É preciso gateway para adicionar sensores?

Bem pessoal após decidir que vou comprar o raspberry pi para instalar o fórum Cpha, queria saber quais os sensores de movimento e portas mais económico? São os da xiaomi? É sempre necessário fazer um gateway? Qual recomendam?

Existem sensores de porta já com sensores de temperatura?Obrigado

Sim é preciso um gateway para adicionar sensores, basta usares a lupa no canto superior direito do teu ecran para pesquisar sobre esse assunto.

Tens razão. Para quem está a iniciar-se é dificil conseguir apanhar os conceitos base.

Li que para utilizar os sensores da xiaomi, posso usar o gateway deles ou uma pen CC2531. Se usar o gateway deles, terei problemas em utilizar um sensor de outra marca? Ou desde que seja zigbee não terei problemas? O gateway ConBee II também é compativel com os sensores da Xiaomi? Obrigado

O Conbee II é compatível com os sensores da Xiaomi.

Lista de dispositivos compatíveis com Conbee

Good. Outra coisa que ainda não percebi, os módulos shelly ou sonoff, comunicam diretamente com o home assistant através do addon mosquitto ou também através do gateway?

Os módulos Shelly podem comunicar por duas formas:

Para quem está iniciar, a 2ª opção pode ser bem mais simples.

Eu uso por MQTT é bem mais responsivo.

Sobre os Sonoff, como não tenho nenhum device desta marca não sei responder.

Obrigado pela explicação. Assim já estou a perceber que caso queira gerir todos os interruptores remotamente, tenho de instalar um modulo shelly em cada um.
No caso de uma instalação eletrica, a parte de adicionar um modulo a cada interruptor continua a ser a solução mais economica? Já li que a caixa deve ser maior para ter espaço para o modulo e que todas as tomadas devem ter um fio neutro extra para que seja possível ligar ao shelly. Certo?

@vpnobrega estás a misturar assuntos , e por favor faz o que te disse na minha primeira resposta, usa a lupa ou se preferires navega pelas categorias até encontrares respostas às tuas perguntas… pois esses assuntos estão todos debatidos mais que uma vez aqui no fórum.
Para fazeres isso é necessário que percas algum tempo… mas por favor pesquisa.
Outra situação que te devo chamar a atenção é cada assunto no seu respectivo tópico, e não usar o mesmo para falar de temas completamente distintos… começaste a perguntar sobre sensores… e já vais em shellys.
Lupa canto superior direito e encontrarás respostas às tuas dúvidas.

Obrigado

Tens razão, já estou a misturar assuntos diferentes no tópico. Vou continuar a ler os outros tópicos.

Boas, o gateway da xiaomi, apenas funciona com produtos xiaomi.

Aconselho a optares por outro receptor zigbe como por exemplo o smartthings, Conbee ou a pen CC2531.

Eu tenho dezenas de sensores xiaomi em casa, testei com smarthings e tive muitos problemas. Se tiveres só sensores da xiaomi, o melhor mesmo é usares o gateway deles, e ficas com uma rede fiavel e de baixo custo.

@fnrodrigues atenção que o que disseste sobre o gateway da xiaomi não está correcto…existe algunsdispositivos de outras marcas por exemplo philips, e ikea que são compatíveis com o aparelho em questão.

Comprei recentemente o Smarthings e estou muito contente, integra com sensores de diversas marcas o que é bom para que não tenhamos um gateway para cada marca.

Atenção que o smartthings depende da cloud. Não é apenas local. Nesse aspecto, um device compatible com zigbee2mqtt ou o conbee teriam vantagem…

Sim com equipamentos com quem a xiaomi tem parcerias.
Foi uma comparação que fiz em relação a outros Hub’s.
O Smarthings sincroniza, mas desconecta-se muitas vezes dos sensores.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade