Escolha de soluções a implementar

Sou novo nisto do HA e estou a começar, no entanto gostava de partilhar o contexto e agradecia opiniões sobre possibilidades de como abordar cada uma das questões que tenho de momento, pois quem tenha mais experiencia provavelmente conhece soluções que ainda não ouvi falar.

Apesar de já andar a “brincar” com as integrações que me são possiveis aqui em casa, o meu projecto principal é controlar a parte electrica (iluminação vá!). Inicialmente pensei em Shelly para todos os interruptores e pronto, a verdade é que depois de começar a pensar um pouco comecei a somar muitos dispositivos wi-fi, por isso estou aberto a uma solução hibrida Wi-fi+Zigbee. As condições que pretendo são as seguintes:

  • Exponho o meu caso porque pretendo limitar os erros na aquisição de equipamento que nao venha a cumprir o proposito. Neste sentido dou prioridade a sugestões de custo mais reduzido possivel para as funções pretendidas.
  • Sou um bocado viciado em dados. Por isso pretendo conseguir medir consumos em tudo o que for possivel. Mais para a frente penso no contador, neste momento pretendo começar a perceber onde estão os gastos para começar a optimizar.
  • Tenho caixas de derivação por cima da maior parte das portas por isso puxar neutro à partida não vai ser terrivel.
  • Pretendo manter a funcionalidade dos interruptores aqui de casa. Estaria ainda a pensar trocar tudo para os de pressão.
  • Indico os interruptores com numeros por serem de comutação. É onde tenho mais duvidas do que usar.
  • A luz na escada faria questão de uma solução que possibilite reduzir e aumentar a intensidade da luz, por exemplo para colocar uma automação em que a luminosidade vá aumentando ao longo do dia.
  • Apesar de fazer menos sentido estou aberto a algumas soluções que envolvam interruptor e lampada por exemplo.
  • No quarto da criança, já começa a sair sozinha tenho interesse em fazer algo do genero, a partir de x horas um sensor de movimento se mudar de estado acender as luzes de presença para ela.
  • Aceito Zigbee para interruptores se tiverem “equivalencia” a Shelly.
  • Os faceis como Sala e Cozinha o que tinha pensado seria mesmo os Shelly 2.5.
  • Neste momento tenho um ConbeeII pensado para ficar no piso 1. Pretendo tomadas e sensores Zigbee para a cozinha no entanto vão estar longe do controlador por isso soluções intermedias entre os pisos podem dar jeito.
  • Tenho uma rede mesh com AP na sala e no Escritorio. Como wi-fi e Zigbee estão na mesma frequencia (2.4GHz) pensei em mudar o wi-fi para os 5GHz mas do que tenho visto a maior parte dos dispositivos não funciona nos 5GHz. Como gerir interferencia? É critico?

Não pretendo de todo que me apresentem uma solução geral “chave na mão”. Estou sim, aberto a sugestões, especialmente os casos de comutação (que me estão a adiar a escolha de equipamento), e para organizar as ideias por exemplo optando por soluções diferentes entre divisões.

Não sei o que pretendes medir…
Tens várias opções, tens equipamentos que medem um circuito individual, tens equipamentos que medem o geral, sendo que no circuitos indivuais podes medir lampadas ou tomadas… e depois ainda tens interruptores que também medem consumos de lampadas, sendo que isto na minha opinião já é algo um pouco parvo pois já existem ferramentas para calcular o consumo de lampadas sem ser preciso um device com medidor de consumo.
Tens que ver o que te interessa.

Excelente

Tendo interruptores de pressão tiras muito mais vantagem em devices wifi do que propriamente zigbee, já discuti isso contigo no canal de voz… mas tu é que saberes ser queres realmente abrir um mundo de possibilidades ou ficar apenas funcional. Exemplo: 1 clique acender a luz do teu quarto, 1 clique longo fechar o estore do teu quarto, dois cliques desligar tudo antes de deitar.
Caso o HA por algum motivo ficar em baixo funciona tudo na mesma, aqui podes aplicar firmwares alternativos aos devices (exemplo ) tasmota que te abre este leque, em que o zigbee está actualmente mais limitado.

não entendi a questão dos números.

Esta parte já estamos a falar de automações depois fazes o que quiseres seja com lampadas wifi ou zigbee.

Como disse anteriormente, com uma solucão de interruptor zigbee ficas mais limitado mas funcional…
Lampadas depende do que queres… tens solucao caras e baratas depende mais uma vez do que queres…luz quente, fria, cores, sem cores…

Como referido também anteriormente isso são automações fazes o que quiseres, seja wifi ou zigbee…

tudo o que for zigbee e estiver ligado a electricidade constantemente, faz de repetidor a ideia de tomadas espalhadas pela casa não me parece má ideia.

isto já te foi respondido no discord.

A minha sugestão e opinião que vale o que vale, visto que te tenho visto a fazer esforços para avançar com o Home Assistant, é uma solução hibrida, vendo o desenho da tua casa, e avaliando tu o sinal wifi da mesma… “eu” optaria tudo o que seja interruptores a solução wifi…(porque dame mais liberdade actualmente para fazer mt mais) e uma solucao zigbee para tudo o resto.

Caso não pretendas algo fora da caixa… mete tudo zigbee.
Faz um apanhado de quantos dispositivos precisas no total incluindo lampadas e ajusta o teu orçamento para o que te for mais conveniente.
Ambos os casos são sempre fáceis de subsituir.
PS: compra spares de tudo…
Isto é… se precisares de 10 interruptores … compra 13 ou 14… hoje eles funcionam, em 2023 se calhar tambem, em 2024 se calhar tambem… em 2028 se calhar ja não… e depois nao arranjas interruptores iguais… e ficas com um de cada nação.

Boa sorte

Olá, penso que pretendes demasiadas coisas num só tópico… A minha configuração é muito similar á que indicas.

Penso que cada caso é um caso e o que procuras atingir como objectivo vai realmente definir os elementos que escolhes, pelo que a filosofia do HA é isso mesmo ir expandido… No meu caso comecei com um objectivo muito bem definido, mas com o passar do tempo fui alterando o conceito de base… Penso que deverias sobretudo concentrar-te no tipo de automação que requeres e definir se começar com o HA ou node red, por exemplo… por outro lado o conceito de smart house deveria passsar por não termos que clicar em nada, e trabalhar apenas com sensores de presença ou a voz… apesar de eu não ser muito fã desta filosofia…

Em relação à rede WIFI esse tem sido o meu maior desafio… tenho um sistema Mesh da TPLink e infelizmente não me permite a alteração de canal… apesar de estar no canal 12 e o zigbee no 11 tem funcionado relatimente bem, ou seja estável… claro que existe ruido mas não me tem criado problemas exagerados.

Em relação ao controlo de energia é realmente uma decisão pessoal, eu pessoalmente faço um controlo de energia devido a ter paineis solares, o que me permite a optimização da energia. Em relação a equipamentos básicos, como extractores ou lampadas, não me parece muito interessante, se olharmos para o retorno do investimento… numa lampada se gastarmos 10W por dia quanto tempo vamos andar para pagar o valor do shelly? sem esquecer que este tb gasta alguma energia :slight_smile:
Para realizar automações com lâmpadas (eu tenho algumas mas fui desactivando ao longo do tempo) é realmente mais interessante os shelly para ligar/desligar, mas as lampadas zigbee talvez sejam mais simples para RGB e luminosidade… eu utilizo as do IKEA que são a bom preço e funcionam como repetidores.

Existem atualmente shellies que não necessitam neutro, o que por exemplo é muito interessante para interruptores escada. Tens tb um novo disjuntor Shelly que te permite controlar tudo desde o quadro geral…

Eu pessoalmente investi o meu tempo e dinheiro em sistemas mais funcionais que para o “show”… por exemplo utilizar a energia dos paineis solares para alimentar os AC’s, bomba de calor ou outros equipamentos. Outro exemplo foi a automação dos extarctores de WC, uma vez que vivo numa zona com bastante humidade e estes permitem-me agora melhorar muito o valor da humidade absoluta no interior de caso, terminei com fungos e cheiros… Na verdade para mim as lampadas são a parte menos interessante da automação da casa e que finalmente acabamos por não utilizar de forma recorrente…

Isto sai um pouco do teu pedido, mas às vezes é bom termos algumas ideias divergentes por forma a termos a certeza da escolha do nosso caminho :slight_smile:
Boas automações!

2 Curtiram

Obrigado desde já por responderem a um topico tão extenso.

Quanto ao que quero medir, na verdade é tudo o que for possivel. A nivel de interruptores pretendo medir o consumo ou seja quando gasta de energia vs tempo, basicamente kwh algo do genero.

A minha questão aqui é que faz-me confusão como em comutação de escada um dispositivo (wifi ou zigbee) contra os 2 interrupores um deles não tendo dispositivo. O que vejo esquemas mesmo de Zigbee a indicarem que fazem comutação de escada. O exemplo dado de diferentes cliques num botao de pressão funciona tanto para wifi como zigbee? Ainda não investi tempo em perceber tasmota.

O meu maior desafio é a comutação de escada, no entanto vou arriscar com um esquema partilhado noutro post aqui e que me enviaste. Vou esperar ter a mesma sorte desse tal caso e ter as duas lampadas ligadas ao mesmo interruptor senão vou ter que pedir ajuda com novo esquema.

Quanto à parte da lampada e de intensidades, existe algum problema por exemplo em ter nessa comutação de escada um Shelly e depois no candeeiro ter lampada zigbee? A automação junto tudo no HA.

Tudo o que for sensores vou em Zigbee e ja mudei de opiniao pelo menos inicialemte seguir Z2MQTT

Neste momento estou a pensar seriamente seguir com os interruptores por wi-fi e tudo o resto vai ser zigbee.
Sendo que o controlador Zigbee fica cá em cima, se substituir o candeiro da escada e depois o outro cá em baixo colocando lampadas zigbee consigo chegar à cozinha.

A ideia dos interruptores extra é boa obrigado.

Vou começar pelo fim.

Eu gosto de ver novos casos de como usar as coisas é assim que aprendo o que é possivel por isso até agradeço os exemplos. No meu caso não tenho nada disso, vou tentar ver (bem mais tarde, que estou a começar) como controlar agua e gas, mas neste momento interessa-me perceber o que cada “cenario” que tenho tenho em casa gasta para conseguir optiimizar e facilitar se possivel poupando tambem. Por exemplo trabalho de casa tenho um laptop 24h ligado na doc com 2 ecras que as vezes estao ligados outras vezes não etc. O mesmo em partes da casa, o pessoal sai e fica a gastar o dia todo, usar luzes que seja dimmable e essas coisas, em certos aspectos vai ajudar bastante.

Quanto a manter os “botões” prende-se pelo facto do resto das pessoas. Tambem recebemos muitas pessoas, a simples ideia de botões trocados nos interruptores mexe comigo, ter pessoal a ligar quando nao precisa etc pode acontecer e não quero.

Esse teu ponto da rede mesh TPLink é relevante porque tambem tenho uma. Na app dos meus Decos não consigo alterar canais mas estava a espera de o conseguir fazer no lado do Zigbee.

Estamos alinhados na parte da humidade felizmente não temos problemas nesta casa no que diz respeito a WC no entanto tanto no quarto da pequena como no meu gostava de conseguir ligar desumidificadores e criar rotidas do genero, sensor de humidade acima de x, e periodo entre xh e yh entao ligar desumidifcador.

Obrigado pelas dicas.

1 Curtiu

Os shelly têm a opção de trabalhar com interruptor de duas posições sem que isso altere as automações, mas caso os queiras sempre voltados para o mesmo lado,então a solução são botões de pressão.

Os deco não permitem isso, e pelo que fui lendo os zigbee não gostam muito de alterar o canal de base.
Tenho tb uma automação para controlar o meu posto de trabalho, para me lembrar dos horários… De todas as formas isto é mais para trocar ideias, vejo que afinal já tens tudo bem definido.

Quanto aos shelly’s e do que vi as minhas ligações serão assim. O que me falta ver:

  • Se as lampadas estao a duas no interruptor duplo que espero que sim, senão já não sei como fazer.

A minha questão é, quero colocar interruptor de pressão em todos, posso (consigo) colocar botões de pressão nos interruptores simples e te-los a funcionar? Isto é o que queria fazer e é o meu “primeiro” projecto. Os restantes já é comutação também mas é sempre de interruptor simples para simples.

Hm, pois falta de experiencia da minha parte, pensei mesmo que com os Zigbee conseguiria escolher o canal, assim fico meio “desarmado”.

Essas do posto de trabalho estarei interessado em ouvi mais, provavelmente noutro forum, mas trabalho de casa então quero mesmo optimizar tudo o que tenho.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade