Olá, sou relativamente novo no home assistant e em domótica em geral.
Tenho andado a procurar uma solução para o caso dos meus estores cá em casa.
Eles são legrand de 2 botões de retenção (1 para subir e outro para descer), ou seja, quando desço fisicamente o estore e ele termina de descer, o botão não volta à posição inicial.
Instalei um módulo tuya num deles e o meu problema começa quando uso o estore fisicamente. Se deixar os botões físicos OFF, trabalha sem problema no HA, mas se deixo um deles ON fisicamente não consigo usar no HA. Exemplo: Desço totalmente o estore no botão físico e deixo o botão que desce ON. Depois se for a subir pelo home assistant o estore entra em conflito pq o HA manda subir e o botão físico manda descer.
Já procurei por fóruns e afins e não consigo resolver, alguma sugestão?
Eu tenho botões desses, mas da Efapel e tenho módulos wifi da Loratap (https://www.loratap.com/products/sc500w-v2n-4-pack) com firmware da Tasmota e funcionam muito bem, seja pelos botões físicos como pelo HA.
Se houver interesse, posso partilhar o setup do Tasmota.
Tenho também alguns módulos Tuya Zigbee (Tuya Wifi ZigBee Smart Vorhang Schalter Modul verbinden Rollläden Shutter Elektromotor Arbeit mit Alexa Google Home Smart Life - AliExpress) e funcionam bem das duas formas, mas tem o defeito de quando falta a luz, o módulo ao reiniciar se tiver algum botão físico pressionado, o estore segue nessa direção, sem que mude o estado no Home Assistant, visto que ainda não está disponível aí, obrigando a um ciclo de abertura/fecho completo…
Obrigado pela resposta @Peixeiro .
Os meus são exatamente esse módulo tuya mas por wifi. Também tenho o mesmo por zigbee mas acho que não afeta o meu problema (ainda não testei, mas por ditinguir apenas o protocolo de comunicação creio que não seja por aqui).
Aqui o problema reside mesmo por se contrariarem, ou seja, o botão ficando on para descer e se eu mandar subir pelo HA, fica preso sem saber o que fazer.
Será alguma configuração elétrica mal feita?
As ligações tenho exatamente como no esquema gravado no módulo e ambos funcionam bem, mesmo deixando os botões primidos.
Tens de trocar os interruptores por botões de pressão e ligá-los ao módulo Tuya.
Dessa forma, só o módulo Tuya é que controla o estore. E podes comandar o módulo via botões ou via wifi.
Eu não conheço esse módulo em particular e até pode dar. Mas na domótica, salvo alguma excepção, é sempre melhor ter botões de pressão. Porque vai-te permitir mais tarde, por exemplo, comandar outras coisas, com toque longo ou toque duplo
Oi amigo,
Com botões “de retenção” a única ideia que me ocorre é usar algum sistema de relés que pemitam de alguma forma ter o estado NA (normalmente aberto) e NC (normalmente fechado), para depois fazeres as combinações com os módulos da Tuya. Mas teria de ser algo bem pensado e sinceramente acho que a dor de cabeça não compensa…
A opção mais fácil e directa é mesmo os botões de pressão com o amigo João disse acima, nunca fica retido e será sempre o módulo Tuya que irá comandar os estores.
Seja pela APP, seja fisicamente, garantes sempre que tem o travamento do motor e que funciona.
Abraço