Estação Meteorológica

Boas,

Venho desta forma partilhar e questionar sobre um novo projeto que estou a iniciar.

Tenho uma instalação com toldos eléctricos em casa - ligados via Shelly 2.5, assim como todos os estores de casa.

A duas situações/questões:

  1. Necessito de um automatismo que a partir de determinada velocidade de vento - me automatize o fecho total ou parcial dos toldos;
  2. Sempre que chove, necessito da recolha automática dos toldos.

Para tal, procuro uma solução que me apanhe a velocidade de vento e intensidade de chuva e com esta info, criar acção sobre os toldos/estores.

Da minha pesquisa, encontrei uma solução que parece bem interessante:

https://helpcenter.netatmo.com/en-us/smart-home-weather-station-and-accessories/top/how-do-i-set-up-amazon-alexa-to-control-netatmo-products?from-auth=true

Alguém sabe informar se será possivel integrar esta no Home Assistant, ou uma alternativa que me resolva de igual forma a questão?

O Netatmo tem componente para o HA mas parece-me que os preços são um bocado puxados.

A resposta à tua pergunta depende do que escolheres como fonte desses valores (vento, chuva, etc.) pois poucos serviços te informam em temo real. Considera criar uma estação meteorológica caseira (há vários projectos online) para teres valores em tempo real.

Quanto às automações tens de criar algo que tenha como prioridade a (tua) segurança e não a dos toldos e dos estores. Imagina que crias uma automação para fechar estores e toldos para vento acima dos 60 km/h, sais à varanda, vem uma rajada de vento e os estores fecham… contigo na rua…

Obg pela resposta, sim, relativamente a segurança, sem duvida. Tinha isso em mente. Mas no que diz respeito aos toldos - sem duvida que o objectivo é salvaguardar a estrutura do toldo…

Pelos vistos existe integração do Netatmo, o que é bom. Integrando, penso que será o mais “simples”. Não encontrei outra solução comercial tão boa - relação qualidade / preço.

Não precisas de uma estação meteorológica completa, basta o anemómetro, o pluviómetro e um ESP para receber os valores e enviar para o HA.

Boas,

Ao nível de valores monetários não será parecido, mas mais trabalhoso?

@Patrick_Mendes conheço quem tenha isto aqui na Holanda, mas não sei se será depois de fácil integração com o HA.

Achas que em termos monetários sai mais barato?? Procura lá uma estação meteorológica que custe menos que 35€ e que leve menos de meia hora a integrar…

Boas,

É possivel indicar quais seriam os artigos em causa? Para poder ver onde adquirir e valores?

Obg.

Basta uma pesquisa na net para encontrares o que queres. Como exemplo tens aqui um anemometro:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade