Duvidas de principiante - HA - Aparelhos recomendados

Bom dia,
Antes demais deixam-me dar os parabéns ao criador do fórum, pois sem duvida foi uma excelente ideia aqui para Portugal, a grande informação destes assuntos só existe em fóruns estrangeiros.
Eu peço desde já desculpa se alguma das questões que eu fizer já esteja por aí em algum tópico mas da minha pesquisa não consegui encontrar bem a resposta às minhas duvidas.
Estou então recentemente a pensar entrar neste mundo da domótica, sendo que para já gostaria apenas de conseguir controlar 2/3 luzes do exterior da minha casa e 12 estoros da mesma.
1)Eu estive a pesquisar e muita gente fala do Shelly, mas da vossa experiência e para quem vai agora fazer o investimento, faço bem comprar o Shelly, aconselham outros melhores!? Problemas?
2) Claro que mesmo que eles tenham cloud disponivel eu mais tarde gostaria de avançar para o home assistant, aqui mais uma vez, o que aconselham (visto não ter nenhum dos 2) o NUC o raspberry pi 4? Este último será mais do que suficiente mesmo que venha a querer controlar a iluminação do interior mais tarde?
3) Pode ser parva esta questão, mas qual a diferença entre o google home e o home assistant? Peço desculpa se é um barbaridade o que estou a questionar!
4)Pelo que me informei a ligação ao HA do exterior não é pêra doce para um iniciante, mas a minha questão é, visto exisitir já uma app da HA oficial, esta app não torna a coisa já simplificada e segura de forma a comunicar do exterior com o nosso servidor de casa?
Mais uma vez muito obrigado por qualquer esclarecimento da vossa parte.
Cumprimentos,
Hugo Rodrigues

Posso falar de algumas coisas mas existem aqui pessoas mais capacitadas que te podem dar uma melhor resposta.

  1. Shelly é uma excelente opção, têm evoluído bastante, a assistência é porreira e conta com uma grande comunidade. Outras soluções:
    BH OnOfre - Do português @brunohorta
    Sonoff
    Penso que com qualquer uma das 3 ficas bem serviço, mas eu tenho preferência por Shelly e BH OnOfre.

  2. NUC. A investir começa logo por uma coisa mais a sério.

  3. Google Home é basicamente um assistente de voz criado pela Google, onde podes associar os dispositivos à conta Google.
    Home Assistant é uma plataforma open source para controlo da casa, é capaz de unir vários tipo de comunicação ZigBee, Z-Wave, WiFi, RF, IR, etc… E conta com um enorme número de integrações, de variadíssimas marcas, como podes ver aqui https://www.home-assistant.io/integrations/ o que torna a plataforma extremamente versátil. Outra vantagem é que não dependes do exterior para a tua casa funcionar, mesmo que percas a ligação à internet, porque está tudo local.

  4. A ligação ao exterior podes fazer através da cloud Nabu Casa https://www.nabucasa.com/ (é mais simples mas tem um custo associado) mas tem mais vantagens, é uma questão de leres o que está no site .
    Ou através do DuckDNS (grátis), tens vários tutoriais disponíveis e é relativamente fácil de fazer.

Espero ter ajudado.

Olá @HugoRodrigues e bem vindo!

Ponto 1

Sem duvida que o Shelly 2.5 é neste momento a melhor opção para estores. O BHonofre versão estores também é bom mas mais indicado para quem queira/precise de algo mais da placa pois tem vários GPIOs disponíveis para utilizar.

Ponto 2

Se achas que vais entrar nisto a sério e queres um equipamento para mais do que o HA opta por um NUC. Se quiseres apenas para o HA, uma box Android quitada com Armbian é imbatível em termos de preço. Se for apenas para ver se realmente queres mesmo ter domótica em casa e te adaptas ao sistema podes optar por um RaspberryPi 3B+ ou 4.

Tudo isto se resume a pesar os prós, os contras e o orçamento. Se não tiveres um Rpi e tiveres de comprar tudo (Rpi, fonte de alimentação, um bom cartão SD ou um disco SSD com adaptador USB, caixa, etc) vais gastar pouco mais de metade de um NUC de entrada de gama. Uma box Android que funcione bem com Armbian custa cerca de 50€ mas é preciso algum trabalho e paciência para a transformar em Armbian para correr o HA. Um NUC com capacidade para correr o HA e algo mais pode ter um preço entre os 150€ a 200€ (já com memória e disco) e, caso decidas que afinal não queres domótica, podes usar como um computador normal ou media center.

Dito isto, se tiveres um portátil velho podes usá-lo inicialmente enquanto não tomas uma decisão definitiva. Tens aqui no fórum vários tópicos que falam sobre este assunto.

Ponto 3

Tal como o @Helder_Moreira referiu o Google Home (GH) é um assistente de voz (que tens no teu telemóvel se for Android) . O Home Assistant (HA) é uma plataforma que integra dezenas de tecnologias diferentes, que as põe em comunicação entre si e permite o controlo a partir de uma única interface para controlar todas essas tecnologias. Se devidamente integrado o GH pode controlar por voz equipamentos integrados no HA.

Ponto 4

A ligação ao exterior não tem nada de especial e aqui no Fórum há vários tutoriais sobre o assunto. Podes usar o DuckDNS para isso e também podes usar o NabuCasa que é um serviço pago do HA e que cria uma camada de segurança extra. Embora exista uma app oficial, existem também várias outras app que fazem mesmo e algumas delas na minha opinião até são melhores que a oficial, como é o caso da Ariela. Seja lá qual for a app que escolhas todas elas precisas de uma ligação segura do exterior ao teu HA.

De futuro, opta por colocar questões diferentes em tópicos diferentes pois fica mais fácil responder e também no futuro de pesquisar. Tens também o nosso servidor de Discord para tratar de duvidas rápidas.

Boa tarde,
Desde já muito obrigado a ambos pelas vossas respostas/sugestões, foram extremamente úteis. Peço desde já desculpa caro Jorge pelo facto de ter criado um tópico com demasiados assuntos.
Estou de certa forma a apreender também o funcionamento do fórum.

1 Curtiu

Não há problema, ninguém nasce ensinado. Espero que o nosso fórum te ajude no que precisares!

1 Curtiu

Boa tarde caros membros

A minha questão neste momento é que tenho algumas duvidas no que comprar e como estou me a iniciar não quero gastar mais dinheiro a toa.
Tenho uma casa que para automatizar desde interruptores a tomadas eletricas e sensores nesta primeira fase eu vou gastar algum dinheiro e queria a opinião para não comprar coisas inuteis e que vão me pesar no orçamento.
O que eu tenho que substituir nesta primeira fase seria:

** 5 interruptores de um botão zigbee (Sem alimentação de neutro)*
** 1 Interruptor duplo Textzigbee (sem neutro)*
** 1 interruptor zigbee com 2 botões (para virtualizar a comutação de escada)*
** 2 sensores de Agua*
** 4 sensores de movimento zigbee*
** 3 sensores de Portas/janelas zigbee*
** 1 tomada de parede com leitura de consumos*
** 1 tomada sei leitura de consumos*

Acho que neste momento é tudo o que teria de mudar para não mudar a parte electrica da casa.
o hub zigbee estou a pensar no conbee2 e tenho uma raspberry 3 b+ com o HA.
Peço desculpa estar a ser chato mas como já disse estou me a iniciar e estou com medo de investir em coisas que não me vão fazer falta e como os amigos já estão nisto há mias tempo preferi perguntar do que cometer erros.

Boas, no Nuc tem alguns requisitos mínimos? Obrigado

Boa tarde,

Desde de já agradeço fazer parte desta grande comunidade.

A minha duvida, prende-se como fazer o melhor uso do Raspberry Pi4b, pois quanto mais leio mais duvidas tenho.

Vai-me ser oferecido um Raspberry Pi4b 4 Gb, tendo eu já na minha casa alguns equipamentos que usam a aplicação Smart Home nomeadamente um hub Zigbee.

Listo em baixo as minhas duvidas;

1- Queria usar o Raspberry Pi4b 4 para efetuar mais funções sem ser o HA.´

Do que estive a ler e a melhor solução seria Raspbian com o Docker.

2- Outra grande duvida que tenho e não consigo ver a melhor solução é referente às pens Zigbee para conseguir ver os equipamentos.

3- Que equipamentos são necessários para flachar as pens Zigbee.

Olá e benvindo! O caminho é mesmo lêr… é normal teres dúvidas e muitas dúvidas…mas aqui no fórum existe bastante informação que podes absorver, mas para isso é preciso perder um tempinho lêr.

Ponto 1. Podes seguir este tutorial:

Ponto 2. Não sei que equipamentos já tens zigbee, mas tens 3 boas alternativas de momento dependendo da tua disponibilidade de tempo e de dinheiro.
Se não queres perder tempo com algum diy …
Conbee2 mas é a solução mais cara .

Se queres perder só um bocadinho de tempo e não gastar muito dinheiro sonoff zigbee bridge.

Se gostas realmente do mundo diy tens a pen 2538+2592 requer BONS skills de soldadura.

ps: Não sei a tipologia da tua casa que é um factor importante.

Ponto 3. A conbee não precisa de ser flashada.
O sonoff zigbee bridge precisa… precisas de um conversor ftdi para o fazeres.
O CC 2538+2592 precisas de um rpi+ftdi para flashar é um processo mais complicado.

Ponto Extra: Grande parte da informação está no fórum, pesquisa por favor.
Fica também o convite para te juntares ao nosso discord.

Olá boa noite,

Primeiro post aqui na comunidade, deixem-me desde já felicitar os criadores deste projecto que é a CPHA e deixo aqui também o aviso que provavelmente este post será longo.

Este parágrafo é só algum background e apresentação:
Bem eu estou ligado exclusivamente à área de software e programação e nunca me interessei muito por hardware e servidores. Contudo o bichinho tem crescido mas nunca avanço, em tempos pensei em fazer um sistema todo de raiz, comprar chips baratos sensores baratos, módulos de rádio, dividir tudo em módulos mais pequenas que comunicavam com camadas mais inteligentes e depois dar-lhe uma interface, pegar numa pistola de solda umas pilhas e meter mãos à obra, encarava o projecto como um 2em1, por um lado ia aprender eletrónica e ia ter uma casa mais smart, mas esta abordagem tem alguns problemas, mesmo eu achando que tinha capacidades para aprender e depois executar esta via iria demorar imenso tempo, segundo, sendo um projecto totalmente caseiro, provavelmente as falhas por erros de principiante iriam ser superiores a sistemas “profissionais”, e por último a componente estética, mesmo que comprasse uma impressora 3d, ia ter de tentar esconder os componentes.
Posto isto pus de lado essa ideia e comecei a pesquisar por tecnologias que me permitissem integrar vários componentes de vários fabricantes e assim não ficar preso a um único ecossistema.

Bem tenho várias dúvidas cá vai:

Smart security/home

Casa em pedra com mais de 100 anos, restaurada +/- à 25 anos, área interior entre 270-330m quadrados e área total com terreno +/- 2800m quadrados.
Tenho meo 100mb/s, com o router/modem da meo e outro router asus em outra parte da casa com ssid diferente ainda assim, a parte interior penso que não tem toda cobertura wifi, a exterior não quase nenhuma cobertura só mesmo perto da casa.

Sistemas/sensores que queria ter:

  • Sensores de portas/janelas sem fios
  • Cameras de vigilância 720/1080p e poder guardar as imagens entre 15 a 20 dias. (Mais tarde poderei tentar brincar com image recognition)
  • Sensores de humidade, temperatura, qualidade do ar/CO2, porque tenho lareiras e gostaria de saber estes dados
  • Abrir portão exterior e detetar se está aberto/fechado (+/- a 30m da casa) Normalmente abro com comandos 433Mhz, e tem também um chave rotativa perto do mesmo.
  • Ficar com o registo de todas as ocurrências para conseguir depois de ver dados de histórico, (médias, dados diários/mensais/etc e instantâneos se possível)
  • Video porteiro para integrar com o ha

O que está a cima é prioritário, mas mais tarde irei querer:

  • Iluminação mais intelegente
  • Talvez um aspirador intelegente
  • Sensores energéticos e automação energética

Já li sobre bastantes coisas e já vi vários videos sobre soluções para os problemas que estou a tentar resolver , mas este mundo é tão grande e existe tanta coisa que é overhelming.

Como máquina dedicada para o homeassistant estava a pensar comprar um Intel NUC BXNUC10I3FNH2 Intel Core i3-10110U, estava a pensar em utilizar proxmox(nunca usei), porque vi muita gente a aconselhar isso, visto que provavelmente vou ter outros serviços nesta máquina, estou à vontade com docker, sei que se precisar de docker posso utilizar dentro do proxmox. Se não estou em erro este mini pc suporta um m2 e um 2.5" ao mesmo tempo, o que me levou a pensar que podia meter dois ssd’s, ou 1 ssd 1 hdd, onde um deles metia 2tb e usava para as gravações das câmeras, ou será melhor uma nas para isso ou outra tecnologia?

Estou à vontade com várias linguagens de programação, grafana, docker, algumas bases de dados, um pouco de redes, e se não souber tento aprender.

Daquilo que já vi gostei de alguns produtos da xiaomi, shelby, ubiquiti(apesar de caro :-D, mas pelo que vi têm uma eco sistema de networking porreiro).

Edit: Esqueci-me de dizer que quero um local setup nada de cloud no exterior, se um dia quiser aceder fora da rede doméstica arranjo maneira com vpn ou assim

Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar de uma forma geral que hardware e software precisaria, ou vários setups possíveis que funcionam e não são extramente dificieis de integrar, ou seja que não preciso de fazer demasiado troubleshooting, para eu depois investigar como por tudo a funcionar e criar regras e cenários giros. Penso que dada a própria comunidade, queria tudo integrado no ha, para uma plataforma de controlo e leitura única.

Peço desculpa pelo long post, muitas questões que ainda tenho como um novato e o entusiasmo está em altas, mas uma coisa de cada vez.

Cumprimentos

Olá @sodacni poderiamos aqui responder-te a todas as tuas questões e dúvidas, mas a maioria das tuas dúvidas estão todas ou grande parte respondidas aqui no fórum.
Basta para isso perderes algum (bom tempo) a lêr , lêr e mais lêr.
Convido-te a apareceres no discord onde temos alguns canais de voz que poderemos conversar, nornalmente está lá alguma malta que te pode ajudar.

Aparece.

E benvindo à CPHA

Para sensores sem fios não deves usar os WiFi. Eu gosto muito dos produtos da Shelly, mas sensores de porta e outros via WiFi é necessário distância.

Para sensores sem fios Zigbee é o melhor.
Se tens a casa isolada é simples não teres interferências com o WiFi e o Zigbee.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade