É possivel configurar o HA para trabalhar com redes diferentes?

Boa noite surgiu-me uma dúvida ao instalar o HA na casa de um amigo. E sinceramente acho que nunca me deparei com esta situação daí a minha pergunta.
Este meu amigo tem a rede wifi fornecida pelo ISP na qual tem alguns equipamentos e um Pi3 com HASSIO. Como a casa é grande meteu uma rede MESH mas não sei porquê (se calhar não sabia que era possivel), deixou a rede padrão e adicionou uma série de equipamentos wifi a esta rede.
A rede do ISP está na gama 192.168.1.1 e os restantes equipamentos que estão a MESH estão na rede 192.168.68.1.
O meu problema é que configurei-lhe a HA na rede prinicipal (192.168.1.x) e não consigo detetar os restantes equipamentos.
Sem estar a mexer na configuração dele na MESH e a remover todos os equipamentos gostaria de saber se há alguma forma de chegar aos dispositivos que estão dentro da gama 192.168.68.x

Haverá alguma configuração a fazer por exemplo no ficheiro my-network do HA??

Obrigado pela ajuda.

O que me lembrei também seria ter uma rede configurada na LAN e outra na WAN com diferentes gamas de IP (digo eu) :smiley:

Qualquer dica será bem vinda.

Boas!
Não sei as limitações que tens no router do ISP, mas teoricamente tens de criar rotas entre 1 gama e a outra.
Que equipamento gere a gama de IPs 192.168.68.0? Nesse equipamente tens de dar permissão a entrar o HA, pode ser feito na firewall.
No equipamento que gere a outra gama 192.168.1.0 tens de criar rotas (possivelmente já deverá existir) que quando tentas aceder à gama 192.168.68.0 vai reencaminhar para o equipamento da outra gama.

Muito obrigado pela ajuda, mas acabei por conseguir assim.
:+1:

Bloco de Citação
Option 1:
Allow inter-vlan routing but use ACLs to only allow from HA instance.
Option 2:
Take a look here ( Guide: Connecting Pi with Home Assistant OS to wifi (or other networking changes) ) and use the ‘nmcli’ command to check on and configure your extra interface. HassOS is already setup to work with wired and wifi ethernet interfaces so must have an ability to work with multiple.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade