Sou novo nisto do HA e estou a começar, no entanto gostava de partilhar o contexto e agradecia opiniões sobre possibilidades de como abordar cada uma das questões que tenho de momento, pois quem tenha mais experiencia provavelmente conhece soluções que ainda não ouvi falar.
Apesar de já andar a “brincar” com as integrações que me são possiveis aqui em casa, o meu projecto principal é controlar a parte electrica (iluminação vá!). Inicialmente pensei em Shelly para todos os interruptores e pronto, a verdade é que depois de começar a pensar um pouco comecei a somar muitos dispositivos wi-fi, por isso estou aberto a uma solução hibrida Wi-fi+Zigbee. As condições que pretendo são as seguintes:
- Exponho o meu caso porque pretendo limitar os erros na aquisição de equipamento que nao venha a cumprir o proposito. Neste sentido dou prioridade a sugestões de custo mais reduzido possivel para as funções pretendidas.
- Sou um bocado viciado em dados. Por isso pretendo conseguir medir consumos em tudo o que for possivel. Mais para a frente penso no contador, neste momento pretendo começar a perceber onde estão os gastos para começar a optimizar.
- Tenho caixas de derivação por cima da maior parte das portas por isso puxar neutro à partida não vai ser terrivel.
- Pretendo manter a funcionalidade dos interruptores aqui de casa. Estaria ainda a pensar trocar tudo para os de pressão.
- Indico os interruptores com numeros por serem de comutação. É onde tenho mais duvidas do que usar.
- A luz na escada faria questão de uma solução que possibilite reduzir e aumentar a intensidade da luz, por exemplo para colocar uma automação em que a luminosidade vá aumentando ao longo do dia.
- Apesar de fazer menos sentido estou aberto a algumas soluções que envolvam interruptor e lampada por exemplo.
- No quarto da criança, já começa a sair sozinha tenho interesse em fazer algo do genero, a partir de x horas um sensor de movimento se mudar de estado acender as luzes de presença para ela.
- Aceito Zigbee para interruptores se tiverem “equivalencia” a Shelly.
- Os faceis como Sala e Cozinha o que tinha pensado seria mesmo os Shelly 2.5.
- Neste momento tenho um ConbeeII pensado para ficar no piso 1. Pretendo tomadas e sensores Zigbee para a cozinha no entanto vão estar longe do controlador por isso soluções intermedias entre os pisos podem dar jeito.
- Tenho uma rede mesh com AP na sala e no Escritorio. Como wi-fi e Zigbee estão na mesma frequencia (2.4GHz) pensei em mudar o wi-fi para os 5GHz mas do que tenho visto a maior parte dos dispositivos não funciona nos 5GHz. Como gerir interferencia? É critico?
Não pretendo de todo que me apresentem uma solução geral “chave na mão”. Estou sim, aberto a sugestões, especialmente os casos de comutação (que me estão a adiar a escolha de equipamento), e para organizar as ideias por exemplo optando por soluções diferentes entre divisões.