Erro ao instalar palett do HA

Boas,
não consigo instalar o node-red-contrib-home-assistant, dá-me erro:
pi@raspberrypi:~ $ cd ~/.node-red
pi@raspberrypi:~/.node-red $ npm install node-red-contrib-home-assistant
npm ERR! path git
npm ERR! code ENOENT
npm ERR! errno ENOENT
npm ERR! syscall spawn git
npm ERR! enoent Error while executing:
npm ERR! enoent undefined ls-remote -h -t ssh://git@github.com/node-red/node-red .git
npm ERR! enoent
npm ERR! enoent
npm ERR! enoent spawn git ENOENT
npm ERR! enoent This is related to npm not being able to find a file.
npm ERR! enoent

npm ERR! A complete log of this run can be found in:
npm ERR! /home/pi/.npm/_logs/2019-02-23T22_46_42_210Z-debug.log

e o log:
0 info it worked if it ends with ok
1 verbose cli [ ‘/usr/bin/node’,
1 verbose cli ‘/usr/bin/npm’,
1 verbose cli ‘install’,
1 verbose cli ‘node-red-contrib-home-assistant’ ]
2 info using npm@6.8.0
3 info using node@v10.15.1
4 verbose npm-session 73ca0947afa00ab5
5 silly install loadCurrentTree
6 silly install readLocalPackageData
7 http fetch GET 200 https://registry.npmjs.org/node-red-contrib-home-assistant 165ms (from ca$
8 silly pacote tag manifest for node-red-contrib-home-assistant@latest fetched in 240ms
9 timing stage:loadCurrentTree Completed in 6828ms
10 silly install loadIdealTree
11 silly install cloneCurrentTreeToIdealTree
12 timing stage:loadIdealTree:cloneCurrentTree Completed in 50ms
13 silly install loadShrinkwrap
14 timing stage:loadIdealTree:loadShrinkwrap Completed in 3355ms
15 silly install loadAllDepsIntoIdealTree.

O que será?

A instalação do Node-Red está feita por um addon do Hassio? Sabes que a interface do NR tem um sitio próprio para a instalação de paletts?

Eu não tenho o HASSIO, tenho raspbian com python. Tanto pela interface do NR como pelo terminal dá-me erro a instalar.

E consegues instalar mais algum palett ou só esse é que está a dar erro? Se não conseguires instalar nenhum palett verifica se tens tudo certo ao nível das permissões. Em ultimo caso tenta desinstalar o NR e voltar a instalar.

só esta pallet é que não instala.

Isso é muito estranho. Tenta instalar esta versão:

A única diferença é o modo de comunicar com o HA.

é necessário desinstalar a que tenho agora antes de instalar esta? é que não sei desinstalar pelo terminal

Então isso leva-me a uma pergunta, se não estás à vontade com Linux porque instalaste isso num ambiente virtual de Python? Talvez para ti seja melhor a opção Hassio ou melhor ainda Raspassio.

Não se deve acreditar em tudo o que se vê por ai na net. Quem diz que o HA em venv Python é melhor é porque domina bem o Linux. Com Hassio (ou derivados - Raspassio, Armassio, etc.) instalas o NR com um clique num botão e desinstalas da mesma maneira, com a grande vantagem de nos “derivados” continuares a ter acesso ao SO base sem as restrições do Hassio.

Posso dizer-te que conheço quem domine perfeitamente o Linux e durante muito tempo disse que o Raspbian com venv Python era o melhor que existia, depois experimentou o Raspassio e desde essa altura que diz que já devia ter mudado à mais tempo. Mas isto são só os meus 50 cêntimos…

Tenho conhecimentos de programação, embora de ontras linguagens. Não domino o Linux, é um facto, mas esse a intenção é mesmo começar a trabalhar neste ambiente acreditando que não será um caminho longo visto a programação não ser novidade para mim (é o meu dia a dia).
No entanto este mundo do Linux, raspbians, raspassios e hassios é novo para mim e há muita informação ainda para absorver.
Até comecei por instalar o Hassio, mas quando vi que toda a gente falava que o raspbian era melhor e principalmente mais seguro, pois o samba apresenta falhas aparentemente, eu instalei o Raspbian com venv python.
Ainda não consegui ver nenhum artigo que realmente explique as diferenças entre uma coisa e outra e que consiga provar que uma é melhor que a outra.
Por exemplo, quais as principais limitações do Hassio em relação ao raspassio com venv python?
Obrigado

Por isso disse que para ti a melhor solução é Raspassio. Tens a flexibilidade do Hassio e o controlo total sobre o SO.

O Hassio “puro” é um SO (HassOS) com Docker e Supervisor a correr o HA num container. A grande limitação é o SO que está optimizado de uma maneira que pouco se pode fazer nele.

O que tens instalado é o Raspbian e o HA a correr num ambiente virtual de Python. Consegues ter controlo total sobre o SO e tudo o que diga respeito ao HA tem de ser feito manualmente (update, reboots, etc.).

O argumento do Samba para mim não serve pois se tiveres o Hassio com Samba ou o Raspbian com Samba vai dar no mesmo, os eventuais problemas de segurança são os mesmos. Samba é Samba independentemente de onde está instalado. Se a questão é só o ter acesso a ficheiros podes ter SSH com uma Private Key e usar o FileZilla ou similar.

A grande diferença entre os dois está na facilidade de utilização. No Hassio instalar um addon faz-se com um clique, parar um addon outro clique, fazer uma alteração à configuração de um addon é alterar umas linhas em.ambiente gráfico e um clique, desinstalar mais outro clique, fazer backup ao HA, ficheiros, addons e configurações outro clique (ou crias uma automação e nem precisas de cliques). No Raspbian com venv fazes tudo à mão…

Neste momento acedo ao raspberry por SSH com o filezilla, posso fazê-lo na mesma com raspassio?
Então com o raspassio continuo a poder, para além de adicionar addons com um click, alterar por terminal aspectos do HA, como cartões, cores, interligação com os diferentes protocolos etc.?
Onde posso encontrar um tutorial sobre instalação do Raspassio?

Basicamente o Raspassio é um 2 em 1 tipo shampoo :wink:, tem o melhor do Raspbian (total controlo sobre o SO) e o melhor do Hassio (a enorme facilidade de utilização). E com esta solução podes continuar a utilizar o ambiente Linux.

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade