Esp32 para esp32 (beacon->recetor)

Boas a todos. Tenho 2 portões ,1 de entrada no terreno e um de armazem. automatismos de fabricantes diferentes, comandos diferentes e quero unir tudo. Então tenho andado a pensar na solução e estou a pensar “fazer” de modo a perceber como a coisa é implementada, usando comunicação direta entre modulos (por mac adress ) para não estar a espera que sempre que chegue a casa o router tenha de detectar o telemovel ou outro equipamento wifi por georreferencia ou coisa parecida.

O modulo emissor é ligado á alimentação do carro e quando chego carrego num botão (talvez o corte de luzes) e envia o mac adress a outro modulo receptor (á escuta) ligado ao contacto NO do automatismo do portão.
Alguém ja implementou ou sabe se é exequível algo deste genero, ou se os modulos esp32 não serão indicados para isto?

em termos de segurança suspeito que terás ai alguns problemas, no entanto nunca fiz nada do género.

o feedback de muitos utilizadores e mesmo de mim é que a georeferencia funciona bastante bem, na minha opinião seria a solução a usar.

Em termos de segurança, se cada placa tem um mac adress unico ,não vejo como seja replicado sem alguém ter acesso a ler o codigo que o meu esp32 está a enviar e o outro ESP32 a validar . se der para encriptar o trafego então ,torna-se mais facil vir com um camião e levar os portões a frente …de certeza…

para usar a georefenecia tenho de ter dados moveis ativados e o o HA app . Eu queria dar acesso a familiares ,dai ser mais fácil fazer “beacons” instalar nos veículos.

Encontrei este site a falara cerca do ESP NOW que é um protocolo mais light e rápido que parece ser o que procuro. ainda tenho de aprofundar a questão. bastaria alimentar o modulo e ele transmite e milissegundos o “Abrete sesamo” encriptado e tudo.

nunca usei, experimenta e deixa aqui o teu feedback.

será sempre mais fácil fazer o shunt no sinal de abertura, ou até mesmo fazer um clone do RF do teu comando.
sendo uma rede wifi/bluetooth dá sempre para analisar e interceptar.
a grande vantagem do teu Telemovel estar por VPN ligado ao teu HA usando a georeferencia é que não dá para interceptar (a não ser que tenhas equipamentos com virus na tua VPN) o sinal.

Que tipo de vpn? abrindo portas do router? só para perceber os pros e contras e qual a melhor solução.

relativamente ao trafego das placas esp,não está encriptado?

vou testar o esp now ,mas como vou começar do 0 com os esp que ja comprei ha anos e nunca lhe mexi,vai levar tempo :upside_down_face:

Para os portões (entrada & garagem) não uso ‘automatismo’. Apenas um comando de voz [Google Assistant]; ex: “Open the front gate.”, que abre em sequência um e outro.

Dá para partilhar com familiares; criando tal comando para “Household”.


Mas uso o HA para abrir a porta, da entrada (Nuki), de casa (andava cansado de largar sacos no chão para ter de abrir a porta); e para fechar a garagem quando já estou em casa.

A melhor forma que consegui descortinar, por exemplo para a porta da entrada, é a utilização de ping para o tlm e um sensor ultrassónico (HC-SR04) para a distância do carro (<1.5m: car at home / >1.5m: car away) como Trigger, e vários templates como condição:

condition:
  - condition: state
    entity_id: binary_sensor.garage #sensor do portão da garagem - aberto
    state: "on"
  - condition: template
    value_template: >-
      {{(as_timestamp(now()))-(as_timestamp(states.binary_sensor.garage.last_changed))
      < 900}} #sensor_garagem alterou state há 900sec
  - condition: template
    value_template: >-
      {{(as_timestamp(now()))-(as_timestamp(states.person.mar.last_changed)) <
      900}} #sensor_localização alterou state há 900sec
    enabled: true
  - condition: template
    value_template: >-
      {{(as_timestamp(now()))-(as_timestamp(states.device_tracker.mar_phone_ping.last_changed))
      < 900}} #sensor_ping_tlm alterou state há 900sec
  - condition: state
    entity_id: binary_sensor.car_status
    state: "on" #sensor_carro está on

Até há data nunca falhou.

Quanto ao fechar o portão da garagem, utilizo Espresense. O truque aí, e para a garagem não se fechar quando alguém ainda lá pode estar, ou ainda precisar de lá ir, é pôr um ESP32 ou M5Atom (é o que estou a usar), como base station, que apenas detete o dispositivo (tlm, no meu caso) a uma curta distância (0.30-0.40m) num sitio específico (ex: mesa de cabeceira, mesa do escritório, etc.). Dessa forma também não há triggers desnecessários.


Talvez isso te dê algumas ideias. :man_shrugging:

não precisas de abrir portas com uma VPN. eu uso wireguard é como se tivesse sempre ligado á minha rede de casa mas estando fora de casa. ou usas o addon no home assistant, tambem podes usar tailscale outra VPN.

trafico encriptado depende sempre dos equipamentos e do protocolo que usam para comunicar, o espnow parece dar para encriptar o trafego, mas não sei pormenores e tendo em conta que o tipo de comunicação é suposto ser para longo alcance e trafego reduzido suspeito que a encriptação não seja nada de mais.

Não sei se te interessa uma (ou duas) coisas dessas?

Receptor de abertura de porta de garagem, Receptor de Automação de Controle de Acesso Doméstico, Dispositivo de abertura de porta USB de conexão Bluetooth 2.4G - AliExpress

É um sensor USB que pode ligar no seu carro (e no caso de vários carros, vendem separado também)!

E o aparelho receptor você pode instalar diretamente no motor do portão, ou uma instalação mais rebuscada nos 2 portões, ou até mesmo tentar ver se poderia funcionar 1 sensor nos 2 receptores e instalar 1 receptor em cada portão!

Acho que isso resolver seu problema de uma forma mais direta e confiável!

Eu tinha 1 conjunto instalado no portão da minha box e funcionava pefeitamente!

Ja tinha visto estes modulos bluetooth á venda. São identicos aos beacons bluetooth . Para quem não sabe os beacons enviam o UUID (identificação) em sinal aberto, não encriptado, repetidamente uma e outra vez ,qualquer app de telemovel para o efeito detecta este sinal e é simples clona-lo. Depois até um emulador de beacon para android simula este sinal e abre os portões todos. Mais simples que comandos de garagem simples(sem rolling code).
Tal como referi atras estou “literalmente” a estudar a coisa. Até agora estou inclinado e em testes com o ESP-NOW ,através de módulos esp8266 e já comunicam de forma direta, falta-me aplicar e testar o modo encriptado e com chaves (PMK) chave local (LMK). Se conseguir completar a coisa eu faço um tutorial para o pessoal aplicar por aí. :+1:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade