Erro MQTT CC 2531

Bom dia a todos,

Recentemente, e a funcionar há vários anos, o meu zigbee2mqtt deixou de funcionar.

De há 2 semanas para cá a mesma deixou de funcionar… está ligada na box mas o led está apagado e no log tenho “Error: Failed to connect to the adapter (Error: SRSP - SYS - ping after 6000ms)
at ZStackAdapter. (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:94:31)
at Generator.throw ()
at rejected (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:25:65)”

Zigbee2MQTT:error 2022-09-26 10:09:01: Error while starting zigbee-herdsman
Zigbee2MQTT:error 2022-09-26 10:09:01: Failed to start zigbee
Zigbee2MQTT:error 2022-09-26 10:09:01: Exiting…
Zigbee2MQTT:error 2022-09-26 10:09:01: Error: Failed to connect to the adapter (Error: SRSP - SYS - ping after 6000ms)
at ZStackAdapter. (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:94:31)
at Generator.throw ()
at rejected (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:25:65)
npm ERR! code ELIFECYCLE
npm ERR! errno 1
npm ERR! zigbee2mqtt@1.18.1 start: node index.js
npm ERR! Exit status 1
npm ERR!
npm ERR! Failed at the zigbee2mqtt@1.18.1 start script.
npm ERR! This is probably not a problem with npm. There is likely additional logging output above.

Alguém que tenha passado por isto?
Obrigado

O meu na semana passada também deixou de funcionar, mas o erro era diferente: failed (Data request failed with error: ‘MAC transaction expired’

Reiniciei HA, reiniciei Raspberry PI, removi o cc2531, mudei de porta usb, removi e adicionei de novo dispositivo, coloquei o dispositivo junto ao Cordinator, …
Desisti de andar as votas e como ainda só tenho 4 dispositivos, desinstalei a versão Edge, instalei a normal e voltei a sincronizar os dispositivos. Até agora não falhou…

Ando para comprar módulos para estores e luzes e já fiquei a matutar se vale a pena apostar no zigbee (que estava na minha preferência) em vez do wifi. Só de pensar que teria que voltar a desmontar todos os interruptores para clicar no botão do módulo para os voltar a adoptar…

Bom dia Rui,
Que versão edge é essa que desinstalaste?

Instalando como Addon no HomeAssistant, depois de adicionado o repositório aparecem duas versões do Zigbee2mqtt, sendo uma delas a Edge, que é a versão de desenvolvimento, que contém por norma mais novidades e novos suportes, no entanto também poderá trazer bugs…

Já agora faço um update ao estado:
Comprei um SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus-E e desde então não voltei a ter falhas. Não fiz nenhum update ao firmware pois trazia já a versão 6.10.3.0 build 297, que pelo que me parece é a última.

O LQI dos poucos dispositivos que tenho aumentou imenso (sem os trocar de lugar, nem para fazer o re-pairing), o mínimo agora que tenho é 168, onde antes andava nos 20, e já tinha o CC2531 com antena externa. Estão todos ligados diretamente ao coordenador, mesmo duas eletroválvulas no exterior da casa.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade