Duvidas sobre componentes a adquirir

Olá!
Sou novo nestas andanças e comecei por adquirir uns componentes para automatizar algumas tarefas em casa!

A ideia surgiu-me com a instalação próxima de estores elétricos e a possibilidade de os controlar remotamente. Ao explorar como poderia fazer, surgiu a ideia de controlar também os aquecedores das divisões via tomada e ventilador do WC… A mulher até já fala no exaustor do fogão, mas ainda não encontrei nada sobre odores.

Pois bem, recebi há dias, os primeiros componentes que comprei na amazon e ainda posso devolver durante 30 dias :slight_smile:
Então adquiri, e montei via Wifi com controlo via app da shelly o seguinte:

• WC: Shelly H&T Gen 3 + Shelly 1PM Mini Gen 3 p/ventilador;
  • Sala: WC: Shelly H&T Gen 3 + Shelly Plug Gen3 p/ aquecedor a oleo

Está visto que passado uns dias queria mais automatização e então num pc velho montei o haos que está a funcionar corretamente e com umas brincadeiras de automatização em face da temperatura, humidade de cada divisão e da exterior recolhida dos sensores do aeroporto de lisboa. MQTT instalado e a funcionar. Os sensores estão ligados por alimentação USB.

Queria agora avançar mais e depois de ler sobre o Zigbee (a Shelly lançou a gen 4 com suporte) queria testar o protocolo e sobretudo devido ao menor custo dos componentes e menor consumo de pilhas no caso dos sensores.

Qual o hub qeu me sugerem adquirir, tendo em conta que pretendia que pudesse aceder via app do fabricante e também em HA. A app do fabricante será para o caso de contingência.

Ao adquirir um hub pretendia um que fosse compativel com as restantes marcas por forma a ter capacidade de evoluir no futuro.

Grato pela ajuda-me/clarificação que me possam dar.

Bom se queres enveredar por Zigbee aconselho ao invés de pensares num hub pensares em adquirires um Dongle Zigbee que conectas no teu PC por USB e assim o HA passa a poder controlar dispositivos Zigbee praticamente de qualquer marca… (eu em casa tenho lampadas Zigbee IKEA, Philips Hue, Lidl -Tuya, sensores Zigbee Sonoff, Tuya - Lidl e outros, IKEA, controlo de cortinas e sensores de presença Aqara, etc)
Eu estou a usar o SkyConnect do Home Assistant, tenho dois, um em Zigbee e outro em Thread para controlar dispositvos Mater via Thread (fechadura Nuki).
Podes encontrá-lo à venda em várias lojas online (inclusivé na Amazon) mas podes sempre comprar na Mauser
Home Assistant SkyConnect - Zigbee Dongle
Em alternativa, podes também comprar o Dongle da Sonoff Dongle Sonoff

No mundo Zigbee tens muitos equipamentos, de várias marcas incluíndo o IKEA que tem além de estores (de rolo) a lampadas, sensores de movimento, de portas e janelas, etc… a última linha da IKEA em sensores é super barata mas não aconselho, pois usa pilhas e se não usares pilhas recarregáveis passam a vida a desconectar-se… os sensores da Sonoff são pequenos e muito fiáveis (a linha anterior, a linha mais recente ainda não testei).
Conselho, se vais começar a usar sensores Zigbee aconselho a começares a criar a rede Zigbee com dispositivos router (dispositivos alimentados, por norma lampadas, tomadas ou sensores ligados a uma fonte de energia constante como por exemplo cabo USB) primeiro e só depois é que deves adicionar os sensores. A rede Zigbee é uma rede mesh entre disposittivos e cada dispositivo cria um nó na rede que outros equipamentos podem usar para se ligarem, daí sugerir começares por equipamentos router para teres uma rede mais estável e fiável.
No Home Assistant podes usar o ZHA (nativo do HA para gerir a rede Zigbee) ou o Zigbee2MQTT - docker container instalado via Add-Ons no HA ou a correr em Docker noutra máquina) eu uso o ZHA, já usei Zigbee2MQTT que por norma tem maior compatibilidade com dispositivos, mas neste momento acho que a maioria dos equipamentos Zigbee que conseguimos comprar em Portugal (quer nas lojas nacionais - muito poucos, quer na Amazon ou no AliExpress), o ZHA consegue lidar com eles.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade