ERSE - Contabilizar os custos com Energia Elétrica (Versão Janeiro 2021)

Viva,

Gostei de ver esta aleternativa por ter la os valores que se pode alterar das taxas da edp e etc. Mas no entanto não consegui fazer essa interação.
Logo no inicio quando fala do grafana, é preciso la adicionar algum valor ou é só para se puder tirar aquele código mostrado?

Boas,

Uma ajuda, tenho esta integração “semi” a funcionar, com a seguinte configuração:

(Configuration.yaml)

utility_meter:
  daily_energy:
    source: sensor.energia_rede
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy:
    source: sensor.energia_rede
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  daily_energy_termoac:
    source: sensor.energia_termoacumulador
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy_termoac:
    source: sensor.energia_termoacumulador
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio

(sensors.yaml)

- platform: integration
  source: sensor.shellyem_b04970_channel_1_power
  name: "Energia Rede"
  unit_prefix: k
  round: 2
    
- platform: integration
  source: sensor.shelly1pm_40f52000c94e_power
  name: "Energia TermoAcumulador"
  unit_prefix: k
  round: 2

até ontem tinha só o shelly1pm configurado e a funcionar com as diferentes tarifas, embora tivesse a sensação que me estava a duplicar os valores efectivos do shelly1pm.

ontem adicionei 1 shelly EM, para me medir todo o consumo da casa, o qual aparentemente está a funcionar correctamente. Neste momento o shelly1pm não me está a dar valores de energia em vazio, aparece-me o valor totalmente na tarifa “fora vazio”, apesar de ter estado ligado em vazio umas boas horas.
Já analisei “n” vezes a configuração, não encontro qualquer erro…

Mais uma questão, o valor do shelly (power) supostamente vem em W, penso que não estou a fazer mal a integração para obter a energia, mas fico com a sensação que o valor obtido parece-me inflacionado…

Aproveito a edição do Post para colocar mais uma informação:
Às 7h da manhã de hoje (1º dia do mês), a aplicação Shelly, reportava de consumo
Total Casa às 7h: 18.25kWh
Termoacumulador às 7h: 5.55kWh
Portanto, tirando o valor da “Energia Dia - Vazio” , quase correcto, todos os outros valores (Vazio) estão incorrectos.

Agradeço qualquer ajuda
Cumps

editado: corrigido o post para obedecer às regras, penso que agora esteja tudo conforme. As minhas desculpas.

1 Curtiu

@MRBetes quando publicares código ou logs deves fazê-lo como texto. Depois deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver. Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ.

Vê um exemplo:

3333333

Olá.

Tens o ERSE bem configurado?

Experimenta veres se tens o seguinte para a mudança de tarifa:

Nota: eu tenho bastantes “tarifários de operador” no ERSE.

Agora entra dentro do ERSE

Depois dentro do detalhe:

Verifica se os teus sensores estão bem.

Deves ter 4. Sendo 2 para cada Shelly.
Eu tenho bem mais.
No entanto também deves verificar qual é o estado de cada utility meter. Se está a coletar ou em pausa.

João, muito obrigado pela dica.
Um dos problemas eventualmente ultrapassado , tinha efectivamente apenas dois utility meters configurados no ERSE (os iniciais, que reaproveitei )
power

Em relação aos valores incorrectos, estou a usar a integração da própria Shelly no Home Assistant, acho que vou mudar para MQTT para ver se tenho resultados diferentes.

O erro não está relacionado com o mqtt ou integração da Shelly.

O teu problema deve ser o facto de o sistema não estar a assumir a tarifa correta a coletar.

Não te pode aparecer Desconhecido à frente do edp_bi_horario_cicko_semanal.

Tenta fazer restart ao HA.

Se não der remove o ERSE e volta a instalar.
Após instalar restart ao HA.
Após escolher o ciclo restart ao HA (pelo vezes uma vez).

Mais uma vez muito obrigado João.
O erro que estou a falar já não é desse, ele estar desconhecido tinha efetivamente a ver com alterações que tinha feito e que ainda não tinha feito restart ao HA, (tinha eliminado a integração e voltado a criar de novo), neste momento está correcto - Fora de Vazio.

O problema agora é respeitante aos valores totais incorrectos (aparentemente), daí ter referido a mudança para MQTT! Parece-me que o valor calculado pela integração é quase o dobro do valor que vejo na aplicação Shelly.
Provavelmente vou esperar por amanhã para validar, agora já com todas as configurações do ERSE correctas.

A quem me poder esclarecer algumas duvidas acerca do ERSE agradecia.

  1. Tenho produção solar e estou a usar um sensor Wibeee para o consumo, as pinças estão a abraçar a entrada dos cabos do fornecedor (EDP). Como tenho por vezes excesso, parece-me que o ERSE contabiliza o excedente como consumo, será assim? Terei mal implementado?
  2. O sensor que devo usar no ERSE é um sensor que mede energia Wh e não somente potencia W, é assim?
    Quanto ao ponto 1. se o que afirmo estiver correto, como posso alterar de modo que se houver excesso de produção, o Erse não contabilize.
    Obrigado.

O sensor a usar no ERSE terá que ser SEMPRE um utility meter. Esse utility meter é que deve ter um sensor de energia kWh e não kW.

Relativamente à primeira questão, o utility meter vai somar sempre o que estiver no sensor. Se for zero ele “soma” zero, se for diferente ele vai “somando” o valor em questão.

Obrigado João Lopes.
Relativamente à primeira questão, e se for negativo (caso de injeção na rede)? A mim parece-me que ele soma, não leva em conta o sinal negativo. No entanto se fosse enferior ou igual a zero não deveria contar.
Obrigado.

Bom dia,

Depois de ter tudo a funcionar em pleno por coincidência com a atualização da nova versão do home assistant o meu tarifário /entidade da ERSE passou ao estado de restaurado com resultado desconhecido. Ao entrar na entidade dizia que a entidade tinha ficado órfã.

Não sabendo o que fazer pensei em adicionar um novo tarifário e apaguei esta entidade. Entretanto percebi que não conseguia adicionar um novo tarifário e decidi apagar a integração para voltar a instalar a mesma.

Após isto tenho continuamente tentado instalar a integração mas sem sucesso, aparecendo sempre esta mensagem: de erro ‘‘o fluxo da informação não pôde ser carregado’’.

Carregando de novo em adicionar integrações recebo a seguinte mensagem: ‘‘por favor aguarde enquanto a integracao está a ser carregada’’’.

Fica neste estado horas.

Entretanto desinstalei no Hacs a ERSE e voltei a instalar. Verifiquei no file editor se estava tudo ok e voltei a tentar instalar a aplicação mas sem sucesso voltando a dar a mesma mensagem de erro e voltando, após insistência, a dar a outra mensagem de que a integração está a ser instalada.

Verificando o erro de seguida constata-se a seguinte info de erro:

Logger: homeassistant.config_entries
Source: config_entries.py:575
First occurred: 3:35:40 (2 occurrences)
Last logged: 8:53:23

Error occurred loading configuration flow for integration erse: cannot import name ‘Operators’ from ‘electricity.tariffs’ (/usr/local/lib/python3.8/site-packages/electricity/tariffs.py)

Podem dar-me uma ajuda? Estou a ficar “doente” com isto…

Não há ninguém que me consiga dar uma ajuda?

Ou este não é o local indicado para o fazer? Peço desculpa se não for, sou novato em tudo isto, e apenas gostaria de repor o tarifário do ERSE para ter os indicadores a funcionar em pleno. Caso n\ao seja este o local indicado para este tipo de pergunta agradeço que me indiquem onde devo colocar a questão por forma a obter ajuda.

Muito obrigado!

M

Boa tarde,

Esse nível e profundidade de problemas não consigo resolver.
Talvez o @dgomes tenha alguma ideia de resolução do teu problema.

Estamos a tentar resolver em https://github.com/dgomes/ha_erse/issues/9 mas estou com dificuldade em perceber o que pode ter causado, até pq não ha mais reportes de problemas…

Estou a tentar isto com um Shelly EM, e está aqui qualquer coisa esquesita que não consigo resolver.

Criei o sensor.platform a ir buscar o shelly e tudo bem. Começou a contar e está neste momento com 0.02 kWh

A questão é que quando criei o utility meter e posteriormente a integração com o ERSE ambos os sensores já estão com valores absurdos. Por exemplo o Fora de Vazio começa logo com 98898 em kWh, já o vazio (que ainda nem começou a contar) está com 154. Alguém faz ideia o que possa ser?

Mostra a tua configuração completa sff.

Boas
Vou tentar expor a minha dúvida a ver se alguém já pensou numa solução (que não encontrei)…
Eu por exemplo tenho faturação de dia 13 a 12; coloco offset 12 dias tudo ok.
Mas para calcular o custo, o “now().day” não vai calcular corretamente porque vai multiplicar por 13 no 1º dia de faturação e por 12 no último, ou estou errado?
Há forma de contornar isto? Ou só conseguimos mesmo calcular o custo mensal se a faturação iniciar no dia 1?
Muito obrigado!

Se os cálculos forem feitos sobre o valor dado pelo Utility Meter vai sem sempre para os dias definidos como offset.

1 Curtiu

Pensei que ele ia calcular sempre usando o now().day como sendo o dia de hoje (23 por exemplo) e não os dias desde o reset do utility_meter.
Vou testar, obrigado

Mais alguém com o Error de Initial Sync?

Logger: custom_components.erse.sensor
Source: custom_components/erse/sensor.py:91
Integration: Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (documentation, issues)
First occurred: 1:16:28 (1 occurrences)
Last logged: 1:16:28

Initial Sync

Não tenho notado problemas no funcionamento, mas o registo nos logs começou a aparecer com os core updates: 2021.4.X


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade