ERSE - Contabilizar os custos com Energia Elétrica (Versão Janeiro 2021)

@Jorge_Estima, agradeço mais uma vez a tua observação, e confirmo que adicionando um número aleatório negligenciável resolve o problema.

Senso assim, faço a reformulação do sensore que antes escrevi, substituindo o que tenha em template, tal como o @dgomes sugeriu, por um com trigger (todos os outros mantêm-se):

template:
  - trigger:
    - platform: time_pattern
      minutes: '/15'
      seconds: 1
    sensor:
      - name: last_15min_period_consumo_energy
        unit_of_measurement: kWh
        state: >-
          {% set consumo = state_attr('sensor.p15min_energy_consumo_rede','last_period')|float(default=0) %}
          {% set excedente = state_attr('sensor.p15min_energy_excedente_rede','last_period')|float(default=0) %}
          {# (consumo - excedente) if (consumo > excedente) else 0 #}
          {{ (consumo - excedente + (range(0,99)|random/100000000)) if (consumo > excedente) else 0 }}

Resultados (Neste caso estou a usar um igual, mas para o excedente, onde tive 2 valores de seguida iguais, às 11:15 e às 11:30):

Por exemplo, às 12:00 e 12:15 também tive valores iguais, mas já aparece um ponto de actualização no gráfico:

e o acumulado diário, sempre crescente, confirma:

Fica assim por enquanto. :slight_smile:

EDIT:
Resolvi evitar ainda a remota possibilidade de haver 2 números aleatórios iguais de seguida, e passei a usar o [resto da divisão por 2] do valor dos minutos (última linha do sensor).

{{ consumo - excedente + ((now().minute%2)/1000000000) if (consumo > excedente) else 0 }}

Estou super intrigado. Acabei de receber mais uma fatura da EDP Comercial. Vendo os consumos normais (sem saldo de 15m) no HA, para o periodo Março-Abril teria consumido 67 kWh.

Indo à página da e-Redes, nas leituras de consumo do contador, tive um consumo de 69 kWh, parecido com o que me dá o HA com o Shelly EM.

Agora na fatura apenas tenho um consumo de 47 kWh!!!

Mesmo com esta questão do saldo a cada 15m, já reparei que a diferença não é muita, seria meia duzia kwh ao fim do mês.

Como é que a e-Redes está de facto a fornecer leituras ou a fazer os cálculos para dar um valor tão baixo, de 69 normais para 47 kWh supostamente média de 15m???

Alguma ajuda? Já alguém verificou isto?

Tens painéis fotovoltaicos?

Sim, tenho paineis com bateria

Se for necessário, disponibilizo o excel da E-redes com os consumos/produção a cada 15m

Gostava que me dessem uma ajuda, gostaria de poder calcular o total do vazio+fora de vazio, como consigo fazer? No fundo gostaria de obter o total (SOMA) dos valores totais diário, semanal e mensal.

Screenshot_20220502-093606_Home Assistant

Podes colocar aqui, por favor, o código do que tens nesses cards?

O que tenho nos cards são os sensores de custo criados com a integração ERSE. São:

sensor.sensor_monthly_energy_vazio_cost
sensor.sensor_daily_energy_fora_de_vazio_cost

Estes sensores foram criado com a configuração inicial aqui:

Screenshot_20220508-072300_Home Assistant

Screenshot_20220508-072209_Home Assistant

Então tens de criar um sensor template, para te somar os 2:

sensor:
  platform: template
    sensors:
      sensor_monthly_energy_cost:
        unique_id: sensor_monthly_energy_cost
        friendly_name: Custo Mensal da Energia
        value_template: >-
          {{ (states('sensor.sensor_monthly_energy_vazio_cost')|float(default=0) + states('sensor.sensor_monthly_energy_fora_de_vazio_cost')|float(default=0))|round(2) }}

e o mesmo para o diário.

1 Curtiu

Perfeito, já está a fucnionar.

image

1 Curtiu

Estou com um problema na implementação do ERSE. Aparentemente todas as entidades estão criadas, mas no interface quando estou a escolher qual a entidade que mede o vazio ela não aparece, a fora de vazio aparece. Já verifiquei e está bem escrita “Fora de Vazio” e “Vazio” no ficheiro e configuração. Nas ferramentas também verifico que está criada a entidade, com valor 0. Já desinstalei e voltei a instalar a integração e não resolveu. Obrigado.

A entidade só vai estar disponível quando tiver valores, enquanto for 0 não vai aparecer.

1 Curtiu

Era mesmo esse o problema, obrigado.

Boa tarde,

Ao configurar a integração quando me pede os sensores para adicionar para fazer cálculo do valor em relação ao consumo, há sensores que não me aparecem para escolher e que eu configurei no utility meter.

Para dizer melhor, há uns que me dão os Kwh automaticatimente e outros que tive de fazer uns passos porque só me dão os W e eu precisava dos Kwh.

Captura de ecrã 2022-08-04 140206

Alguém que consiga ajudar? Acontece o mesmo na integração do próprio home assistant para calcular o valor gasto em eletricidade

Para quem como eu anda intrigado de como a E-Redes faz os cálculos do net metering, sugiro que vejam este post:

https://www.facebook.com/groups/autoconsumofotovoltaico/posts/1081414135745789/

Posto isto, alguém que domine bem o HA e que consiga implementar a abordagem discutida neste post?

Isto é uma interpretação, mas certamente existe um documento oficial da ERSE a regular como isto deve ser feito…

Bom dia a todos,

Tenho vindo a seguir este topico ja á algum tempo e comecei a preparar o meu HA para meter o ERSE a funcionar quando deparei-me com alguns “constrangimentos”.
Tenho Endesa, o meu contador da Cheia, Ponta e Vazio mas a minha tarifa é a simples logo os valores de cada tipo são algo inrrelevantes visto que no final o objetivo é simplesmente somar o total dos 3.
Tenho a porta HAN acessivel e tenho um aparelho (um EOT) que envia para o HA as contagens de energia consumida e exportada (visto que tambem tenho uma UPAC com excedentes enviado para venda).
Com tudo isto, qual será a melhor maneira de implementar isto a fim de monitorizar os custos que tenho, alguma sugestão?

Boas!
Eu só iniciei produção no fim da março (última semana) e ainda não consegui realmente entender tudo, pois os períodos de faturação são diferentes entre a venda e a compra, e não cheguei a ter 3 meses de venda completa, apenas 2 meses e 1 semana que, pelas minhas contas não andaram muito longe. Implementei o sistema dos 15min por diferença, no HA, directo (ou pago ou recebo), e acho que tenho a coisa a funcionar de forma “bastante satisfatória” com o processo que implementei, mas realmente gostava de saber o que estou a fazer. É difícil fazer contas de um lado com um período e de outro com outro (vendo por períodos de 3 meses, início a dia 1 dos meses e compro de 21 a 20 - EDP). Realmente isto não é, logo à partida, fácil de comparar (tem de ser ir dia a dia). Com mais esta questão, a ser verdadeira, nem quero pensar como implementar…
Já me sobram poucos neurónios depois de entrar no HA…
Alguém tem acesso a informação oficial? Link?

No HA já tenho coisas “giras”, muito à conta da integração do @dgomes, mas se só forem “giras” não me servem de grande coisa:

Acabo por fazer as minhas contas pessoais de retorno com os períodos de faturação da EDP (opção pessoal para noção de impacto, e é isso que uso no HA, na imagem acima), mas quando recebo, não recebo pelos mesmos últimos 3 meses de faturação de 21 a 20, mas sim pelos últimos 3 meses de 1 a 31… Corto já os pulsos ou deixo para mais logo?

Existe algum manual atualizado da integração ERSE? Queria configurar e não estou a conseguir faze-lo.
Agora já não se escolhe o comercializador?

Viva. Alguém com problemas no utility meter desde a actualização 2022.9.*?

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade