Equipamento para tentar reduzir consumo de energia

o problema não é saturar a rede é usar routers da treta (um bom exemplo é o dos operadores) e depois começar a ligar muitos dispositivos. Tanto a parte de wireless com a de routing começa a tremer.
Isso é no fundo um problema de desenho da rede e dos equipamentos onde está suportada. Os dados gerados por um shelly são infinitamente inferiores a um telemovel ligado na mesma rede.

Resumindo, colocar sistemas de controlo em cima de wifi é má ideia, especialmente se a rede não for boa (e não estou a falar da quantidade de ‘pauzinhos’ de rede que aparecem no equipamento) :slight_smile:

Se é para começar, acho que os shelly sºao uma boa opção. Falaste em aquecimentos, atenção às cargas. Compra shelly UL que sempre tens mais garantias. A médio prazo, podes começar a ter shellys a mais. São vários escritórios mas não referes a dimensão. Se forem muito grandes, como muitos equipamentos, os shelly vão-te sair caros. É muito dificil opinar sobre cenários desconhecidos. Se quiseres elaborar talvez as respostas sejam mais objectivas

Falei com técnicos da shelly e eles garantem a carga suportada. A documentação que me enviaram, respeita as normas de cada vez mais países. Falei-lhes, que estava a pensar em instalar equipamentos deles em locais onde me exigiam determinadas garantias.

Estive a ver um vídeo de um inglês ou australiano que tem uma instalação com cerca de 30 equipamentos que necessitam de funcionar em cima de uma rede wireless. A solução que ele arranjou foi este equipamento: https://www.youtube.com/watch?v=jhk5MxrzOPI
Pelo que percebi, este HUB recebe os pedidos e depois reencaminha-os para a wireless

No que diz respeito aos equipamentos wireless e respetiva configuração. Pensei sempre desde o inicio em equipamentos ubiquiti ou mikrotik da gama profissional e tudo com VLANs diferenciadas.

Se eles garantem, então confirma primeiro se tens o seguro em dia… Uma coisa é aguentar um pico de carga e outra é manter essa carga durante x tempo.

Isso é um hub Zigbee… O que é que isso tem a ver com ligar Shellys por wifi?

[quote=“j_assuncao, post:9, topic:2727, full:true”]
Se eles garantem, então confirma primeiro se tens o seguro em dia… Uma coisa é aguentar um pico de carga e outra é manter essa carga durante x tempo.

Vou seguir a tua sugestão e perguntar-lhes como é que o equipamento se comporta se estiver a levar constantemente com carga excessiva.

Quanto ao HUB Zigbee, ignorância minha. Isto é para funcionar com esse protocolo, e depois é que comunica com a wireless. No caso não dos shelly, eles comunicam diretamente com a wireless.

É melhor perguntar mas seja como for existe uma boa prática de dar 10 a 20% de margem de segurança.

Lol… eu percebi a confusão. Mas também tens a opção de tomadas Zigbee e assim tiras a carga do wifi.

Agora uma coisa que falta saber é quando dizes “trabalho numa empresa com vários escritórios” se são varias salas ou várias localizações geográficas pois isso influencia MUITO a maneira de utilizar o HA.

Como o @tmarquespt disse… Wifi pode não ser boa solução,… dependendo do tipo de AP… não seria muito difícil para um qualquer, menos bem intencionado, provocar indisponibilidade na rede… ou,…

Se queres uma solução com fiabilidade e garantias para utilização profissional… utiliza sistemas profissionais, como os que referi acima.

São várias salas na mesma localização física.
Já me responderam da shelly, dizem que tem sensor de temperatura interno o equipamento desliga-se para proteção.

O wifi será apenas para configurar os aparelhos (neste caso os shelly, mas poderiam ser outros) e receber informação em tempo real. Caso a rede não funcione, os equipamentos são sempre autónomos (depois de configurados).

Essa resposta para mim não me diz nada. Se um equipamento ligar em simultâneo com outro e ultrapassar a capacidade do Shelly, ele nem tem tempo de aquecer e faz logo pummmm…

Bom dia, até poderia ponderar o sistema KNX. Mas estive a investigar os preços, e são muito altos.

Eles responderam-me, que qualquer equipamento existente no mercado que esteja à frente do quadro eléctrico pode fazer pummmmmm nessas circunstancias. Até uma simples tripla.

Efetivamente são mais caros. Contudo, são equipamentos com nível de garantia, robustez e fiabilidade para utilização profissional… o que faz o preço naturalmente ser superior.

Luis Andrade, tens ideia do valor aproximado para a solução que pretendo?

Sem ter uma completa especificação é impossível dar valores aproximados. O ideal será solicitar a empresas especializadas no mercado um orçamento. Contudo, será expectável obter valores 2 a 3 vezes superiores a soluções tipo shelly.

Estive a verificar que os preços são muito superiores, mas não só no acto da aquisição. Também no que diz respeito à instalação e manutenção.
Do meu ponto de vista, os preços não são superiores, são caros.

Naturalmente, um sistema profissional será mais caro.

Contudo, a instalação que será efetuada por profissionais qualificados e certificados, com equipamentos de elevada reputação, qualidade e com garantia comprovada não devem ser vistos como caros… se tiveres como base de comparação um shelly, sonoff e afins.

A “comparação” é inevitável, naturalmente. Mas, da mesma forma que uma aparafusadora do ikea serve para apertar… garantidamente, não vais ter na bancada de trabalho de uma fábrica, para utilização diária e continuada… e, ficar com os colaboradores parados, inviabilizando o negócio.

Equipamentos distintos para necessidades diferenciadas. Está é a minha recomendação, na expectativa de obteres o melhor resultado possível dentro do objectivo pretendido.

1 Curtiu

Compreendo perfeitamente o que dizes, aliás tenho essa filosofia em tudo (quando posso) na minha vida pessoal e profissional.
Mas neste caso peço desculpa em discordar contigo. Penso que os equipamentos são da KNX para o efeito que quero são caros, quer em relação tecnologia e equipamento usado pelos mesmos.
A comparação que fizeste é compreensível. No entanto aqui aplica-se outro conceito. A KNX pensa que este mercado ainda se move à mesma velocidade de à 20 anos atrás.
O mercado da domótica (numa forma geral) está numa revolução nunca antes vista.
Para se ganhar dinheiro a trabalhar com a KNX, das duas uma, ou o cliente final paga, e bem (para mim demasiado) ou o vendedor/instalador tem de reduzir à sua margem aceitável de lucro.
O que faz com que para se instalar KNX, só mesmo em clientes empresariais com uma grande capacidade financeira

Eu compreendo ambos os lados mas existe uma coisa em que o KNX é melhor que todos outros: segurança!

O KNX é um sistema cablado e pode ser totalmente isolado do exterior. Já no WiFi mesmo que o isoles com VLANs e com routers separados vais ter sempre problemas de segurança. Basta haver vontade…

Infelizmente, o teu entendimento, que até considero como percepção geral será por desconhecimento e incorreta informação sobre a tecnologia e todas as inovações constantes das mais reputadas marcas do mercado.

Relativamente a valores, atualmente, estão muito mais baratos do que a alguns anos, graças a crescente procura e concorrência dos IOTs.

Acredito que ainda existem muitos instaladores a praticar preços desajustados com a atual realidade… esquecendo que estamos um mercado europeu e outros níveis de concorrência.

Contudo, se tiveres em conta a tendência do mercado e, acima de tudo, obrigações legais para novas instalações elétricas em alguns países da comunidade, vais rapidamente entender que o problema está na nossa atual legislação, instaladores e mentalidade de quem pretende adquirir por desconhecimento… não está no preço de aquisição do equipamento, nem muito menos em termos de tecnologia.

Existem diversos fatores diferenciadores sobre a tecnologia a ser aplicada. O maior, efetivamente é o identificado pelo @j_assuncao : a segurança. Por esse e outros motivos reafirmo que em determinados ambientes não devem ser considerados soluções que impliquem riscos derivados a utilização de equipamentos para utilização doméstica/ residencial.

A título de exemplo, simples, um módulo que controla a temperatura de 4 pisos, com mais de 400m2 totais, pode custar ~200€. Abaixo, anexo print de uma "singela " amostra que tens a nível de parametrização:

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade