Erros SAMBA e MQTT

Boa tarde a todos.

Atualizei o meu HA Supervisor para a última versão supervisor-2021.03.3 e agora recebo nas notificações 2 mensagens

Insecure secrets in core_samba
The add-on core_samba uses secrets which are detected as not secure, see https://www.home-assistant.io/more-info/pwned-passwords for more information.

Insecure secrets in core_mosquitto
The add-on core_mosquitto uses secrets which are detected as not secure, see https://www.home-assistant.io/more-info/pwned-passwords for more information.

Pelo que li, está relacionado com a password.
Mas as passwords são diferentes. Se a do MQTT é fraca, a o SAMBA já não é!

No log, também comecei a receber um erro do MQTT

Logger: homeassistant.components.mqtt.cover
Source: components/mqtt/cover.py:322
Integration: MQTT (documentation, issues)
First occurred: 0:06:13 (801 occurrences)
Last logged: 13:18:09

Payload is not supported (e.g. open, closed, opening, closing, stopped): {“Time”:“2021-03-04T13:13:48”,“Uptime”:“0T13:10:09”,“UptimeSec”:47409,“Heap”:27,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“MqttCount”:1,“POWER1”:“OFF”,“POWER2”:“OFF”,“Wifi”:{“AP”:2,“SSId”:“HomeSweetHome”,“BSSId”:“CC:19:A8:2D:7E:80”,“Channel”:6,“RSSI”:88,“Signal”:-56,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:03”}}
Payload is not supported (e.g. open, closed, opening, closing, stopped): {“Time”:“2021-03-04T13:16:14”,“Uptime”:“0T13:15:10”,“UptimeSec”:47710,“Heap”:27,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“MqttCount”:1,“POWER1”:“OFF”,“POWER2”:“OFF”,“Wifi”:{“AP”:2,“SSId”:“HomeSweetHome”,“BSSId”:“CC:19:A8:2D:7E:80”,“Channel”:6,“RSSI”:68,“Signal”:-66,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:03”}}
Payload is not supported (e.g. open, closed, opening, closing, stopped): {“Time”:“2021-03-04T13:16:57”,“Uptime”:“0T13:15:09”,“UptimeSec”:47709,“Heap”:27,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“MqttCount”:1,“POWER1”:“OFF”,“POWER2”:“OFF”,“Wifi”:{“AP”:2,“SSId”:“HomeSweetHome”,“BSSId”:“CC:19:A8:2D:7E:80”,“Channel”:6,“RSSI”:58,“Signal”:-71,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:03”}}
Payload is not supported (e.g. open, closed, opening, closing, stopped): {“Time”:“2021-03-04T13:17:31”,“Uptime”:“0T13:15:09”,“UptimeSec”:47709,“Heap”:27,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“MqttCount”:1,“POWER1”:“OFF”,“POWER2”:“OFF”,“Wifi”:{“AP”:2,“SSId”:“HomeSweetHome”,“BSSId”:“CC:19:A8:2D:7E:80”,“Channel”:6,“RSSI”:40,“Signal”:-80,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:03”}}
Payload is not supported (e.g. open, closed, opening, closing, stopped): {“Time”:“2021-03-04T14:18:09”,“Uptime”:“0T13:15:09”,“UptimeSec”:47709,“Heap”:27,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“MqttCount”:1,“POWER1”:“OFF”,“POWER2”:“OFF”,“Wifi”:{“AP”:1,“SSId”:“HomeSweetHome”,“BSSId”:“CC:19:A8:2D:7E:80”,“Channel”:6,“RSSI”:64,“Signal”:-68,“LinkCount”:1,“Downtime”:“0T00:00:03”}}

Se alguém puder ajudar agradeço.
Tenho também um erro do bot do telegram, mas primeiro queria resolver estes.

Está lá tudo escrito, basta ler…

A questão não é a password ser forte ou fraca, é a password estar numa lista de passwords conhecidas de hackers.

https://haveibeenpwned.com/

Essa ainda à umas horas foi falada no nosso Discord e tem a ver com ninguém ler as breaking changes antes de fazer update…

1 Curtiu

Isso quase que obriga a colocar uma pass do c@r@140 pior que SHA512

1 Curtiu

Existe opção para desligar a verificação de passwords mas eu pessoalmente desaconselho.

1 Curtiu

Pelo que já li, “obriga” pelo menos a mudar.
Mas sendo algo que trabalha internamente (pelo menos no meu caso), não fazia muito sentido mudar!

Mas entre mudar os desligar os avisos, acho que prefiro mudar. Se os avisos la estão, é por alguma coisa!

Isso não é inteiramente verdade pois de certeza que acedes ao HA a partir de fora da tua rede, logo não trabalha apenas internamente. E nestas coisas, a segurança nunca é de mais!

1 Curtiu

E verdade que acedo de fora, mas a comunicação com o mqtt e interna e pensei que não interferisse em nada!
Mas as passwords eu vou mudar.

No fim de semana vou tentar dedicar-me ao problema do cover! Haverá alguma forma de resolver

1 Curtiu
cover:
  - platform: mqtt
    name: "Suite - Estore"
    state_topic: "shellies/shellyswitch25-XXXXXX/roller/0"
    command_topic: "shellies/shellyswitch25-XXXXXX/roller/0/command"
    position_topic: "shellies/shellyswitch25-XXXXXX/roller/0/pos"
    set_position_topic: "shellies/shellyswitch25-XXXXXX/roller/0/command/pos"
    
    payload_available: "true"
    payload_not_available: "false"
    state_closing: "close" # Adicionei ISTO após update
    state_opening: "open" #2 Adicionei ISTO após update
    state_stopped: "stop" #3 Adicionei ISTO após update
    qos: 1
    retain: false
    payload_open: "open"
    payload_close: "close"
    payload_stop: "stop"
    position_open: 100
    position_closed: 0
    optimistic: false
1 Curtiu

Já coloquei algumas configurações, mas não estou a conseguir nada :frowning:
Antes de ter integração direta, a configuração que usava era esta (foi com ajuda de um colega, e não a consigo interpretar bem)

  - platform: mqtt
    name: "EstoreCozinha"
    availability_topic: "EstoreCozinha/tele/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    position_topic: EstoreCozinha/stat/SHUTTER1
    position_open: 100
    position_closed: 0
    set_position_topic: "EstoreCozinha/cmnd/shutterposition"
    value_template: "{{ value | int }}"
    command_topic: "EstoreCozinha/cmnd/backlog"
    payload_open: "SHUTTEROPEN"
    payload_close: "SHUTTERCLOSE"
    payload_stop: "SHUTTERSTOP"
    retain: false
    optimistic: false
    qos: 1

Entre as várias que tentei, esta foi uma delas (retirada daqui https://www.home-assistant.io/integrations/cover.mqtt/), alterando o básico por mim. Como não a sei interpretar, alterei pouco.

  - platform: mqtt
    name: "EstoreCozinha"
    command_topic: "EstoreCozinha/cover/set"
    state_topic: "EstoreCozinha/cover/state"
    position_topic: "EstoreCozinha/cover/position"
    availability:
      - topic: "EstoreCozinha/cover/availability"
    qos: 1
    retain: true
    payload_open: "OPEN"
    payload_close: "CLOSE"
    payload_stop: "STOP"
    state_opening: "opening"
    state_closed: "closed"
    state_stopped: "stopped"
    payload_available: "online"
    payload_not_available: "offline"
    optimistic: false
    value_template: "{{ value | int }}"

Mas tentei uma variedade de coisas, e o erro continua.

Tenho a ultima atualização do HA, e a ultima do tasmota em todos os dispositivos

Olá.

Experimenta ver isto:https://github.com/home-assistant/core/pull/46059

Eu já tinha visto essa página. O meu problema é não saber interpretar os tópicos.
Já voltei a fazer diversas alterações (e removi a integração direta de um estore), e neste momento até está indisponível.

Nesta configuração, como interpreto os tópicos? Se eu o souber fazer, acho que consigo chegar lá

  - platform: mqtt
    name: "EstoreCozinha"
    command_topic: "EstoreEscritorio/cmnd/backlog"
    state_topic: "EstoreCozinha/tele/STATE"
    position_topic: "EstoreCozinha/stat/SHUTTER1"
    availability:
      - topic: "EstoreCozinha/tele/LWT"
    qos: 1
    retain: false
    payload_open: "OPEN"
    payload_close: "CLOSE"
    payload_stop: "STOP"
    state_opening: "opening"
    state_closed: "closed"
    state_stopped: "stopped"
    payload_available: "online"
    payload_not_available: "offline"
    optimistic: false
    value_template: "{{ value | int }}"

image

Nisso não te consigo ajudar. Não tenho nenhum cover com tasmota.

1 Curtiu

Só para me baralhar mais…tenho um NodeMCU para saber o estado do portão da minha garagem, e para isso criei também um cover…

cover:
  - platform: mqtt
    name: "portaogaragem"
    state_topic: "stat/portaogaragem/POWER2"
    command_topic: "cmnd/portaogaragem/POWER"
    payload_open: "ON"
    payload_close: "ON"
    state_open: "ON"
    state_closed: "OFF"
    retain: false

E este é o único em que consigo ver o estado corretamente. Os dos estores estão todos unknown

Se remover o state_topic, já consigo ver o estado do estore.

Se alterar os valores do payload, as setas que sobem e descem o estore deixam de funcionar. Só fica a funcionar a barra de percentagem


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade