Bom dia Forúm, sou novo aqui e este é o meu primeiro post. Caso não se adeque peço que removam.
Tenho estado a acompanhar um pouco o tema das smart homes, nos últimos dias, e estou a pensar entrar neste novo mundo.
No entanto, tenho uma questão que ainda não consegui perceber se funciona.
Da pesquisa que fiz, percebi que o Echo 4 faz de gateway Zigbee mas o Echo Dot 4 não, no entanto acho o Echo 4 demasiado grande e queria optar pelo Echo Dot 4. Vi também que mesmo no Echo 4 há sensores que não funcionam a 100% (sensores de temperatura e humidade que apenas apresentam a temperatura). A minha ideia seria começar com uns sensores de temperatura e humidade e um controlador para os estores elétricos, algo simples para já, mas queria ter a opção de utilizar esses controladores por voz e é aqui que entram os Echos. A minha questão (eu não encontrei resposta no forum antes de fazer o tópico) é se consigo ter um gateway Zigbee e ter também um Echo Dot 4 e utilizar os skills da Alexa para dar instruções, por exemplo, ao controlador do estor mesmo estando conectado a um gateway sem ser o do Echo 4.
Obrigado pela paciência, tenho noção do que é ajudar um novato