Energy Management no Home Assistant

Boa tarde tenho uma duvida na configuração do energy management do home assistant.
Tenho um Shelly EM com uma pinça no quadro, a medir consumo e injeção na rede (consumo positivo, injeçao negativo). E tenho um Shelly PM a medir a produção solar.
Problemas no Energy management:
O medidor de consumo é so um e não reconhece quando esta a injetar ou a consumir, dando os valores sempre iguais.
O que estou a fazer mal, ou como corrigir isto?
Obrigado
PP

Olá.

Eu tbm tenho o Shelly EM no quadro a medir o consumo da rede…e não tenho valores negativos…mesmo virando a pinça é sempre positivo. Desta maneira mesmo quando estou a oferecer energia a rede aparece positivo…agora imagina como fica o meu consumo ao fim do dia.

Na altura quando o flashei com tasmota ainda não tinha os painéis e estava a funcionar bem. Agora com os painéis instalados já não acredito nos valores que vejo…

Pelo que vejo em vídeos, o firmware original da shelly mostra valores negativos…talvez tenha que colocar novamente o firmware de original

Com o shelly EM podes por uma pinça a medir o consumo e outra a medir os paineis é como eu tenho e funciona bem

Sim eu sei…

Estou a espera que chegue a segunda pinça para fazer isso…

Tens o firmware original da shelly…?
Se virares a pinça vai te dar um valor negativo certo?

Cumps

Já resolvi o problema. smile:
Para quem tiver este problema de um Shelly EM a medir consumo e retorno, so tem de ir ao menu “Shelly” no HA e ativar os sensores que estão desligados, inclusive o sensor de retorno.
A funcionar…

No meu HA não está disponível o menu energy.
Como poderei obtê-lo?

# /config/configuration.yaml

default_config:

...

Perfeito, funcionou.
Obrigado

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade