Escolha Interruptores

Olá,

Sou novo aqui na comunidade, já li grande parte dos tópicos que por aqui existem e que são de grade ajuda, por isso desde já agradeço a vossa recepção e espero no futuro ajudar mais que o que vou ser ajudado, pois é sinal que pessoalmente evoluí, espero fazer parte da solução para um Portugal mais automatizado de forma segura.

Agora que estou prestes a fazer uma reforma da minha instalação eléctrica questiono se para uma solução com sonoff ou shelly´s devo optar por interruptores basculante efapel ou dos ditos “normais”. O que me dará mais liberdade no futuro? ( esta questão já existe algures mas não consigo perceber a conclusão chegaram)

Outra questão, que tensão utilizar até ao interruptor?

Obs:
Interruptores do tipo touch (livolo, etc) estão fora de questão já que depois para conseguir centros de tomada idênticos é um “filme” :slight_smile: .

Obrigado.

Se usares Sonoffs ou Shellys a melhor opção será os interruptores de pressão (também conhecidos por interruptores de mola, clique, etc) que são os usados nas campainhas.

Este tipo de interruptores tem como característica ficar sempre na mesma posição, já os interruptores tradicionais tipo liga/desliga {quando usados com um equipamento IoT) se os ligares no interruptor e este ficar para baixo e desligares com uma automação ou comando do HA o interruptor fica para baixo.

Visualmente é estranho pois por vezes tens sítios como a sala com vários interruptores lado a lado e as luzes estão todas apagadas mas ficas com uns interruptores para cima outros para baixo. Além disso, e há vários utilizadores que o confirmam, utilizar interruptores tradicionais têm um WAF (Wife Acceptance Factor) baixíssimo e que pode levar a umas discussões e noites passadas no sofá :grin:

Sobre a outra questão da tensão para o interruptor varia em função do equipamento e tecnologias utilizadas. Normalmente os equipamentos de IoT utilizam a tensão da electrónica interna (3V3 ou 5V).

Obrigado pelo esclarecimento @j_assuncao, Elas é que mandam em casa :slight_smile:

Em relação aos shellys, sei que o seu propósito é ser colocado dentro da caixa do interruptor, no entanto existe alguma forma de usar a mudança de estado sem usar o gpio e colocando o shelly junto da lâmpada usando apenas 2 fios até ao interruptor?

Espero ter me feito entender.

Obrigado.

Sim, podes usar desse modo mas isso obriga a passar dois fios extra entre o ponto de luz e o interruptor.

Para esse fim (ficar junto à lâmpada, com fios ao interruptor) , provavelmente ficas melhor servido com um sonoff… Se souberes soldar, usas um basic, senão, um mini…

1 Curtiu

Existem uns efapel de toque de 4 canais DC. São bons para ligar a um wemos/Onofre (não funcionam com shelly)

Não é o design que mais me agrada, mas são uma opção muito válida para certas situações


Gamado de um post do Horta

1 Curtiu

Também já vi esses botões numa instalação knx, ligados a entradas binárias.

Se passar directamente da caixa de distribuição para o ponto de luz fase e neutro, ainda assim tenho de passar os 2 fios extra até ao interruptor?

Como o @Maddoctor diz com o sonoff apenas teria de usar dois condutores isto usando o GPIO.

A minha maior duvida é se existe alguma forma de usar a mudança de estado do shelly mas sem que tenha de chegar 220v ao interruptor.

Se não chegar 230V ao interruptor nada funciona…

E se não passares os dois fios para o interruptor como esperas carregar no botão e acender ou apagar a luz?

Pois… Shelly só mesmo com 220v. O sonoff terias de fazer como dizes…

1 Curtiu

No sonoff se ligar ao GPIO tenho os 3V e chegam 2 fios para que o interruptor funcione com a mudança estado.
Os shellys podiam ter alguma funcionalidade que fizesse o mesmo usando a ligação normal era essa a minha duvida, mas já percebi que não.

Boas,
Eu estou a usar esses botões da Efapel em conjunto com Sonoff para controlar a iluminação.
Mas agora tenho um problema que não sei como contornar, na cabeceira da cama não tenho interruptores, só tenho a caixa para a roseta com o cabo. Conhecem alguma forma de conseguir ligar as luzes sem adicionar interruptor à parede?

Obrigado

Podes por na cabeçeira da cama um botão zigbee e com o mesmo até podes fazer dim às lampadas.

Obrigado, não me tinha lembrado disso. Tenho que encontrar agora 1 com 4 teclas :D.

Não precisam de ter 4 teclas. Os botões zigbee, quase sempre, têm várias funções em cada botão com clique simples, duplo, hold, etc


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade