Boa tarde a todos,
Decidi criar este novo tópico, e apesar de já existir tópicos a falar de certa forma deste, é com o intuito de não extender ainda mais os outros nos comentários.
Trata se de uma duvida no meu exemplo mas pode vir a servir de ajuda a algém com a mesma questão.
Então aqui vai, tenho integrado o ERSE e tenho tambem alguns templates adaptados ( sem a certeza de estarem corretos).
A minha fatura com a Galp ( Gás e Electricidade) está me a ser cobrado os valores a baixo:
Sendo 0.2143€/dia e 0.1547€/kwh.
Tenho a contagem com offset a dia 9 como vem na fatura:
utility_meter:
### Templates
energy_shelly_em_casa_today:
source: sensor.shellyem_5e28b2_channel_1_energy
cycle: daily
energy_shelly_em_casa_monthly_total:
cycle: monthly
offset:
days: 9
### ERSE
utm_mensal:
cycle: monthly
offset:
days: 9
tariffs:
- Normal
utm_diario:
cycle: daily
tariffs:
- Normal
### Custo €€€ Mes
custo_energia_mes_casa:
friendly_name: "Fatura Energia Mensal"
icon_template: "mdi:currency-eur"
value_template: >
{{ ( states('sensor.energy_shelly_em_casa_monthly_total')|float(0) * 0.1547 + states('sensor.monthly_energy_cicle_days_shelly_em_casa')|float(0) * 0.2143 ) | round(2) }}
unit_of_measurement: "€"
attribute_templates:
Factura Anterior: >-
{{ ( float(states.sensor.energy_shelly_em_casa_monthly_total.attributes.last_period) * 0.1547 + 30.0 * 0.2143 ) | round(2) }} €
No entanto estou a ter aqui umas situações:
- O calculo do “utm_mensal Normal cost” (ERSE) não deveria ser igual ao sensor “Fatura Energia Mensal” dos templates?
- O valor do “GALP - 3.45 kVA - Simples Ciclo Diário” (ERSE) é valor com IVA + Taxas? Fiz um excel como exemplo para tentar perceber, mas não me dá esse valor…
Alguem me consegue dar umas luzes nisto?
Obrigado