

» camera vigilância:

» painel solar: armanezar energia para utilizar na estufa.

mais sugestões para fase 3?

Controlador Linear c/ motor:
opção 1: Atuador elétrico para motor linear, 100mm, dc 12v, 24v, 100/200/300/500/600/750/800/900/1100/1300|electric linear|dc motorcontroller 12v - AliExpress
opção 2: 30mm/50mm/100mm/150mm dc 12v mirco atuador linear elétrico 30n/60n/90n/150n controlador do motor mini eétrico push rod putter|Motor CC| - AliExpress

Para o servidor sugiro-te uma box em vez do RPI4, uma vez que se fores comprar este, tens que comprar a caixa, o transformador, e convêm que lhe metas um disco HDD/SSD para não teres problemas com o cartão de memoria.

Em contrapartida, consegues comprar uma BOX com 4G/64G por valores entre os 40€ e os 50€.

Há uma coisa que não percebi, dizes que estavas a pensar usar o sensor MS01 da Sonoff, porem optaste por usar o DS18B20. Os sensores em questão têm finalidades diferentes, o MS01 é para medir a humidade do solo, o DS18B20 é para medir temperaturas.

Dizes também que tens o Sonoff SI7021, pessoalmente acho que o DS18B20 é mais preciso do que o SI7021, se não precisas de medir a humidade relativa do ar, podes optar só por usar DS18B20, pois tanto podes usar esse sensor para medir a temperatura do ar, do solo, da agua, etc.

Eu tinha sensores SI7021 em casa e optei por troca-los por sensores Xiaomi MiJia, pois acho-os mais precisos que os SI7021.

Para finalizar, na minha opinião, em vez de usar os sonoff th16 e os shelly 2.5, comprava uma placa de desenvolvimento esp32, onde poderia instalar montes de sensores e relês, e sempre podia instalar o Tasmota para o controlar a partir do HA.

1 Curtiu

Obrigado pelas dicas.

Servidor, pelo que me informei vou mesmo para uma box. Aconselhas alguma?

Eu comprei o MS01 que não é ainda compativel com HA, queria controlar a rega através da humidade da terra, não sei de solução, pensei em controlar a rega através do sensor de temperatura DS18B20, alternativa? o que estou a pensar está errado?

Em relação ao sensor xiamo que aconselhas, tive analisar, uma coisa é certa, resolve um problema… eu atualmente para ler temperaturas preciso de tomada para ligar ao sonoff th16. Fiquei na dúvida e para o solo? Existe uma sonda? Ainda assim gostei do que vi, penso comprar modelo wifi sem display.

Que placa é essa? Pesquisei por ‘placa desenvolvimentro esp32’ não me apareceu nada concreto.
Para primeiro projeto não será arriscado? Ou queres que faça logo as coisas bem? :stuck_out_tongue:

Obrigado!

Não percebi esta afirmação, onde está escrito que não é compatível com o HA?? Se a sonda liga ao Sonoff TH e este envia os dados para o HA, como é que pode ser incompatível com o HA? Quanto muito seria incompatível com o Sonoff TH…

Sonoff 4CH Pro…

Eu até perguntei no discord official e do tasmota, que ainda não foi criado o driver para saber a humidade do solo.
TH16 é compativel, aliás com o outro sensor si7021 tudo funciona. MS01 parece que não. Infelizmente.

Sonoff 4CH Pro, bem visto… pelo que entendi consigo ter até 4 equipamentos a ‘funcionar’ de maneira diferente, certo? exemplo: canal 1: ventoinha 12v, canal 2: valvula solenoide 12v, canal 3: si7021, canal 4: motor 24v e todos eles trabalham independentes… apenas tenho de me preocupar com a soma dos amperes de ambos. certo?

220v e

Mas isso do driver deve ter a ver com a integração da eWelink. Se os valores aparecerem na interface web quando acedes ao TH, então consegues ter esses valores por MQTT no HA.

Quanto ao 4CH isso é verdade se for a versão Pro, a “normal” não funciona assim. E tens de ter atenção tanto ao consumo total como ao consumo por relé.

Obrigado pela dica do 4CH PRO! Como não vou comprar mais sonoff, quero testar shelly, mas mais tarde quando quiser retirar “tomadas”, já sei como.

Que eu saiba o Sonoff 4CH Pro não tem entrada para os sensores, é apenas um Sonoff com 4 Relês. Logo não lhe podes ligar o SI7021.

Eu também tenho dois TH16 por causa dos sensores, mas cheguei à conclusão que é um desperdício, uma vez que os sensores da Xiaomi são muito mais maneirinhos do que o bacamarte do TH10/16 com um SI7021 acoplado.

Dos dois TH que tenho, vou apenas usar um para ligar uma sonda DS18B20 para colocar no Termoacumulador para saber a temperatura do mesmo, porque para saber a temperatura das divisões mudei tudo para Xiaomi.

Em relação à medição da humidade do solo, não consegues fazer isso com o DS18B20, só mesmo com o MS01. A Xiaomi também tem uns sensores para medir a humidade do solo, mas não sei se dá para ligar ao HA por z2m, se der, acho que é a solução ideal, pois ficam mais baratos do que a solução TH10/16 + MS01, porem, e conforme mencionou o @j_assuncao, acho estranho não conseguires usar o MS01 com o Tasmota, uma vez que se ele consegue ler os 3 outros sensores da Sonoff que dão para ligar aos TH, de certeza que também deve dar para ler os dados do MS01, será só uma questão de fazer testes.

Outra coisa que te aconselho é, se possível, usares sensores ZigBee. Por dois motivos, o primeiro é que se queres usar dispositivos WiFi, vais ter que ter um Router WiFi perto da estufa, para poderes controlar os dispositivos, o que obriga a teres mais um dispositivo ligado à energia elétrica. O segundo, é que a maioria dos dispositivos WiFi, principalmente se forem compatíveis Tuya, são mais difíceis ou quase impossíveis de tasmotizar, em contrapartida, com um concentrador genérico ZigBee, consegues ligar, quase senão todos, os dispositivos ZigBee ao HA, o que te permite teres tudo fora da net.

Quanto à BOX, eu comprei uma X96 Max + no final de Setembro de 2021 e ao princípio andei um pouco a bater com a cabeça nas paredes, porem, assim que percebi qual era o problema, consegui pola a funcionar perfeitamente, e até hoje está a trabalhar sem qualquer problema, e acho que a mesma é muito mais rápida e não encrava com encravava o RPI3B+ onde eu tinha o HA a trabalhar.

O que me levou a comprar a X96 Max + em vez da Tanix TX3 foi que essa tem placa Gigabit, e a diferença de preço é mínima.

Não tem mas muito facilmente se adicionam até três sensores nos GPIOs disponíveis no header usado para flashar.

Não conhecia, já vi imagens da board mas não estive a analisar melhore, até hoje não vi qualquer utilidade para mim para um dispositivo desses.

Aliás, dos Sonoff’s que tenho (a maioria nada para lá guardada em caixas) só estou a usar um POW R2 que espero brevemente substituir por um “disjuntor” com medição de consumo de energia, e vou usar um TH onde tinha ligado um SI7021 para ligar o DS18B20 que estou à espera que chegue da china…

MS01 não é possivel ligar ao HA, nem pelo Local Sonoff, nem depois de flashado com tasmota. Aliás eu fui ao discord da tasmota e eles próprios me disseram que para já não existe driver porque é recente o MS01, teria que aguardar.
Ainda tentei encontrar uma solução, mas não consigo retirar os ditos valores.

Eu realmente comecei por sonoff e atualmente tenho já em carrinho para comprar o shelly 1 para estação meteo + shelly 2.5 para controlador linear c/motor.

Vejo tanta solução… Já nem sei o que fazer :smile:

Em relação ao aos sensores de humidade/temperatura também vou mandar um da xiaomi wifi sem display para controlar as ventoinhas.

ZigBee não tenho nos meus planos… Mas já agora, fiquei na dúvida, ‘atualmente’ tenho equipamentos da sonoff, xiaomi e shelly e que quero isolar da rede wifi da minha casa, ou seja, isolar para não congestionar a internet, dá? no que devo ter cuidado? o que devia já fazer?

Eu tenho apenas 3 dispositivos IoT por WiFi, todos eles tasmotizados, estou à espera de um “Power Monitoring DIN Relay” para ver se dá para tasmotizar, se conseguir vou adquirir uns 7, e isto porque não consigo encontrar algo parecido mas em ZIgBee.

Para isso, estou a configurar um router com OpenWRT para conseguir ter uma rede WiFi só para os dispositivos IoT que não terá acesso à internet. De salientar que para eu ter WiFi na casa toda tenho que ter um Router e um PA, porque senão metade da casa fica às escuras.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade