Envio de notificações pelo HA para smartphone

Boa tarde,

tenho estado analisar a opção envio de notificação pelo HA para smartphone. Pretendia usar automações, para o envio das notificações. Por exemplo, se temperatura em casa superior a 30ºC, “faz qualquer coisa”. Se portão de garagem aberto por tempo superior a 10min, “faz qualquer coisa”.

Alguém pode partilhar?

Estou analisar pelo Telegram.

Bons projetos.
Obrigado.

Esta é uma automação minha p/ me alertar qd tenho circuitos de iluminação ligados mais do que 10 min durante o dia:

- id: '1588864383515'
  alias: Light | Luz ligada + 10 min | OK
  description: Alerta qd uma das luzes está ligada mais do que 10 min durante o dia
  trigger:
  - entity_id: light.esc_luz_tecto, light.he_luz_tecto, light.se_luz_parede, light.se_luz_tecto,
      light.sj_luz_tecto
    for: '600'
    platform: state
    to: 'on'
  condition:
  - after: sunrise
    after_offset: '1:00'
    before: sunset
    before_offset: '-1:00'
    condition: sun
  action:
  - data_template:
      message: ' A luz {{ (trigger.to_state.attributes.friendly_name) }} está ligada
        há mais de 10 min'
    service: telegram_bot.send_message
2 Curtiram

Boa tarde,

desde já agradeço a sua ajuda/resposta.

Julgo não ser isso que pretendo, uma vez que necessito de ligação de dados moveís no smartphone. O que pretendia, era receber notificações sem uso de dados movéis, em formato “SMS”.

Obrigado.

@nunomota podes exprimentar isto

Estou com a mesma dúvida e percisava de uma ajudinha!

Queria receber notificação no smartphone (na app HA) quando x coisa acontece.

Tenho tentado mas sem exito.

Uso o modo de configuração através da plataforma web mas deve estar a faltar qualquer coisa…!

Boas.

Eu prefiro as notificações a partir do telegram, mas na altura que saiu a possibilidade de haver notificações com acções através da app HA para Android eu copiei o exemplo deles só para experimentar.

Tenho assim:

automation:
  - alias: Notify apps when the garage door opens
    trigger:
      platform: state
      entity_id: light.focos_cozinha
      to: 'on'
      for:
        seconds: 5
    action:
      service: notify.mobile_app_mi_a1
      data:
        message: "The garage has been left open"
        data:
          image: https://www.home-assistant.io/images/merchandise/shirt-frontpage.png
          actions:
            - action: "desligar_luz" # The key you are sending for the event
              title: "apaga a luz" # The button title

  - alias: Close the garage when notification action is tapped
    trigger:
      platform: event
      event_type: mobile_app_notification_action
      event_data:
        action: desligar_luz
    action:
      service: light.turn_off
      entity_id: light.focos_cozinha

Nem mudei a maior parte das coisas, mudei o trigger da primeira automação , o service notify.mobile_app_mi_a1 é o que foi criado automaticamente para o meu telemóvel.

Experimenta e qualquer duvida diz.

Já experimentei e funciona mas o tempo de chegada das notificações é um bocado atrasado.

Através do telegram é mais eficaz ou igual?!

Sinceramente não sei. Possivelmente essa da app pode demorar mais por causa da imagem? Não sei se faz sentido mas lembrei-me disso.

Com o telegram, que uso mais, parece-me rápido. Gosto mais de usar o telegram porque ficam as mensagens guardados no bot com data e hora. Com a app são notificações tipo push que desaparecem ao aceitarmos-as.

1 Curtiu

Eu utilizo o serviço ClickSend para receber por SMS todo o tipo de alarmes. Funciona muito bem a integração.

Bom dia,

é freeware? Pode enviar informações?

Obrigado.

A integração é simples e no inicio dão-te umas 20 mensages para testar. depois tens que adquirir pacotes de mensagens. Mas como supostamente os sms é mesmo para situações especiais praticamente dura anos…

No meu caso apenas envia sms quando me falta rede eléctrica ou notificações de Alarme. Tb recebo sms se alguma camera ficar offline ou internet ter faltado por alguns minutos.

Vou fazer um videozito sobre isto.

1 Curtiu

E aqui está ele .

Obrigado,

4 Curtiram

Boa tarde,

bom trabalho :wink: Está muito bom o vídeo.

Obrigado.

Como faço para enviar sms para outro numero que nao o q esta configurado no recipient:, ou seja enviar um sms para outro numero numa automaçao ?

Se for para enviar para varios numeros em simultanio a opção recipient: [PHONE_NO1, PHONE_NO2] Para enviares individualmente para números diferentes, é criando vários serviços; notify: - platform: clicksend name: ClickSend username: homeadrianos@gmail.com api_key: (a tua chave) recipient: +351961BLABLABLA sender: “AlarmeCasa” - platform: clicksend name: ClickSend2 username: homeadrianos@gmail.com api_key: (a tua chave) recipient: +35196BLABLABLA2 sender: “AlarmeCasa”

Há algum tempo que segui este tutorial e introduzi no meu HA, até agora só tenho boas “recordações” deste método!

Funciona na perfeição, o único contra é que é preciso pôr €€ na conta mas dependendo do fluxo de sms que se pretende enviar, acho que é muito bom!

Mas para alarmes e assim fica muito baratinho. O minha conta já tem um ano com eles e ainda só foram 2 euros…

Tb felizmente não tenho tido assaltos ou quebras de energia cá por casa :slight_smile:

1 Curtiu

Este canal está no YouTube?

CArlos,

Qual canal ? Este onde faço os vídeos tutoriais ?
Aqui estão os videos da SEASON . Casa Inteligente:

Um abraço,

Já encontrei. Por acaso tem algum que ajudem a quem está na fase de projecto e quer construir uma Casa inteligente usando o HA? Obrigado.
Já subscrevi o seu canal.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade