ESP Chips - quais escolher

Boas,

Estou a fazer alguns projetos com esp, estou fazer uma lista do que preciso, só uma duvida, já vi varios videos, mas qt mais se vê parece cada vez mais confuso, sei que depende do projeto mas qual é o mais indicado de cada um esp32 e esp8266 sem depender de tamanho pq ainda n tenho material p soldar. Vai ser qd aparecer um kit vantajoso e ver se tenho jeito p isso.
eu ia escolher para o esp8266 o NodeMcu CP2102
e para esp32 o ESP32-WROOM-32D
Vejo muitos a escrever sobre Wemos e vejo uns 8266 junto com uma placa arduino com alimentação DC, que vantagem traz usar isso? Aquelas placas de desenvolvimento para encaixar os chips dão jeito para alguma coisa? Obrigado.

Depende tudo do que pretendes fazer. Eu tenho módulos D1 Mini, tanto em esp8266 como em esp32, tenho NodeMCU, tenho o esp32 em placa tipo Arduíno. dependendo do que quero experimentar, uso o que for mais maneirinho.

1 Curtiu

Também acho que não há um módulo certo… Os ESP32 têm mais capacidades, bluetooth, aparentemente até consome menos, mas são mais caros e por norma, maiores.

Agora, depende do projeto. Casos em que o espaço seja mínimo e que sejam precisos poucos IOs, até um ESP-01 pode ser solução, mas já tive projetos onde tive que usar ESP32-WROOM-32D para ter mais IOs disponíveis ou WeMos D1 Mini Pro V3.0, porque queria um pequenos, com alguns IOs mas com ligação a antena externa, …

1 Curtiu

Ia usar o esp32 para ser mais rapido e fazer um projeto hyperion led.
outro seria tipo estação metereologica com display e sensor mov, ja tenho os sensores
outro seria apenas pq n encontrei uma solução para ouvir a minha campainha de casa sem mudar nada no sistema que é comum a 2 casas. Como qd tocam o display ilumina ia meter um sensor de luz p me avisar, sei q parece estupido mas sem mexer no video porteiro n sei o que fazer, foi o que imaginei.
Coisas básicas para testar que ja testei com um esp8266 no ha e funciona tudo bem.
Obg pelas respostas.

Para a campainha de casa estou a pensar adaptar um sensor de contacto, ainda não experimentei, mas em princípio, se o mesmo estiver encostado ao besouro do intercomunicador, o mesmo deve dar sinal.

Fiz o mesmo com o contador da agua, este tem um sensor de contacto que conta os litros de agua que passam pelo contador.

IMG_20220315_185236

1 Curtiu

Não fazia ideia sequer que dava p isso :slight_smile:
O sensor de contacto que está a pensar meter na campainha qual é para eu perceber como funciona?
Obrigado

O sensor que estou a pensar meter é o seguinte:

https://www.zigbee2mqtt.io/devices/SNTZ007.html

Por dentro tem um reed switch, que é aquela coisa que vês junto ao ponteiro dos litros. Aquele circulo metálico no centro do ponteiro é um íman, quando passa por baixo do reed switch, aciona-o.

O que pretendo fazer é retirar reed switch de dentro do sensor, e coloca-lo junto ao besouro da campainha, os besouros criam um campo eletromagnético, que deve ser suficiente para ativar o sensor.

Tanto se pode usar o sensor ZigBee da Tuya como o sensor da Xiaumi, porem os Xiaomi são relativamente mais caros do que os Tuya, e até ao momento não vejo diferença entre eles.

Supostamente os Xiaomi têm uma autonomia maior, mas como eu utilizo baterias 2032 recarregáveis, a autonomia aumenta consideravelmente.

Muitas das vezes a solução pode não passar por esp.

Como pode ser complicado colocar energia perto, a baterias consome muito, fica mais caro,… Dependendo do pretendido, existem soluções mais viáveis. Dá uma vista de olhos neste projecto que foi um dos vencedores do ano passado:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade