Estores - bloqueio de botões de retenção

Olá, sou relativamente novo no home assistant e em domótica em geral.
Tenho andado a procurar uma solução para o caso dos meus estores cá em casa.
Eles são legrand de 2 botões de retenção (1 para subir e outro para descer), ou seja, quando desço fisicamente o estore e ele termina de descer, o botão não volta à posição inicial.
Instalei um módulo tuya num deles e o meu problema começa quando uso o estore fisicamente. Se deixar os botões físicos OFF, trabalha sem problema no HA, mas se deixo um deles ON fisicamente não consigo usar no HA. Exemplo: Desço totalmente o estore no botão físico e deixo o botão que desce ON. Depois se for a subir pelo home assistant o estore entra em conflito pq o HA manda subir e o botão físico manda descer.
Já procurei por fóruns e afins e não consigo resolver, alguma sugestão?

Eu tenho botões desses, mas da Efapel e tenho módulos wifi da Loratap (https://www.loratap.com/products/sc500w-v2n-4-pack) com firmware da Tasmota e funcionam muito bem, seja pelos botões físicos como pelo HA.
Se houver interesse, posso partilhar o setup do Tasmota.

Tenho também alguns módulos Tuya Zigbee (Tuya Wifi ZigBee Smart Vorhang Schalter Modul verbinden Rollläden Shutter Elektromotor Arbeit mit Alexa Google Home Smart Life - AliExpress) e funcionam bem das duas formas, mas tem o defeito de quando falta a luz, o módulo ao reiniciar se tiver algum botão físico pressionado, o estore segue nessa direção, sem que mude o estado no Home Assistant, visto que ainda não está disponível aí, obrigando a um ciclo de abertura/fecho completo…

1 Curtiu

Obrigado pela resposta @Peixeiro .
Os meus são exatamente esse módulo tuya mas por wifi. Também tenho o mesmo por zigbee mas acho que não afeta o meu problema (ainda não testei, mas por ditinguir apenas o protocolo de comunicação creio que não seja por aqui).

Aqui o problema reside mesmo por se contrariarem, ou seja, o botão ficando on para descer e se eu mandar subir pelo HA, fica preso sem saber o que fazer.
Será alguma configuração elétrica mal feita?

As ligações tenho exatamente como no esquema gravado no módulo e ambos funcionam bem, mesmo deixando os botões primidos.

Tens de trocar os interruptores por botões de pressão e ligá-los ao módulo Tuya.
Dessa forma, só o módulo Tuya é que controla o estore. E podes comandar o módulo via botões ou via wifi.

1 Curtiu

Obrigado pela resposta @Joao_Pedro_Meireles .
Então, não é possível por botes de retenção, certo?

Eu não conheço esse módulo em particular e até pode dar. Mas na domótica, salvo alguma excepção, é sempre melhor ter botões de pressão. Porque vai-te permitir mais tarde, por exemplo, comandar outras coisas, com toque longo ou toque duplo

1 Curtiu

Oi amigo,

Com botões “de retenção” a única ideia que me ocorre é usar algum sistema de relés que pemitam de alguma forma ter o estado NA (normalmente aberto) e NC (normalmente fechado), para depois fazeres as combinações com os módulos da Tuya. Mas teria de ser algo bem pensado e sinceramente acho que a dor de cabeça não compensa…

A opção mais fácil e directa é mesmo os botões de pressão com o amigo João disse acima, nunca fica retido e será sempre o módulo Tuya que irá comandar os estores.

Seja pela APP, seja fisicamente, garantes sempre que tem o travamento do motor e que funciona.

Abraço

1 Curtiu

Obrigado @miky_boy .
Acho que vou pelo caminho de substituir os interruptores por modelos de pressão. Obrigado a todos pelo esclarecimento detalhado.

os botões estão ligados ao modulo certo ?

Olá Pedro,
Eu tenho estores com botão de retenção e resolvi a questão na casa toda com sonoff dual r3 lite e com esphome. Mais logo posso partilhar o meu código, mas digo-te já que funciona muito bem.

1 Curtiu

Olá @renatose , obrigado pela resposta.
Agradecia se partilhasses sim. Ainda não consegui uma solução para além de substituir tudo por botões de pressão.

image
image

É só pegar num relógio e contar o tempo que levam a abrir/fechar para atualizar a respetiva duration. Fiz assim porque foi com o Dual R3 Lite, se fosse com o não Lite dava para medir o consumo e ter o próprio SonOff a controlar esse tempo.

substitutions:
  devicename: estore-a
  long_devicename: Estore Cozinha

esphome:
  name: $devicename
  friendly_name: $long_devicename
  platform: ESP32
  board: esp32dev

wifi:
  networks:
    - ssid: !secret wifi_ssid2
      password: !secret wifi_password2
    - ssid: !secret wifi_ssid1
      password: !secret wifi_password1
  power_save_mode: light
  domain: .lan
  ap:
    ssid: $devicename
    password: !secret ap_password

captive_portal:

api:
  encryption:
    key: !secret api_encryptkey

ota:
  - platform: esphome
    password: !secret ota_password

web_server:
  port: 80

logger:
  baud_rate: 0

sensor:
  - platform: wifi_signal
    name: "WiFi Signal $long_devicename"
    update_interval: 60s
    entity_category: "diagnostic"

text_sensor:
  - platform: wifi_info
    ssid:
      name: "$long_devicename Connected SSID"
    bssid:
      name: "$long_devicename Connected AP"
      filters:
        - substitute:
          - "E8:13:89:AB:CD:EF -> Huawei VDF"
          - "9C:5C:89:AB:CD:EF -> Asus 4"
          - "40:B0:89:AB:CD:EF -> Asus 5"
    scan_results:
      name: "$long_devicename Latest Scan Results"

output:
  - platform: gpio
    pin: GPIO27
    id: relay1
    pin: GPIO14
    id: relay2

switch:
  - platform: output
    name: "$long_devicename - Sobe"
    output: relay1
    id: open_cover_switch
    disabled_by_default: true
    on_turn_on:
      - switch.turn_off: close_cover_switch
  - platform: output
    name: "$long_devicename - Desce"
    output: relay2
    id: close_cover_switch
    on_turn_on:
      - switch.turn_off: open_cover_switch

status_led:
  pin:
    number: GPIO13
    inverted: yes

binary_sensor:
    pin:
      number: GPIO0
      mode: INPUT_PULLUP
      inverted: True
    name: "$long_devicename Microswitch"
    on_press:
      - logger.log: "$long_devicename button press"
      - cover.open: cvr
    on_release:
      - logger.log: "$long_devicename button release"
      - cover.stop: cvr
    pin:
      number: GPIO32
    name: "$long_devicename Botão Abrir"
    on_press:
      - logger.log: "$long_devicename switch 1 press"
      - cover.open: cvr
    on_release:
      - logger.log: "$long_devicename switch 1 release"
    pin:
      number: GPIO33
    name: "$long_devicename Botão Fechar"
    on_press:
      - logger.log: "$long_devicename switch 2 press"
      - cover.close: cvr
    on_release:
      - logger.log: "$long_devicename switch 2 release"

cover:
  - platform: time_based
    name: "Estore"
    id: cvr
    device_class: "shutter"

open_action:
      - switch.turn_on: open_cover_switch
    open_duration: 17.5sec

close_action:
      - switch.turn_on: close_cover_switch
    close_duration: 17sec

stop_action:
      - switch.turn_off: open_cover_switch
      - switch.turn_off: close_cover_switch

Boa tarde a todos
Tenho diversos módulos inteligentes por trás de interruptores de estores de retenção e por vezes parece que os botões físicos não funcionam em condicoes. Carrego para subir e apenas sobe parcialmente. O que costumo verificar é que na app quando isso acontece dá sinal de totalmente aberto daí o estore fisicamente não subir mais porque está no fim de curso. Através da app sempre funcionou bem. Alguma ideia? Eu já calibrei os estores diversas vezes mas de vez enquanto lá acontece o que descrevi acima.
Obrigado.

Tenho módulos Zigbee e Wifi com Tasmota, com botões de retenção e isso nunca me aconteceu no dia a dia. Só quando falta a luz é que se baralham um pouco, pois por vezes se tiver um botão sem estar na posição Stop, ao voltar a eletricidade e antes do módulo “acordar” o estore vai na posição do botão e no módulo ainda não está a atualizar a posição.

Resolvo fazendo um ciclo completo, abrir tudo e fechar tudo (ou vice-versa).

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade