Erro na BD do HA

Boa tarde pessoa…

Acho que estou com um problema na minha BD … Tenho este erro!

Thu Oct 04 2018 17:41:24 GMT+0100 (Hora de verão da Europa Ocidental)

Error executing query: (sqlite3.DatabaseError) database disk image is malformed [SQL: ‘INSERT INTO events (event_type, event_data, origin, time_fired, created, context_id, context_user_id) VALUES (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?)’] [parameters: (‘service_registered’, ‘{“domain”: “recorder”, “service”: “purge”}’, ‘LOCAL’, ‘2018-10-04 16:40:27.192000’, ‘2018-10-04 16:41:24.557489’, ‘5e3399fd3d7c40bf976db045760717a3’, None)] (Background on this error at: http://sqlalche.me/e/4xp6)

Alguem me pode ajudar?

Basta apagar o ficheiro .db e reiniciar o HA. Perdes todo o histórico mas ficas com isso a funcionar. Muito possivelmente foi um erro de escrita no cartão.

1 Curtiu

Done :wink:

Ando com isso tudo “amarfanhado” … agora anda-me com este:

Timer got out of sync. Resetting

Sabes o que poderá ser?
Obrigado @j_assuncao

Não é nada de grave mas dá comichão… Isso é uma questão muito comum no HA a correr em Raspberry PI embora também acontece noutras máquinas e normalmente tem a ver com o demorar a executar algumas funções. Está normalmente associado ao “10 seconds warning” - Setup of xxxxx is taking over 10 seconds

1 Curtiu

Esse erro a mim aconteceu-me quando fiz um upgrade ao HA. Depois disso decidi mudar para o mysql e nunca mais tive esse problema.

Menos mal… Estou desconfiado que o cartão está a dar o berro… mas…!!!
Vou andar de olho no sacana!
Obrigado Jorge.

Bom dia @ricain ,

Eu tb gostava de mudar a BD para outro lado… Não gosto da ideia de o cartão estar constantemente a ser escrito/apagado/esmagado :confused: com novos dados.
O que aconselhas a fazer?

Ola Luis_Belo,

Eu tenho o 📑 De Hassio para 'RaspAssio', com isso quando instalei o raspbian meti logo a arrancar por um disco ssd, assim tenho o Hassio + mysql e deixei de ter problemas :wink:
Aconselho mesmo a não ter o pi a correr por cartão SD, vai ser só problemas, mas isso é o meu ponto de vista :wink:

@Luis_Belo tens sempre duas opções:

  1. Como diz o @ricain, passas de SD para SSD ganhando neste processo velocidade de R/W (embora vás sobrecarregar o CPU ao instalar o MySQL),

  2. Utilizar outra máquina (Rpi ou similar) e instalar externamente o MySQL

Apesar disto o melhor até seja juntar as duas opções, usar um SSD e instalas o MySQL noutra máquina.

Bom dia pessoa…

A questão aqui é que … Não tenho mais nenhuma maquina allways on e não queria estar a gastar mais €.

A unica coisa que tenho aqui sempre ligada é uma box android e no limite poderia ligar uma NAS que aqui tenho.
Essencialmente, era só para mudar a BD de sitio… para não estar a massacrar constantemente o cartão :confused:

O NAS tem servidor SAMBA e FTP … não conseguia meter o HA e colocar lá a BD?

Não te aconselho… Sendo assim opta por um ssd de 30 ou 40€.
Dó que vejo é a solução onde gasta menos €€€

Mas esse SSD é para ligar micro usb ao RPI?
É que tenho um de 2.5 ali parado… sem ser SSD.

Sim é para ligar por “usb” e não “micro usb” ao RPI.
E depois arrancas por usb e tens tudo no disco externo.

@Luis_Belo

Uma chamada de atenção ao tipo de disco utilizado. Por norma os discos usb mecânicos portáteis de 2.5 não foram fabricados para escritas/leituras diárias e constantes. A incorrecta utilização, pode danificar o equipamento a curto prazo e consequente destruição dos dados.

Considerando que a NAS permita virtualização, podes sempre instalar tudo no mesmo equipamento caso pretendas o hass.io. Num cenário em que a NAS permita instalar containers podes colocar o HA e adicionar os demais necessários. Contudo, existem limitações na instalação do HA, dependendo da NAS utilizada.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade