Tens um erro de identação
corrige desta forma:
Tens um erro de identação
corrige desta forma:
Muito obrigado pela ajuda, já não da error.
Bom dia a todos,
alguem me pode dar uma possivel dica de porque o meu sensor “vazio” estar a 0 e o “fora de vazio” estar a contar?
estava tudo a funcionar correctamente, contudo a meados do mes deixou de funcionar… se calhar vou refazer os meus ficheiros yaml, para ver se tenho la algum erro
Boa tarde a todos,
esta informação interessa-me bastante, mas uma das coisas que preciso não vejo aqui explicada, mas pode ter-me passado despercebida.
Eu tenho um contador inteligente, e apesar de ter contratada a tarifa simples, consigo saber quanto consumo em cheio, vazio e ponta, e fazer as contas para as várias opções (simples, bi-horário e tri-horário).
O que eu não consigo é simular ciclos diferentes, e para isso queria fazer no HA com o shelly EM. Os ciclos (diário ou semanal) fazem com que os horários em que o consumo conta para cheio, vazio ou ponta mudem. O utility_meter tem um parâmetro “cycle”, mas não é isso, isso é apenas para definir quando é feito reset ao contador… Como posso definir os ciclos de consumo?
Olá.
A configuração do ERSE já não se faz no YAML.
Será que tens isso bem?
Podes mostrar como tens a configuração do utility meter (essa feita no YAML) sff?
Quando referes “ciclos de consumo” estás a referir a aos ciclos horários que os Operadores contratualizam (exemplos: simples, bi horário diário, bi horário semanal, etc)?
Se for isso, a gestão desses horários é efetuada pela integração ERSE.
Eu tenho exatamente isso que pretendes. Tenho contrato com tarifa simples. O meu contador dá os valores tri-horario diários.
No HA tenho 4 simulações: bi-horário diário/semanal + tri-horário diário/semanal.
Para cada conjunto destas simulações tenho os respectivos utility meter.
Ok, acho que já estou a perceber, o ERSE o que faz é mudar o consumo actual para o tipo certo (vazio, cheio, ponta) consoante a opção de tarifário escolhida.
Não estou a conseguir adicionar o ERSE no HA, estou com o HASSOS numa VM, já fui ao “Add-on Store” e “Adicionar Integração” mas não aparece…
O componente ERSE é instalado a partir do HACS e depois é configurado nas Integrações do HA.
Não consigo encontrar nada que diga HACS na minha interface…
Não encontras porque tens de instalar primeiro.
Obrigado!
Esta noite (no horario de vazio) ja começou a coletar os valores está resolvido!
Ainda não estou bem dentro dos termos e siglas do HA, pensei que HACS fosse uma coisa antiga, pela sigla (Home Assistant Community Store) pensei que fosse o mesmo que o “Add-on Store” que aparece no Supervisor. Então como instalo o HACS numa VM com HASSOS?
Clica no link que aparece aqui na palavra HACS que está tudo explicado. E se pesquisares aqui no fórum também tens boa informação sobre o assunto.
Obrigado a todos pela ajuda, penso que já consegui fazer o que queria, que era comparar os vários tarifários da EDP para o meu consumo.
Vou deixar o que fiz, pode ser que ajude alguém que queira fazer a mesma coisa, ou se estiver algo errado avisem!
Então, tenho um sensor total_energy
que no meu caso obtém o acumulado do consumo em kWh de 5 em 5 minutos através de API REST de um shelly EM (poderia ser um intervalo mais curto para as contagens ficarem 100% no ciclo correcto, mas penso que assim já terei um valor bastante aproximado do real), mas podem ser usadas várias abordagens e sensores diferentes desde que se obtenha o consumo em kWh.
Usei o total_energy
para criar os seguintes utility_meter
(não criei as versões diárias porque acho que não é muito relevante, interessa-me ver o total mensal):
utility_meter:
monthly_energy_bi_diario:
source: sensor.total_energy
cycle: monthly
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio
monthly_energy_bi_semanal:
tariffs:
- Fora de Vazio
- Vazio
monthly_energy_tri_diario:
tariffs:
- Vazio
- Ponta
- Cheias
monthly_energy_tri_semanal:
tariffs:
- Vazio
- Ponta
- Cheias
Depois configurei as seguintes itegrações no ERSE, para os consumos irem para a tarifa correcta consoante o dia e hora:
Finalmente criei os sensores para calcular o valor (como quero apenas comparar os vários tarifários não considerei as partes fixas como a taxa audiovisual e potência contratada, mas podem fazer sentido se se quiser estimar o total da factura, ou comparar vários fornecedores):
sensor:
- platform: template
sensors:
fatura_energia_simples:
friendly_name: "Fatura Energia simples"
value_template: >-
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_vazio.state) * 0.1453 + float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_fora_de_vazio.state) * 0.1453) * 1.23 ) | round(2) }}
unit_of_measurement: "€"
fatura_energia_bi_diario:
friendly_name: "Fatura Energia bi-horário diário"
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_vazio.state) * 0.0924 + float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_fora_de_vazio.state) * 0.1834) * 1.23 ) | round(2) }}
fatura_energia_bi_semanal:
friendly_name: "Fatura Energia bi-horário semanal"
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_bi_semanal_vazio.state) * 0.0924 + float(states.sensor.monthly_energy_bi_semanal_fora_de_vazio.state) * 0.1834) * 1.23 ) | round(2) }}
fatura_energia_tri_diario:
friendly_name: "Fatura Energia tri-horário diário"
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_tri_diario_vazio.state) * 0.0890 + float(states.sensor.monthly_energy_tri_diario_ponta.state) * 0.2751 + float(states.sensor.monthly_energy_tri_diario_cheias.state) * 0.1487) * 1.23 ) | round(2) }}
fatura_energia_tri_semanal:
friendly_name: "Fatura Energia tri-horário semanal"
{{ ((float(states.sensor.monthly_energy_tri_semanal_vazio.state) * 0.0890 + float(states.sensor.monthly_energy_tri_semanal_ponta.state) * 0.2751 + float(states.sensor.monthly_energy_tri_semanal_cheias.state) * 0.1487) * 1.23 ) | round(2) }}
Eu também tenho um Shelly EM a medir o geral.
Já tive a configuração algo semelhante a essa. Inclusive durante esse período tive também o utility meter a usar o valor instantâneo de consumo reportado pelo Shelly.
Existem de facto algumas diferenças entre valores (acumulado do Shelly vs instantâneo do Shelly). A razão que notei para existirem essas diferenças é quando existe a mudança do horário de vazio para fora de vazio e vice versa.
Exemplo: se estiveres a gastar muito e se mudar de vazio para fora de vazio e se o sensor nesse momento estiver à quatro minutos por atualizar, quando o mesmo atualizar esse valor consumido durante esses quatro minutos vai ser incrementado no período fora de vazio em vez de vazio.
Se por outro lado estiveres a usar o sensor do consumo instantâneo do Shelly, esse erro vai ser muito muito menor, senão perto de zero.
Eu cheguei a notar algumas diferenças quando testei isso. Dessa forma a minha sugestão é a utilização do valor instantâneo do Shelly.
Eu enganei-me, peço desculpa, no sensor de húmidade e temperatura é que estou a usar um intervalo de 5min; no shelly EM estou a fazer a chamada por REST de 2 em 2s, porque também tenho um dashboard que mostra o consumo instantâneo e quero que seja real-time ou quase.
Provavelmente por mqtt seria mais eficiente, porque é o próprio shelly que reporta os valores, mas para usar mqtt tenho que deixar de usá-lo na app de shelly cloud e por enquanto ainda não queria…
Penso que até à pouco tempo o Shelly EM apenas calculava e atualizava o valor acumulado de 5 em 5 minutos. Isso pode interferir com os resultados calculados.
Não sei com que frequência o faz agora, mas estive um pouco atento e não atualiza com a mesma frequência do instantâneo (estou a usar mqtt).
Se queres manter a cloud, porque é que não usas a integração oficial?
Fazer interrogação ao Shelly de 2 em 2 segundos pode não ser muito eficiente. Até acho que não é muito bom. Isso x o número de sensores que obtenha do Shelly. Uiii, coitado está sempre a bombar.
No entanto sugiro que penses em eliminar a cloud.
EDIT: se quiseres falar sobre soluções para o Shelly EM passa no discord. Não vá isto começar a ficar off-topic.
É só uma chamada de 2 em 2s, cada chamada REST traz a informação toda do shelly e das duas pinças (V, wh, W, etc.), ora experimenta no browser com os dados do teu shelly EM - http://<IP>/status/; depois pego neste json com sensores template e apanho os valores que me interessam.
Mas ainda vou testar a integração oficial…
Por enquanto não quero perder a hipótese da cloud porque ainda tenho que pensar onde vou correr o HA, neste momento tenho numa VM no meu pc pessoal para experimentar, mas não é viável ter o pc ligado 24/7, para além de que fica mais lento nas outras tarefas do dia-a-dia…
Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt