Estores com comando geral/local

Boa tarde.
Preciso de ajuda/opinião para automatizar estores.
As tubagens da moradia estão prontas para que exista um comando geral e isso é o pretendido. Com o avançar da instalação percebi que o que tinha pensado não estava correcto: pensei colocar em cada estor (na caixa funda) um shelly 2.5 e um mecanismo da efapel basculante: Efapel Ref. 21283 e colocar um relé central de comandos: Efapel Ref. 81511. Foi precisamente ao ver o esquema das ligações deste 81511 que percebi que terá de existir um relé por cada estore. Alguém tem a sua instalação assim? Será boa ideia apenas controlar este mecaniscomando geral, colocando lá um shelly 2.5? Pergunto isto pois o espaço na caixa funda não é suficiente para este relé mais o shelly. Alguém me sabe dizer qual o comportamento deste comando geral? Apenas fecha ou abre na totalizade ou é possível posições intermédias?
Uma outra solução, bem mais cara, será colocar os mecanismos da efapel (Ref. 21311, 21312, comando geral e local). Se for essa a opção, é possível utilizar o shelly 2.5 com estes mecanismos?
Obrigado desde já.
Ricardo

@rjmontenegro Porque não colocar só um shelly 2.5 na caixa onde fica o efapel 21283? Não precisas do relé da efapel nem do mecanismo mais caro…

Assim ficas com os estores a funcionar normalmente através do mecanismo da efapel junto com o shelly 2.5, e depois no home assistant podes criar um grupo em que adicionas todos os shelly 2.5 que tens para cada estore, e ao dar ordem a esse grupo para subir ou descer, ele vai fazer actuar todos os estores que tiveres nesse grupo.

Podes criar vários grupos… Por exemplo um grupo só para os estores do rés-do-chão, caso tenhas dois pisos, e outro grupo para os estores do primeiro piso. Assim podes comandar todos os estores do rés-do-chão independentes dos do primeiro piso.

Se quiseres ter um ponto físico para fazer subir ou descer todos os estores, podes colocar um desses mecanismos da efapel com um shelly, em que só alimentas o shelly ligado ao mecanismo da efapel, sem estar a comandar nenhum motor, em que quando acionado, vai comandar o grupo criado no home assistant e faz com que suba/desça todos os estores desse grupo.

@rjmontenegro reforço a resposta do @FSousa. Para que o comando central? Se vais por Shellys e tens HA, o comando central é o HA.

Queres sair de casa e os estores fecharem todos automaticamente? É possível fazer com o HA! Agora se tiveres o comando central no quadro eléctrico como o vais comandar? Com um botão? Como é que vais integrar o comando central com o HA? Como é que vais sincronizar o estado do comando local com o HA?

Introduzir esse comando central é estar a introduzir um nivel de complexidade e dificuldade que não precisas e que te vai sair do bolso… :money_with_wings::money_with_wings::money_with_wings::money_with_wings::money_with_wings::money_with_wings::money_with_wings::money_with_wings:

Obrigado Filipe.
Era mesmo isso que tinha pensado mas agora quando fui ver a documentação, percebi que, para ter um botão físico na saída, não podia fazer como tinha pensado.

Pois, aqui é que está o problema. Parece que para ter um botão físico onde possa subir e descer todos de uma vez tenho de usar em cada estore um relé especifico EFAPEL 81511.

Obrigado Jorge.
Sim, concordo e percebo o que diz. No HA há muitas formas de automatizar os estores para que fechem ou abram todos de uma vez, mediante localização dos smartphones, ligação a uma determinada rede WiFi, sensores de movimento, etc… O próprio comando “geral” pode ser substituído por um tablet num local estratégico.
A ideia era que tudo funcionasse independentemente do HA, daí um botão “geral” na saída.
Pois, realmente os comandos geral/local da efapel são proibitivos! Vou manter o plano inicial e esquecer o comado geral. Fica apenas essa parte dependente do HA.

Podes sempre ter um botão geral. Usas um botão físico ligado a Shelly com Tasmota configurado com uma rule que envia o comando para todos estores fecharem.

Ou melhor ainda se tiveres já um interruptor junto à porta da rua que esteja ligado a um Shelly podes usar uma rule com um double click ou long press para fechar todos os estores. O single click continua a fazer ligar e desligar a luz. E para ires mais além podes também fazer o mesmo com o interruptor no quarto, quanto te vais deitar fazes duplo click ou long press e fechas os estores todos.

Se usares Tasmota e rules não ficas dependente do HA.

Muito bom. Na prática é comunicação entre os Shelly, usando Tasmota, que permitem essas funcionalidades, certo? Na prática eles vão estar todos numa VLAN só para eles.

Ainda estou em obras e não comprei nenhum material. É provável que vá precisar mais vezes da ajuda da comunidade, nomeadamente para colocar os Tasmota no Shelly. Pelo que percebi essas funcionalidades não existem no firmware original dos Shelly.

Quando fala em double click e long press nos interruptores da iluminação, há algum requisito ao nível do interruptor?

Obrigado mais uma vez.

Na prática desde que tenhas WiFi as rules do Tasmota vão sempre funcionar.

É conveniente serem interruptores de mola (tipo os das campainhas) até porque podes ligar fisicamente e desligar via HA (ou vice-versa) e acabas por ter depois uns interruptores para cima e outros para baixo e tira a estética.

Obrigado Jorge.
O ponto parece estar na conjugação do Tasmota com as rules. Tendo o tasmota em todos os estares, o asunto está resolvido. Imagina que para a iluminação uso o Shelly 4pro, que não suporta Tasmota, é possível na mesma ordem que dou para fechar os estores, desligar toda a iluminação que está associada aos Shelly 4pro? Penso que o Shelly 4pro usa MQTT para comunicar com o HA. Ou será melhor pensar nos Sonoff 4ch pro?
Obrigado mais uma vez.
Ricardo

Com uma rule até consegues tocar o hino nacional em código morse numa lâmpada… Desde que os equipamentos usem MQTT nem precisam de Tasmota para receber os comandos, embora eu aconselhe a instalar sempre o Tasmota.

:grinning:

boa, assim parece-me muito bem.

Os comandos da efapel são extremamente caros, aconselho a fazer isso com os shelly ou com o bhonofre.
Quanto a teres um comando na saida para mandar fechar os estores é so pores um interruptor ligado tb a um shelly ou bhonofre e este simplesmente envia uma instrução MQTT para todos fecharem ou irem para um certa posição.
Com o preço de um so comando da efapel metes dois ou tres desses… com muito mais vantagens :wink:

Bom dia,

Antes de mais obrigado por poder fazer parte deste forum espetacular.

Em minha casa possuo mecanismos da efapel para abrir/fechar os estoros com comandos locais e um comando geral à saída (Ref. 21312 / 45312 Ref. 21311 / 45311 ) após análise fiquei a saber que os mesmos podem ser comandados por um comando de IR com ref.81901( que não tenho).
Como o meu smartphone android possui saida IR existe alguma apk que possa comandar (enviar sinal para subir/descer) a estes comandos ? já tentei diversas e não consegui.
Nestes dias de quarentena encontrei um modulo da Tuya no aliexpress para comandar os estores, como o preço era convidativo comprei 1 para comandar os estores do andar superior por forma a abrir apenas os estores dos quartos quando tiver sol. Isto vai ser possível de realizar quando o receber?
Obrigado pela atenção.

@nelson usas Home Assistant? Se sim, tens variadissimas formas de fazeres o que pretendes , mas como és recem chegado ao fórum aconselho te que uses a lupa no canto superior direito no topo e que percas um bom bocado a lêr para encontrares a melhor solução.

Obrigado pela ajuda.
Ainda estou a analisar as possibilidades que estas ferramentas permitem. Ainda não utilizo o HA.
Seguindo os conselhos dados e procurando no forum não encontrei resposta para a possibilidade de utilização de uma apk para comandar os comandos da Efapel por IR via smartphone. Sabem se existe ?

1 Curtiu

@nelson o suporte dado no fórum é relativo à plataforma Home Assistant, e a equipamentos que possam comunicar com o HA.
Como disse existe através desta plataforma existe equipamentos que podes usar para o que pretendes, contudo não damos suporte a esse tipo de aplicações.

Boas amigo.
Eu tenho a solução estudada para o seu problema. Todo está certo o que dizem no grupo. Contudo, atenção, se for todo shelly, tranquilo. Se coloca módulos da efapel, atenção aos shelly 2.5 ele pelo sw1 e sw2 dá um sinal de 220v temos que ter atenção. Isso, dá a dar sinais aos módulos. Tenho um vídeo a mostrar como funciona. Não sei é publicar, ele tem 5 minutos.

Estou no grupo, da shelly do telegram…shelly Portugal.

@nelson acabaste por conseguir?
tenho um cenário muito parecido com este.
A minha solução vai ser um arduino que envia o sinal de IR para o modulo geral, mas não sei qual sinal devo enviar.
Por acaso chegaste a comprar o comando? ou sabes onde consigo encontrar online o protocolo e sinal que devo enviar para abrir/fechar?

Boa tarde,

Não, acabei por desistir …
Basicamente comprei um módulo para comandar os estores do primeiro andar . Atualmente apenas abro/fecho este conjunto de estores.

Acabei por comprar um Shelly plus 2 pm mas alguma coisa não está bem.

No fundo, acho que montei tudo direito e o shelly liga, consegui configurar na rede e até se ouve o relay a abrir e fechar controlando na app, e o painel original também faz o trigger bem. (Acende as luzes que normalmente acendem quando se usa).
A única coisa q não acontece é as persianas se mexerem.

Estou a montar isto no comando geral e não no local de cada persiana.

O comando é este:

É igual ao teu?

tens ai o teu problema… estás a montar no geral quando deverias ter montando no local. alem de que ninguém aqui sabe quantos estores estas a tentar controlar ao mesmo tempo, cuidado com isso.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade