ERSE - Contabilizar os custos com Energia Elétrica (Versão Janeiro 2021)

Tens um erro de identação

corrige desta forma:

1 Curtiu

Muito obrigado pela ajuda, já não da error.

1 Curtiu

Bom dia a todos,

alguem me pode dar uma possivel dica de porque o meu sensor “vazio” estar a 0 e o “fora de vazio” estar a contar?

image

estava tudo a funcionar correctamente, contudo a meados do mes deixou de funcionar… se calhar vou refazer os meus ficheiros yaml, para ver se tenho la algum erro

Boa tarde a todos,

esta informação interessa-me bastante, mas uma das coisas que preciso não vejo aqui explicada, mas pode ter-me passado despercebida.
Eu tenho um contador inteligente, e apesar de ter contratada a tarifa simples, consigo saber quanto consumo em cheio, vazio e ponta, e fazer as contas para as várias opções (simples, bi-horário e tri-horário).
O que eu não consigo é simular ciclos diferentes, e para isso queria fazer no HA com o shelly EM. Os ciclos (diário ou semanal) fazem com que os horários em que o consumo conta para cheio, vazio ou ponta mudem. O utility_meter tem um parâmetro “cycle”, mas não é isso, isso é apenas para definir quando é feito reset ao contador… Como posso definir os ciclos de consumo?

Olá.
A configuração do ERSE já não se faz no YAML.
Será que tens isso bem?
Podes mostrar como tens a configuração do utility meter (essa feita no YAML) sff?

Quando referes “ciclos de consumo” estás a referir a aos ciclos horários que os Operadores contratualizam (exemplos: simples, bi horário diário, bi horário semanal, etc)?
Se for isso, a gestão desses horários é efetuada pela integração ERSE.

Eu tenho exatamente isso que pretendes. Tenho contrato com tarifa simples. O meu contador dá os valores tri-horario diários.
No HA tenho 4 simulações: bi-horário diário/semanal + tri-horário diário/semanal.
Para cada conjunto destas simulações tenho os respectivos utility meter.

Ok, acho que já estou a perceber, o ERSE o que faz é mudar o consumo actual para o tipo certo (vazio, cheio, ponta) consoante a opção de tarifário escolhida.
Não estou a conseguir adicionar o ERSE no HA, estou com o HASSOS numa VM, já fui ao “Add-on Store” e “Adicionar Integração” mas não aparece…

O componente ERSE é instalado a partir do HACS e depois é configurado nas Integrações do HA.

Não consigo encontrar nada que diga HACS na minha interface…

Não encontras porque tens de instalar primeiro.

1 Curtiu

Obrigado!
Esta noite (no horario de vazio) ja começou a coletar os valores :slight_smile: está resolvido!

Ainda não estou bem dentro dos termos e siglas do HA, pensei que HACS fosse uma coisa antiga, pela sigla (Home Assistant Community Store) pensei que fosse o mesmo que o “Add-on Store” que aparece no Supervisor. Então como instalo o HACS numa VM com HASSOS?

Clica no link que aparece aqui na palavra HACS que está tudo explicado. E se pesquisares aqui no fórum também tens boa informação sobre o assunto.

1 Curtiu

Obrigado a todos pela ajuda, penso que já consegui fazer o que queria, que era comparar os vários tarifários da EDP para o meu consumo.
Vou deixar o que fiz, pode ser que ajude alguém que queira fazer a mesma coisa, ou se estiver algo errado avisem!

Então, tenho um sensor total_energy que no meu caso obtém o acumulado do consumo em kWh de 5 em 5 minutos através de API REST de um shelly EM (poderia ser um intervalo mais curto para as contagens ficarem 100% no ciclo correcto, mas penso que assim já terei um valor bastante aproximado do real), mas podem ser usadas várias abordagens e sensores diferentes desde que se obtenha o consumo em kWh.
Usei o total_energy para criar os seguintes utility_meter (não criei as versões diárias porque acho que não é muito relevante, interessa-me ver o total mensal):

utility_meter:
  monthly_energy_bi_diario:
    source: sensor.total_energy
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy_bi_semanal:
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy_tri_diario:
    tariffs:
      - Vazio
      - Ponta
      - Cheias
  monthly_energy_tri_semanal:
    tariffs:
      - Vazio
      - Ponta
      - Cheias

Depois configurei as seguintes itegrações no ERSE, para os consumos irem para a tarifa correcta consoante o dia e hora:

• EDP → Bi-horário - ciclo diário / utility_meter.monthly_energy_bi_diario
  • EDP → Bi-horário - ciclo semanal / utility_meter.monthly_energy_bi_semanal
  • EDP → Tri-horário - ciclo diário / utility_meter.monthly_energy_tri_diario
  • EDP → Tri-horário - ciclo semanal / utility_meter.monthly_energy_tri_semanal

Finalmente criei os sensores para calcular o valor (como quero apenas comparar os vários tarifários não considerei as partes fixas como a taxa audiovisual e potência contratada, mas podem fazer sentido se se quiser estimar o total da factura, ou comparar vários fornecedores):

sensor:
  - platform: template
    sensors:
      fatura_energia_simples:
        friendly_name: "Fatura Energia simples"
        value_template: >-
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_vazio.state) * 0.1453  + float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_fora_de_vazio.state) * 0.1453) * 1.23 ) | round(2) }}
        unit_of_measurement: "€"
      fatura_energia_bi_diario:
        friendly_name: "Fatura Energia bi-horário diário"
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_vazio.state) * 0.0924  + float(states.sensor.monthly_energy_bi_diario_fora_de_vazio.state) * 0.1834) * 1.23 ) | round(2) }}
      fatura_energia_bi_semanal:
        friendly_name: "Fatura Energia bi-horário semanal"
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_bi_semanal_vazio.state) * 0.0924  + float(states.sensor.monthly_energy_bi_semanal_fora_de_vazio.state) * 0.1834) * 1.23 ) | round(2) }}
      fatura_energia_tri_diario:
        friendly_name: "Fatura Energia tri-horário diário"
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_tri_diario_vazio.state) * 0.0890  + float(states.sensor.monthly_energy_tri_diario_ponta.state) * 0.2751 + float(states.sensor.monthly_energy_tri_diario_cheias.state) * 0.1487) * 1.23 ) | round(2) }}
      fatura_energia_tri_semanal:
        friendly_name: "Fatura Energia tri-horário semanal"
          {{ ((float(states.sensor.monthly_energy_tri_semanal_vazio.state) * 0.0890  + float(states.sensor.monthly_energy_tri_semanal_ponta.state) * 0.2751 + float(states.sensor.monthly_energy_tri_semanal_cheias.state) * 0.1487) * 1.23 ) | round(2) }}

Eu também tenho um Shelly EM a medir o geral.
Já tive a configuração algo semelhante a essa. Inclusive durante esse período tive também o utility meter a usar o valor instantâneo de consumo reportado pelo Shelly.
Existem de facto algumas diferenças entre valores (acumulado do Shelly vs instantâneo do Shelly). A razão que notei para existirem essas diferenças é quando existe a mudança do horário de vazio para fora de vazio e vice versa.
Exemplo: se estiveres a gastar muito e se mudar de vazio para fora de vazio e se o sensor nesse momento estiver à quatro minutos por atualizar, quando o mesmo atualizar esse valor consumido durante esses quatro minutos vai ser incrementado no período fora de vazio em vez de vazio.
Se por outro lado estiveres a usar o sensor do consumo instantâneo do Shelly, esse erro vai ser muito muito menor, senão perto de zero.

Eu cheguei a notar algumas diferenças quando testei isso. Dessa forma a minha sugestão é a utilização do valor instantâneo do Shelly.

Eu enganei-me, peço desculpa, no sensor de húmidade e temperatura é que estou a usar um intervalo de 5min; no shelly EM estou a fazer a chamada por REST de 2 em 2s, porque também tenho um dashboard que mostra o consumo instantâneo e quero que seja real-time ou quase.
Provavelmente por mqtt seria mais eficiente, porque é o próprio shelly que reporta os valores, mas para usar mqtt tenho que deixar de usá-lo na app de shelly cloud e por enquanto ainda não queria…

Penso que até à pouco tempo o Shelly EM apenas calculava e atualizava o valor acumulado de 5 em 5 minutos. Isso pode interferir com os resultados calculados.
Não sei com que frequência o faz agora, mas estive um pouco atento e não atualiza com a mesma frequência do instantâneo (estou a usar mqtt).

Se queres manter a cloud, porque é que não usas a integração oficial?

Fazer interrogação ao Shelly de 2 em 2 segundos pode não ser muito eficiente. Até acho que não é muito bom. Isso x o número de sensores que obtenha do Shelly. Uiii, coitado está sempre a bombar.

No entanto sugiro que penses em eliminar a cloud.

EDIT: se quiseres falar sobre soluções para o Shelly EM passa no discord. Não vá isto começar a ficar off-topic.

É só uma chamada de 2 em 2s, cada chamada REST traz a informação toda do shelly e das duas pinças (V, wh, W, etc.), ora experimenta no browser com os dados do teu shelly EM - http://<IP>/status/; depois pego neste json com sensores template e apanho os valores que me interessam.

Mas ainda vou testar a integração oficial…

Por enquanto não quero perder a hipótese da cloud porque ainda tenho que pensar onde vou correr o HA, neste momento tenho numa VM no meu pc pessoal para experimentar, mas não é viável ter o pc ligado 24/7, para além de que fica mais lento nas outras tarefas do dia-a-dia…

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade