Energy primeira hora sempre com valor acumulado

Bom dia,

Acho que não fui muito claro na explicação do problema, pelo que editei o topico e coloquei novas prints.
Alguém consegue perceber o que causa isto?
Corrijo a estatística, mas amanhã acontece o mesmo.

Cumprimentos,

Bom dia,

Tenho tido problema com pico na primeira hora do dashboard de energia.
Verifico nas estatisticas que existe á 00:05 uma leitura com valor elevado, consigo corrigir, mas no dia seguinte acontece o mesmo.
Alguém sabe o que pode causar isto, começou a acontecer á algumas semanas.!

1
12


3

Se editar a estatistica aparece :
image

Parece-me que o erro é disto, mas o que causa ?

Acontece o mesmo com a exportação do excedente solar:
image

É verificar o sensor de origem

Também tenho isso para alguns dias:


Mas na vista semanal, mensal ou anual ainda é pior.


Aparentemente está tudo ok como sensor shelly

Gráfico do sensor de origem?

Para o dia 16 Jan


Semana 14 - 20 Jan

Dezembro 2023

eu uso o shelly 3em e não tenho esse problema. que equipamento estas a usar para obter esse valor? que tipo de sensor tens? o meu sensor do shelly é o consumo total desde que o liguei(o valor nunca é zerado, logo tem valores desde dezembro que foi quando o liguei pela primeira vez), o gráfico simplesmente calcula o incremento de energia consumida da rede num espaço de um hora deste sensor total e faz isso sucessivamente.

Boas,

Shelly Em:


1 Curtiu

é a mesma coisa que eu tenho!

Não consigo perceber estas falhas

Internet. HA. Automação a essa hora. Falhas da cloud…

Se for zeros resolve-se com um template a filtrar

Eu estou sempre a fazer updates de HACS e HA!
Já pensei que fosse disso.

Explica melhor essa dos zeros?

template:
#
  - sensor:
#
    - name: new sensor
      unique_id: new_sensor
      state: >
          {% set x = states('sensor.origem)|float(0) %}
          {% if x > 0 %}
            {{ x }}
          {% endif %}
      unit_of_measurement: "kWh"
      device_class: energy
      state_class: total_increasing

Obrigado.
Sempre a aprender

1 Curtiu

Alguém sabe o que causa isto?

Continuo sem solução, alguém consegue perceber o que se poderá tratar?

@HotSpy boas

Sou novo aqui no forum mas vou tentar ajudar dentro daquilo que sei.
O teu “sensor” chama-se “homekit import” e tem um sensor.homekit_etcetera - que sensor é este?

Eu faço a medição da energia com Shelly: No quadro tenho um Shelly Pro 4PM e 1PM. Nunca os vi a fazer “reset” como aqui é apresentado.
Por outro lado, tenho Apple e uso o HomeKit com fartura. Mas não identifico esse HomeKit que aí tens, para tentar ajudar gostaria de compreender isto, que import é esse e de onde é que vem.
Também nunca precisei de criar sensores em template como aqui é indicado para esta finalidade.

Boas,

É um contador inteligente da goodwe, instalado quando coloquei paineis solares.
É disponibilizado automáticamente pela integração “GoodWe SEMS PV API”.
Funcionava á quase 1 ano sem problemas, á uns meses começou a funcionar mal, não sei se é por atualização do HA ou na API…

https://www.efectoled.com/pt/comprar-contador-bi-direcional/98029-kit-medidor-analizador-consumo-24h-goodwe-smart-meter-para-vertido-cero.html?utm_source=google&utm_medium=pmax&utm_campaign=PT_Inactive_Max_Valor&gad_source=1&gclid=CjwKCAiA_OetBhAtEiwAPTeQZ_lTNhPl4iKvNTZwC4FvtXM6uTZrGIX4pdyosz42o5fAg0eJuUI3thoC5LAQAvD_BwE

Não consigo perceber isto:
Hora - Contagem

  • 23:55 - 28.73
  • 00:00 - 27.68
  • 00:05 - 0.29

image

Deve ser um contador diário

Eu não entendo porque é que isso é um “HomeKit Import” … se tens uma integração directa com o HA, deverias ter nos devices um correspondente ao contador inteligente GoodWe coiso.
Consegues mostrar o dispositivo nos devices?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade