Olá!
Sou novo nestas andanças e comecei por adquirir uns componentes para automatizar algumas tarefas em casa!
A ideia surgiu-me com a instalação próxima de estores elétricos e a possibilidade de os controlar remotamente. Ao explorar como poderia fazer, surgiu a ideia de controlar também os aquecedores das divisões via tomada e ventilador do WC… A mulher até já fala no exaustor do fogão, mas ainda não encontrei nada sobre odores.
Pois bem, recebi há dias, os primeiros componentes que comprei na amazon e ainda posso devolver durante 30 dias
Então adquiri, e montei via Wifi com controlo via app da shelly o seguinte:
- WC: Shelly H&T Gen 3 + Shelly 1PM Mini Gen 3 p/ventilador;
- Sala: WC: Shelly H&T Gen 3 + Shelly Plug Gen3 p/ aquecedor a oleo
Está visto que passado uns dias queria mais automatização e então num pc velho montei o haos que está a funcionar corretamente e com umas brincadeiras de automatização em face da temperatura, humidade de cada divisão e da exterior recolhida dos sensores do aeroporto de lisboa. MQTT instalado e a funcionar. Os sensores estão ligados por alimentação USB.
Queria agora avançar mais e depois de ler sobre o Zigbee (a Shelly lançou a gen 4 com suporte) queria testar o protocolo e sobretudo devido ao menor custo dos componentes e menor consumo de pilhas no caso dos sensores.
Qual o hub qeu me sugerem adquirir, tendo em conta que pretendia que pudesse aceder via app do fabricante e também em HA. A app do fabricante será para o caso de contingência.
Ao adquirir um hub pretendia um que fosse compativel com as restantes marcas por forma a ter capacidade de evoluir no futuro.
Grato pela ajuda-me/clarificação que me possam dar.