Infelizmente, o teu entendimento, que até considero como percepção geral será por desconhecimento e incorreta informação sobre a tecnologia e todas as inovações constantes das mais reputadas marcas do mercado.
Relativamente a valores, atualmente, estão muito mais baratos do que a alguns anos, graças a crescente procura e concorrência dos IOTs.
Acredito que ainda existem muitos instaladores a praticar preços desajustados com a atual realidade… esquecendo que estamos um mercado europeu e outros níveis de concorrência.
Contudo, se tiveres em conta a tendência do mercado e, acima de tudo, obrigações legais para novas instalações elétricas em alguns países da comunidade, vais rapidamente entender que o problema está na nossa atual legislação, instaladores e mentalidade de quem pretende adquirir por desconhecimento… não está no preço de aquisição do equipamento, nem muito menos em termos de tecnologia.
Existem diversos fatores diferenciadores sobre a tecnologia a ser aplicada. O maior, efetivamente é o identificado pelo @j_assuncao : a segurança. Por esse e outros motivos reafirmo que em determinados ambientes não devem ser considerados soluções que impliquem riscos derivados a utilização de equipamentos para utilização doméstica/ residencial.
A título de exemplo, simples, um módulo que controla a temperatura de 4 pisos, com mais de 400m2 totais, pode custar ~200€. Abaixo, anexo print de uma "singela " amostra que tens a nível de parametrização: