Boa Noite:
Há menos de duas semanas entrei neste mundo do IoT com a compra de um Shelly EM para analisar consumos de energia e validar se faz sentido o auto-consumo.
Entretanto já o tenho a trabalhar e depois descobri esta “coisa” maravilhosa chamada Home Assistant e tenho-o a correr num PI 4 2Gb. A versão é o Core.
Dito isto, e com a preciosa ajuda deste forum já instalei o HACS e em seguida o ERSE e já tenho os Utility Diários, Semanais, Mensais e Anuais em Bi-Horário na EDP. Estou ainda a descobrir se fazem reset, etc.
Estes utility é sobre a casa toda.
No entanto tenho já algumas questões que passo a indicar:
- Tenho este componente, “EDP - 6.9 kVA - Bi-Horária Ciclo Semanal cost” mas ela continua sempre desconhecido. Isto é o quê? Da leitura desta thread fico com a ideia que soma o fixo? Como nada tem…
- Este sensor foi adicionado (se bem entendo) pela EDP/ERSE: “Casa Total Energy cost” E ele dá-me o valor da energia consumida em Euros . No entanto, o valor dele é sempre superior ao valor que tenho aplicando os templates aqui desta thread com a energia vazio e cheio. Tenho uma diferença de 2 Euros. Ou seja, que contas faz ele? Aparenta estar a usar o sensor do utility_meter (que é do Shelly 3M já a energia consumida) e será que aplica um valor de cheio/vazio ao total?
- Por fim estou a usar um gráfico de Histórico (history-graph) da potencia consumida e tem imensos picos. Do que li por aqui por vezes alguns aparelhos provocam isso e dizem para usar o Left no utility_meter. Nas neste tipo de gráfico não é possível ou é…ou crio um utility_meter e faço com o Left?
Obrigado desde já pelo apoio, pois estou a começar a desbravar este mundo
CGR