Equipamento para tentar reduzir consumo de energia

Estive a verificar que os preços são muito superiores, mas não só no acto da aquisição. Também no que diz respeito à instalação e manutenção.
Do meu ponto de vista, os preços não são superiores, são caros.

Naturalmente, um sistema profissional será mais caro.

Contudo, a instalação que será efetuada por profissionais qualificados e certificados, com equipamentos de elevada reputação, qualidade e com garantia comprovada não devem ser vistos como caros… se tiveres como base de comparação um shelly, sonoff e afins.

A “comparação” é inevitável, naturalmente. Mas, da mesma forma que uma aparafusadora do ikea serve para apertar… garantidamente, não vais ter na bancada de trabalho de uma fábrica, para utilização diária e continuada… e, ficar com os colaboradores parados, inviabilizando o negócio.

Equipamentos distintos para necessidades diferenciadas. Está é a minha recomendação, na expectativa de obteres o melhor resultado possível dentro do objectivo pretendido.

1 Curtiu

Compreendo perfeitamente o que dizes, aliás tenho essa filosofia em tudo (quando posso) na minha vida pessoal e profissional.
Mas neste caso peço desculpa em discordar contigo. Penso que os equipamentos são da KNX para o efeito que quero são caros, quer em relação tecnologia e equipamento usado pelos mesmos.
A comparação que fizeste é compreensível. No entanto aqui aplica-se outro conceito. A KNX pensa que este mercado ainda se move à mesma velocidade de à 20 anos atrás.
O mercado da domótica (numa forma geral) está numa revolução nunca antes vista.
Para se ganhar dinheiro a trabalhar com a KNX, das duas uma, ou o cliente final paga, e bem (para mim demasiado) ou o vendedor/instalador tem de reduzir à sua margem aceitável de lucro.
O que faz com que para se instalar KNX, só mesmo em clientes empresariais com uma grande capacidade financeira

Eu compreendo ambos os lados mas existe uma coisa em que o KNX é melhor que todos outros: segurança!

O KNX é um sistema cablado e pode ser totalmente isolado do exterior. Já no WiFi mesmo que o isoles com VLANs e com routers separados vais ter sempre problemas de segurança. Basta haver vontade…

Infelizmente, o teu entendimento, que até considero como percepção geral será por desconhecimento e incorreta informação sobre a tecnologia e todas as inovações constantes das mais reputadas marcas do mercado.

Relativamente a valores, atualmente, estão muito mais baratos do que a alguns anos, graças a crescente procura e concorrência dos IOTs.

Acredito que ainda existem muitos instaladores a praticar preços desajustados com a atual realidade… esquecendo que estamos um mercado europeu e outros níveis de concorrência.

Contudo, se tiveres em conta a tendência do mercado e, acima de tudo, obrigações legais para novas instalações elétricas em alguns países da comunidade, vais rapidamente entender que o problema está na nossa atual legislação, instaladores e mentalidade de quem pretende adquirir por desconhecimento… não está no preço de aquisição do equipamento, nem muito menos em termos de tecnologia.

Existem diversos fatores diferenciadores sobre a tecnologia a ser aplicada. O maior, efetivamente é o identificado pelo @j_assuncao : a segurança. Por esse e outros motivos reafirmo que em determinados ambientes não devem ser considerados soluções que impliquem riscos derivados a utilização de equipamentos para utilização doméstica/ residencial.

A título de exemplo, simples, um módulo que controla a temperatura de 4 pisos, com mais de 400m2 totais, pode custar ~200€. Abaixo, anexo print de uma "singela " amostra que tens a nível de parametrização:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade