Entity not available geral

Viva pessoal,

Será que me conseguem ajudar com o seguinte problema que tem sido transversal a diferentes versões que já tive. Atualmente o cenário é o seguinte:

Hass.io supervisor v192

HassOS 2.12

add-ons: Configurator v3.7 ; Mosquitto v5.1

Apenas tenho algo muito básico a funcionar, uma dezena de “switches” e “lights”. A título de exemplo, a estrutura seguida segue abaixo. Os ficheiros incluídos estão vazios (já vinham por omissão).

O problema é:
está tudo a funcionar bem e, após alguns reinícios do sistema, as entidades deixam de estar disponíveis.
O que observo:
1 - Se estiver na “visão geral” que vem por omissão com “auto discovery”, os switches/cards deixam de aparecer. Com vistas personalizadas aparece-me a informação “entity not available” com fundo amarelo (para todos; todos usam mqtt).
2 - O reinício do sistema é feita de forma abrupta por corte da alimentação (neste caso do Pi3 onde corre o HA).
3 - Quando o HA reinicia, ambos os add-ons (configurator e mosquitto) estão desligados, portanto, não iniciaram no arranque como era susposto. Iniciando os mesmos manualmente e/ou reiniciando o sistema a partir da opção para esse efeito não altera em nada esta situação.
4 - A solução tem sido recuperar um snapshot anterior (recordo que não existe qualquer alteração nas configurações quando tudo está a funcionar bem e quando deixa de funcionar) e tudo fica novamente operacional.

Vi um caso com algumas parecenças relatado aqui no forum e aparentemente a solução passou por substituir a linha

mqtt:
  broker: core-mosquitto

por

  broker: !secret hassio_ip

No entanto, nesta última versão este tipo de configuração já não aparece no configuration.yaml

Alguma ideia do que possa ser ou qual o modo de fazer debug a esta situação (ficheiro de log, etc) ?

Obrigado

# Configure a default setup of Home Assistant (frontend, api, etc)
default_config:

# Uncomment this if you are using SSL/TLS, running in Docker container, etc.
# http:
#   base_url: example.duckdns.org:8123

# Text to speech
tts:
  - platform: google_translate

group: !include groups.yaml
automation: !include automations.yaml
script: !include scripts.yaml
scene: !include scenes.yaml


switch:
  - platform: mqtt
    name: "Interruptor 1"
    command_topic: "cmnd/sala1/interruptor1"
    state_topic: "stat/sala1/interruptor1"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true
  - platform: mqtt
    name: "Interruptor 2"
    command_topic: "cmnd/sala1/interruptor2"
    state_topic: "stat/sala1/interruptor2"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true

light:
  - platform: mqtt
    name: "Luz entrada"
    command_topic: "cmnd/entrada/luz"
    state_topic: "stat/entrada/luz"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true
  - platform: mqtt
    name: "Luz patio"
    command_topic: "cmnd/patio/luz"
    state_topic: "stat/patio/luz"
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: true

Bem vindo ao fórum da CPHA @seanm e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Instala o mqtt directamente pelas integrações.
Já tentaste?

Viva,

Antes de mais, obrigado pela ajuda.

Não tenho grande experiência com o HA. Isso seria instalar pela “add-on store” e depois ir pelo menu ->Configuração -> Integrações -> e depois configurar o MQTT ?

  • Se sim, é recomendável, ou não, ativar a opção “Ativar descoberta” ? (única opção que me aparece)
  • Se não, existe alguma forma de fazer a instalação “diretamente” sem ir à “add-on store”?

Sim é recomendável configurar directamente pelas integrações removendo tudo o que tens primeiro no yaml. O problema deverá ficar resolvido.

No yaml já não tenho nada desde que fiz a reinstalação de tudo de origem. Daí ter indicado no primeiro post que

No entanto, nesta última versão este tipo de configuração já não aparece no configuration.yaml

Indo à página “add-on details” do mosquitto, o que me aparece é:

{
  "logins": [],
  "anonymous": false,
  "customize": {
    "active": false,
    "folder": "mosquitto"
  },
  "certfile": "fullchain.pem",
  "keyfile": "privkey.pem",
  "require_certificate": false
}```

E isso por acaso alguma vez funcionou com essa configuração do addon como tens acima? É que tens o login anónimo a falso mas não declaras nenhum utilizador… E assim os dispositivos MQTT não se conseguem ligar, daí o erro das entidades não disponíveis.

A descrição que fiz no primeiro post é válida.
Entretanto vou voltar a testar tudo para ter a certeza qto a estas configs pois posso já ter feito alguma alteração nas tentativas de perceber o que se passava e que neste momento me esteja a escapar.
Vou reconfirmar tudo para não andarmos aqui a perder tempo e depois digo qualquer coisa.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Obrigado @seanm, depois dá feedback.

@j_assuncao , tal como dizias, aquela configuração não era a correta. Faltavam as credenciais de acesso. Com as tentativas de fazer algum tipo de despiste acabei por fazer uma reinstalação após a qual não voltei a acrescentar… Seja como for, tenho a certeza que o fiz noutras vezes (até porque tudo comunicava sem qualquer problema num momento inicial) e, como tal, o problema não viria daí.
--------------------- // ------------------
Penso que a situação ficou resolvida entretanto. (mais abaixo)

Até ter atualizado para última versão, fazia a respetiva configuração do add-on e no “configuration.yaml” inseria

mqtt:
  broker: core-mosquitto
  username: !secret mqtt_user
  password: !secret mqtt_password

Neste post https://forum.cpha.pt/t/restore-de-um-snapshot-sonoff-com-tasmota-entity-not-available/3075/15 é sugerido que se troque “core-mosquitto” pelo IP do broker. Não sei se resulta porque acabei por não o fazer (tal como indiquei num post anterior, não o fiz pq estas configs não apareciam no .yaml —> evidentemente que não pois não são automáticas e eu não as tinha voltado a lá colocar pq já estava com o miolo frito).

[SOLUÇÃO]
O que, até ver, resultou comigo foi a sugestão do @RodolfoVieira que só depois percebi como deve ser (acho eu).

  1. Instalar “add-on” via “add-on store”

  2. Configurar o respetivo “add-on” (Hass.io --> Add-on --> Mosquitto --> editar código que aparece quando se puxa a página para baixo; acrescentar credenciais de acesso)

  3. (em alternativa a editar o configuration.yaml) fui ao menu ->Configuração -> Integrações -> adicionei um novo elemento através do botão “+” ; selecionei MQTT e preenchi os devidos campos (IP; porto; utilizador; password)

Parece ter funcionado pois já mandei o sistema abaixo diversas vezes e tudo arranca normalmente (algo que antes era muito raro acontecer).
Caso venha a verificar o contrário, dou continuidade a esta thread.

Obrigado pela ajuda.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade