Echo Dot 4 e Gateway Zigbee

Bom dia Forúm, sou novo aqui e este é o meu primeiro post. Caso não se adeque peço que removam.

Tenho estado a acompanhar um pouco o tema das smart homes, nos últimos dias, e estou a pensar entrar neste novo mundo.

No entanto, tenho uma questão que ainda não consegui perceber se funciona.

Da pesquisa que fiz, percebi que o Echo 4 faz de gateway Zigbee mas o Echo Dot 4 não, no entanto acho o Echo 4 demasiado grande e queria optar pelo Echo Dot 4. Vi também que mesmo no Echo 4 há sensores que não funcionam a 100% (sensores de temperatura e humidade que apenas apresentam a temperatura). A minha ideia seria começar com uns sensores de temperatura e humidade e um controlador para os estores elétricos, algo simples para já, mas queria ter a opção de utilizar esses controladores por voz e é aqui que entram os Echos. A minha questão (eu não encontrei resposta no forum antes de fazer o tópico) é se consigo ter um gateway Zigbee e ter também um Echo Dot 4 e utilizar os skills da Alexa para dar instruções, por exemplo, ao controlador do estor mesmo estando conectado a um gateway sem ser o do Echo 4.

Obrigado pela paciência, tenho noção do que é ajudar um novato

Se optares por usar um Echo como gateway ZigBee vais ficar limitado aos dispositivos que lá vais poder ligar.

Sugiro optares por um gateway universal como a Conbee, Slaesh ou Sonoff ZigBee Bridge que funcionam com quase todos os equipamentos ZigBee no mercado e utilizares a integração Zigbee2MQTT no HA. Ficas com uma solução robusta e para o futuro que tanto trabalha com Alexa como com Google através do HA.

Olá Jorge, obrigado pela rápida resposta.

Sendo assim, posso optar por um Echo Dot 4 (sem gateway zigbee) e comprar também um gateway universal.

Existe algum tutorial que informe também sobre que mini pc escolher? Vi que existe um tutorial sobre a instalação do proxmox.

Não existe uma máquina que sirva para todos. Depende do orçamento, das necessidades… Mas há vários tópicos em que se fala de máquinas específicas. Podes também ir ao nosso Discord que se fala sobre esse assunto com bastante regularidade.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade