Erro na atualização dos ESP's por wireless

Ultimamente tenho tido problemas na atualização dos ESP’s que estão distribuídos cá em casa. Só consigo retirando-os das boards (felizmente lembrei-me de os colocar em sockets) e fazer a atualização através de USB no PC.
Fiz um teste com outra instancia do HA que uso para testes e pré-produção que me devolveu este erro:

Através do Log parece-me tudo bem. Através do router o ESP também tem IP atribuído e coincide com o LOG.
Andei na net mas não consegui nada em concreto.
Alguém passou por esta experiencia?
image

Não ajuda em muito, mas posso-te dizer que tenho exatamente o mesmo problema. Aliás, no meu caso ainda é pior, porque se fizer o update localmente por cabo, ele mesmo compilado código novo, vai sempre enviar o prímeiro .bin gerado para aquele device e não o último.

Estou a tentar a todo o custo começar a perceber e migrar algumas coisas mais complexas de Tasmota para esphome, mas assim fica difícil!

Já tentaram adicionar uma password para OTA, compilar e fazer o upload via PC com o NodeMCU-PyFlasher ?

Eu por norma, faço um pequeno código só com o essencial, “flasho” com o NomeMCU-PyFlasher e depois já vai tudo por OTA por wireless.

Exemplo do básico que eu coloco sempre:

esphome:
  name: desumificador

esp8266:
  board: d1_mini_pro

# Enable logging
logger:

# Enable Home Assistant API
api:
  password: !secret api_password

ota:
  password: !secret ota_password

wifi:
  ssid: !secret wifi_ssid
  password: !secret wifi_password

  # Enable fallback hotspot (captive portal) in case wifi connection fails
  ap:
    ssid: "Desumificador Fallback Hotspot"
    password: !secret fallback_password

captive_portal:

web_server:
  port: 80

sensor:
  - platform: uptime
    name: "Desumificador Uptime"
    update_interval: 60s
  - platform: wifi_signal
    name: "Desumificador WiFi Signal"
    update_interval: 60s

Ah, outra coisa que me lembrei, eu tenho todos os ESPHomes com IP fixo. Se bem me recordo, no HomeAssistant sempre funcionou bem, mas nem sempre conseguia abrir o web_server.
Talvez ajude, não custa tentar.


wifi:
  ssid: !secret wifi_ssid
  password: !secret wifi_password
  manual_ip:
    static_ip: 192.168.1.45
    gateway: 192.168.1.254
    subnet: 255.255.255.0
    dns1: 8.8.8.8
    dns2: 8.8.4.4

O web_server é pesado e não recomendado

Uso Python no Windows e sempre funcionou.

Excepto um bug numa Dev

Isso do ip basta usar use_address

Das sugestões que fazes só não tenho colocado o Web server/porta 80, tudo o resto está configurado de acordo. Já experimentei com e sem passwords e não resultou.
Só mais uma questão, nunca tive problemas de atualização através do Wifi e já uso os ESP à algum tempo e fiz dezenas de uploads no passado, nomeadamente em dispositivos que nunca tive problemas, neste momento não consigo atualizar. A ser assim, estou tentado a usar o tasmota.
O facto de ter rede 2,4Ghz e rede 5G com o mesmo SSID e Password, O ESP ficará confundido ou ele apenas consegue receber o rádio em 2,4GHz?

Todos os meus IOT’s estão com IP fixo no router ou fora da gama de IP’s do DHCP server. Também me parece que não seja esta a razão.

@Peixeiro . Já testei! resultou 5 estrelas com a inclusão do Web_server.
Agora toca a atualizar os restantes.
Obrigado pela ajuda.

1 Curtiu

Se que o problema não seria mesmo o IP Fixo?

O IP que o nome te estava a resolver (192.168.1.119) era mesmo o desse ESP?
Em quando não tinha IPs fixos, nem sempre resolvia bem os nomes. Ao fixar no próprio esphome, o update passa a ser feito logo por IP e não por nome.

No entanto, ainda bem que já funcionou. O WebServer até pode ser pesadito e não recomendado, mas pelo menos no início uso bastante na parte de desenvolvimento/depuração, pois mostra o LOG, os botões, sensores, … Estando tudo ok e estável, pode-se comentar essa linha.

@Peixeiro Eu uso sempre IP fixo porque tenho várias redes e é mais comodo colocar essa info no YAML, pelo que não seria nem é esse problema. Efetivamente o Web_server é pesado e desaconselhado segundo li na pagina do esphome. Serve como recurso! Ainda não desisti de saber o que se passa com o OTA. Vou continuar a investigar. A questão é que consigo fazer o upload manualmente sem qquer problema e consigo logar o esp, portanto ele está online. Julgo que será problema na comunicação!

Supostamente isto captive_portal: já instala partes do componente

Mas a porta do OTA até é diferente

Depende da complexidade do yaml

Bluetooth interfere com o wifi

Até o logger, só uso quando necessário

Houve um bug numa Dev

Tudo resolvido com o esp web tools e recarga dos nós como inicialmente.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade